terça-feira, 8 de abril de 2014

São Silouan, do monte Athos - Alguns Escritos


É impossível manter a paz espiritual se não cuidarmos da mente, isto é, se não expulsarmos os pensamentos que estão desagradando a Deus e, ao contrário, mantermos os pensamentos que agradam a Deus. É preciso olhar dentro do coração com a mente e ver o que é feito lá. Está tranquilo ou não? Se não, descubra em que você pecou.

Quando os maus pensamentos são plantados em você, clame a Deus: "Senhor, meu Feitor e Criador, Você vê que a minha alma está em agonia devido aos maus pensamentos. Tenha piedade de mim." Ensine a si mesmo a erradicar os pensamentos imediatamente. Mas quando você esquece de eliminá-los imediatamente, traga então o arrependimento. Trabalhe nisso, para que você crie um hábito.

O amor por aquilo que é terreno torna a alma vazia, e assim dessa forma ela fica triste e torna-se selvagem, não querendo orar a Deus. Então, o inimigo, vendo que a alma não está em Deus, chacoalha a alma e livremente coloca na mente o que ele quiser e ele conduz a alma de um pensamento para o outro e assim o dia todo, dessa forma a alma permanece em grande desordem não podendo contemplar puramente o Senhor.

Quando a alma conhece o amor de Deus pelo Espírito Santo, sente claramente que o Senhor é o nosso Pai, o mais próximo, mais querido Pai, o melhor. E não há maior felicidade que amar a Deus com toda a mente e coração e amar ao próximo como a nós mesmos. E quando esse amor está na alma todas as coisas trazem alegria para a alma.

Não se aflija se você não sente o amor de Deus em si mesmo, mas pense sobre o Senhor, que Ele é misericordioso e proteja-se dos pecados, assim a graça de Deus vai lhe ensinar.

A alma que chegou a conhecer plenamente a Deus não deseja nenhuma outra coisa, nem se apega a coisa alguma na terra. E se você colocar um reino diante dela, ela não vai desejá-lo, pois o amor de Deus dá tanta doçura e alegria para a alma que mesmo a vida de um rei já não pode dar-lhe doçura nenhuma.

O Senhor não mostra-se a uma alma orgulhosa. A alma orgulhosa, não importa quantos livros lê, nunca vai conhecer a Deus, uma vez que pelo seu orgulho não dá lugar para a graça do Espírito Santo, uma vez que Deus somente é conhecido por uma alma humilde

Cada um de nós pode discutir Deus de acordo com a medida que conhece a graça do Espírito Santo; pois como podemos pensar ou discutir o que ainda não vimos, ou avistamos ou não conhecemos? Os santos dizem que viram a Deus, mas há pessoas que dizem que Deus não existe. Claramente, eles dizem isso porque eles ainda não conheceram Deus, mas isso não significa de forma alguma que ele não existe. Os Santos falam daquilo que eles realmente viram e conhecem.

O orgulho não permite que a alma enverede pelo caminho da fé. Eis aqui o meu conselho para o incrédulo: que ele diga: "Senhor, se você existe então me ilumine e eu irei servi-lo com todo meu coração e alma". E devido a esse pensamento humilde e prontidão para servir a Deus, o Senhor irá iluminá-lo imediatamente. E então a sua alma irá sentir o Senhor; Ela irá sentir que o Senhor perdoou-lhe e a ama e você saberá disso por experiência própria e a graça do Espírito Santo será uma testemunha em sua alma de sua salvação, e você vai querer gritar ao mundo inteiro: "O senhor nos ama muito!"

O senhor quer amemos uns aos outros. Aqui reside a liberdade: no amor a Deus e ao próximo. Nesta liberdade há igualdade. Nas ordens terrenas pode não haver igualdade, mas isso não é importante para a alma. Nem todo mundo pode ser um rei, nem um patriarca ou um chefe. Mas em qualquer posição é possível amar a Deus e agradá-Lo, e só isso é importante. E quem amar a Deus mais na terra estará em maior glória em Seu reino.

"Eu amo os que Me amam e glorifico os que Me glorificam." (Provérbios 08:17, 1 reis 2:30) diz o Senhor de Seus santos. O Senhor deu o Espírito Santo aos Santos e eles nos amam no Espírito Santo. Os santos ouvem nossas orações e tem o poder de Deus para nos ajudar. Toda a raça cristã sabe disso.

Muitos pensam que os santos estão longe de nós. Mas eles estão longe daqueles que se distanciam deles e muito perto daqueles que guardam os mandamentos de Cristo e tem a graça do Espírito Santo. Nos céus, todas as coisas são movidas pelo Espírito Santo. Mas o Espírito Santo está na terra também. Ele vive na nossa igreja. Ele vive nos mistérios. Ele está nas escrituras sagradas. Ele está nas almas dos fiéis. O Espírito Santo une todas as coisas, e, portanto, os santos estão perto de nós. E quando oramos a eles, o Espírito Santo ouve nossas orações e nossas almas sentem que eles estão orando por nós.
 
Nós temos uma lei: se você perdoar, isso significa que Deus lhe perdoou; Mas se você não perdoar seu irmão, isso significa que seu pecado permanece com você.

Quem não amar seus inimigos não poderá conhecer o Senhor e a doçura do Espírito Santo. O Espírito Santo nos ensina a amar os nossos inimigos, de tal forma que temos pena de suas almas como se fossem nossos filhos.

O Senhor ama muito o pecador que se arrepende e misericordiosamente o traz para o seu lado: "onde você estava, meu filho? Eu estava esperando há muito tempo por você." O Senhor chama a todos para Si com a voz do Evangelho e Sua voz é ouvida em todo o mundo: "Venham a mim, minhas ovelhas. Eu criei vocês e Eu lhes amo. Meu amor por vocês Me trouxe para a terra e sofri todas as coisas por causa de sua salvação, e quero que todos saibam do meu amor e digam, como os apóstolos no Tabor: “Senhor, é bom estar com você. "

É um grande bem se resignar à vontade de Deus. Assim, apenas o Senhor está na alma e nenhum outro pensamento e ela reza para Deus com uma mente pura. Quando a alma está inteiramente entregue à vontade de Deus, o próprio Senhor começa a guiá-la e a alma aprende diretamente com Deus. Um homem orgulhoso não quer viver de acordo com a vontade de Deus. Ele gosta de dirigir a si mesmo e não entende que o homem não tem suficiente entendimento para dirigir-se sem Deus.

Como você pode descobrir se você está vivendo dentro da vontade de Deus? Eis o sinal: se você está preocupado com qualquer coisa, isso significa que você não se resignou completamente à vontade de Deus. Uma pessoa que vive dentro da vontade de Deus não fica preocupada com coisa alguma. E se precisar de alguma coisa, ela oferece essa coisa e a si mesma para Deus. E se não receber a coisa necessária, ela permanece calma, de qualquer forma, como se tivesse aquilo. A alma que deu-se à vontade de Deus não tem medo de nada, nem de trovão nem de ladrões - nada. Mas aconteça o que acontecer, ela diz: “É dessa forma que agrada a Deus." Se ela está doente, ela pensa: isso significa que preciso ficar doente, ou então Deus não teria dado isso para mim. Assim, a paz é preservada tanto no corpo quanto na alma.

O Senhor deu o Espírito Santo à terra, e em quem quer que ele habite, essa pessoa sente o paraíso dentro de si mesma. Pode-se dizer: por que isso não aconteceu comigo? Porque você não se resignou à vontade de Deus, mas vive de acordo consigo mesmo. Olhe para aquele que ama a sua própria vontade, ele nunca tem paz em si mesmo e está sempre descontente com alguma coisa. Mas aquele que se resignou à vontade de Deus terá perfeitamente a oração pura. Sua alma ama o Senhor e tudo é aceitável e bom para ele.

Quem conhece o amor de Deus ama todo o mundo e nunca reclama de seu destino, pois o fardo da tristeza pelo amor de Deus traz alegria eterna.

Alguns sofrem muito com a pobreza e a doença, mas não se tornam humildes, e então eles sofrem sem lucro algum. Mas quem é humilde será feliz em todas as circunstâncias, porque o Senhor é a sua riqueza e alegria, e todas as pessoas se maravilharão com a beleza de sua alma."

Obediência é necessária não apenas para os monges, mas para todas as pessoas. Até mesmo o Senhor era obediente. Os orgulhosos e os que só pensam em si não permitem que a graça viva neles, e, portanto, nunca têm paz espiritual, enquanto que na alma obediente a graça do Espírito Santo entra facilmente e dá alegria e paz. Aquele que hospeda mesmo que apenas um pouco de graça em si mesmo, alegremente se submete a todas as direções dadas. Ele sabe que Deus dirige até os céus e os submundos, e a Si mesmo e Seus negócios e a tudo no mundo, e, portanto, ele está sempre em paz.

Um alma pecadora, cheia de paixões, não pode ter paz e alegrar-se no Senhor, mesmo se tivesse primazia sobre todas as riquezas terrenas, mesmo se governasse o mundo inteiro. Se, de repente, fosse dito a tal rei que estivesse refestelando-se alegremente e sentado em seu trono: "rei, agora você vai morrer", sua alma ficaria extremamente perturbada, ele iria tremer de medo e veria sua impotência. Mas quantos mendigos existem, cuja única riqueza é o amor de Deus e que, se lhes fosse dito: "você vai morrer agora", responderia tranquilamente: "Deixe a vontade de Deus ser feita. Glória ao senhor, por ele se lembrar de mim e querer me levar para Si."

Há pessoas que, quando se deparam com a incapacidade de compreender não pedem ao Senhor. Mas devemos imediatamente dizer: "Senhor, eu sou um pecador e não compreendo como deveria. Conceda-me entendimento, ó Misericordioso, sobre como devo proceder. E o Senhor Misericordioso então irá inspirá-lo sobre o que fazer e o que não fazer.