sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Santo Isac, o Sirio - O Pão Celestial


Ofereço louvor à sua natureza sagrada, Senhor, pois Você fez minha natureza um santuário para seu ocultamento e um tabernáculo para seus santos mistérios, um lugar onde Você pode habitar e um templo sagrado para Sua divindade.
.
Bendito seja Deus que usa continuamente objetos corpóreos para atrair-nos de uma maneira simbólica para perto de um conhecimento de natureza invisível de Deus. Ó nome de Jesus, a chave para todos os dons, abra para mim a grande porta para a casa do Tesouro, para que eu possa entrar e louvá-lo com o louvor que vem do coração.
.
Entre ansiosamente na casa do tesouro que reside dentro de você e dessa forma você verá a casa do tesouro do céu: pois as duas são a mesma e há apenas uma entrada para ambas. A escada que conduz ao Reino está oculta dentro de você e é encontrada na sua própria alma. Mergulhe dentro de você mesmo e na sua própria alma você descobrirá os degraus pelos quais ascender.
.
O que é um coração compassivo? É um coração em chamas por toda a criação, pela humanidade, pelos pássaros, animais, pelos demônios e tudo o que existe. Pela lembrança deles os olhos de uma pessoa misericordiosa derrama lágrimas em abundância. Pela misericórdia forte e veemente que aperta o coração de tal pessoa e por tal grande compaixão, o coração é tornado humilde e a pessoa não pode suportar ouvir ou ver qualquer injúria ou dor, por menor que seja, na criação. Por essa razão, tal pessoa oferece continuamente uma chorosa oração, mesmo para as bestas irracionais, os inimigos da verdade e para aqueles que prejudicam-na, para que eles sejam protegidos e recebam misericórdia. E da mesma forma, tal pessoa reza para a família dos répteis por causa da grande compaixão que queima sem medida em um coração que é a semelhança de Deus.
.
Quando encontramos o amor, compartilhamos do pão celestial e somos fortalecidos sem trabalho e labuta. O pão celestial é Cristo, que desceu do céu e deu vida ao mundo. Esse é o alimento dos anjos. A pessoa que encontrou o amor come e bebe Cristo a cada dia e a cada hora e é assim tornada imortal.
.
Quando ouvimos Jesus dizer: "Deveis comer e beber na mesa de meu Reino", o que iremos supor que devemos comer se não amor? O Amor, em vez de comida e bebida, é suficiente para alimentar uma pessoa. Esse é o vinho "que faz feliz o coração." Bem-aventurado é aquele que partilha desse vinho! Pessoas licenciosas beberam esse vinho e tornaram-se castas; os pecadores beberam e esqueceram os caminhos do erro; bêbados beberam esse vinho e se tornaram jejuadores; os ricos beberam-no e desejaram a pobreza, os pobres beberam-no e foram enriquecidos com esperança; os doentes beberam-no e tornaram-se fortes; os incultos tomaram-no e tornaram-se sábios
.
No amor Deus trouxe o mundo à existência; no amor Deus irá trazê-lo para aquele maravilhoso estado transformado e no amor o mundo será engolido no grande mistério Daquele que criou todas essas coisas; no amor todo o curso da governança da criação será por fim envolto.
.
A pessoa que vive no amor colhe os frutos da vida de Deus e enquanto ainda neste mundo, mesmo agora respira o ar da Ressurreição. 
.
O paraíso é o amor de Deus, aonde está o desfrute de todas as Bênçãos.