terça-feira, 31 de outubro de 2017

Hafiz - Quatro poemas



Um amor assim

Mesmo depois de todo esse tempo
O Sol jamais disse para a Terra

"Você me deve"

Veja o que acontece com um amor assim

Ele ilumina o céu inteiro

Tornando-se humano



Certa vez um homem veio a mim 
e falou durante horas sobre 
"Suas grandes visões de Deus" 
as quais sentia que estava tendo. 

Ele me pediu por confirmação, dizendo: 
"Esses maravilhosos sonhos são verdadeiros?"

Eu respondi: 
"Quantas cabras você tem?" 
Ele pareceu surpreso e disse: 
"Estou falando de visões sublimes 
e você pergunta sobre cabras!" 

E falei novamente dizendo: 
"Sim, irmão - quantas você tem?" 
"Bem, Hafiz, tenho sessenta e duas." 
"E quantas esposas?" 
Mais uma vez ele pareceu surpreso e disse:
"Quatro."
"Quantas roseiras em seu jardim, 
Quantos filhos, seus pais ainda estão vivos, 
você alimenta os pássaros no inverno?" 

E a todas as perguntas ele respondeu. 
Então eu disse: 
"Você me perguntou se eu achava 
que suas visões eram verdadeiras, 
eu diria que eram se elas estivessem 
lhe tornando mais humano, 
mais amável com toda criatura 
e planta que você conhece".


_____________________________________________________

Uma pergunta astronômica



O que aconteceria 
se Deus se inclinasse 
e lhe desse um grande beijo molhado?

Hafiz não se importa em responder 
perguntas astronômicas como essa. 

Você certamente começaria a 
Recitar o dia inteiro, 
poemas intoxicados como este.


_________________________________________________________

Estes lindos jogos de amor



Os jovens amantes dizem com sabedoria: 
"Vamos tentar deste ângulo, 
talvez algo maravilhoso aconteça, 
talvez três sóis e duas luas possam surgir 
de um esconderijo no corpo, 
nossa paixão ainda não se acendeu." 

Os velhos amantes dizem: 
"Nós podemos fazer isso mais uma vez. 
que tal dessa longitude e daquela latitude? 
balançando de uma corda amarrada ao teto, 
talvez uma parte de Deus ainda esteja escondida 
em um canto do seu coração 
nossa devoção ainda tem de revelá-la. "

Observação: 
não pare de jogar esses lindos jogos de amor.






Nenhum comentário: