sexta-feira, 29 de maio de 2009

Rodney Collin - O trabalho espiritual


Existe um trabalho que tem tido muitos nomes. No século I foi chamado de Trabalho da Fé, no Século XII foi chamado de o Trabalho dos Trabalhos, no século XVI de Trabalho das Leis, no XVIII - o Trabalho da Razão. No nosso tempo, deve ser chamado de Trabalho de Harmonia. Ele é muito maior do que qualquer trabalho do homem, é o trabalho de todos aqueles seres elevados colocados juntos. Cada um contribuiu com algo. Nosso trabalho é harmonia em todas as coisas, sermos honestos, verdadeiros e sinceros.
É um trabalho maravilhoso, que nos enche de alegria. Se o trabalho não é alegre, não está certo. É bonito porque une tudo e traz tudo para um nível superior. O trabalho é a verdade, nós não percebemos o quanto ele é elevado. Estamos aqui simplesmente para transmiti-lo, mas continuamos a complicá-lo. Toda pergunta é respondida em nosso trabalho, é simplificada para que nós compreendamos. Se estamos abertos e somos objetivos, vamos ver como ele é simples. O trabalho é tornarmos-nos sensíveis à vida diária e ao cumprimento dos requisitos dela.

Existe apenas uma escola: a escola da verdade. Facções utilizam rótulos porque sabem só metade da verdade. A verdade não tem nome. A verdade está em tudo. Nosso trabalho está em todas as religiões, ele é a real compreensão. Qual é a diferença entre o cristianismo antigo e a forma de hoje? É a mesma coisa. O trabalho não pode ser novo, mas a verdade deve sempre ser expressada em uma linguagem nova. As palavras de Cristo têm esperado dois mil anos para serem entendidas. Elas podem ser entendidas de uma vez, com pensamentos claros e mentes limpas. Os evangelhos não foram escritos apenas para as pessoas de dois mil anos atrás. Eles são sempre uma força nova e é nosso dever relacionar a situação de cada indivíduo a cada passagem dos Evangelhos, interpretando não só com a mente, mas com as emoções de nossos corações. O trabalho está sempre ali, ele não muda. Nós é que devemos mudar, encontrar uma maneira de expressá-lo.

Todo mundo tem a verdade de Deus em si mesmo, mas o problema é que todos acreditam que a verdade que vêem é a única. Quando sabemos que a nossa visão é limitada, vemos mais. Por que as pessoas querem impor suas idéias aos outros? Elas até mesmo querem impor suas próprias idéias de gosto aos outros. Quando tentamos forçar nossos pensamentos a uma pessoa não estamos ensinando, mas se tentarmos ouvir o que ela não compreende, estamos aprendendo e, depois, podemos sentir a pessoa e podemos ensiná-la. Existe apenas uma verdade e as pessoas devem chegar a ela de sua própria maneira. Se pessoas intelectuais recebem imposições elas vão embora, se as pessoas simples recebem imposições elas seguem cegamente, o que de nada serve para elas próprias ou para terceiros. Se quisermos ajudar devemos fazê-lo; podemos ensinar, ajudar, mas não impor. Para ensinar aos outros o que fazer, é preciso primeiro saber o que nós mesmo devemos fazer. Aquele que não sabe nadar não pode mergulhar na água para salvar os outros.