quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Philokalia - Nikitas Stithatos (séc-XI) - Sobre o Conhecimento Espiritual

1. Deus é o Intelecto sem paixões, além de todo intelecto e além de toda forma de ausência de paixão. Ele é a luz e a fonte da luz abençoada. Ele é Sabedoria, Inteligência e Conhecimento Espiritual, e é quem dá Sabedoria, inteligência e Conhecimento Espiritual. Se por conta de sua pureza essas qualidades forem outorgadas sobre você e estiverem ricamente presentes em você, então aquilo dentro de você que está em concordância com a imagem de Deus foi seguramente preservado e você é agora um filho de Deus guiado pelo Espirito Santo: 'pois todos os que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus'. (Rom. 8:4)
2. Aqueles que através de práticas ascéticas purificam a si mesmos 'de toda poluição da carne e do espirito' (Cor. 7:1) recebem os dons do Espirito Santo e assim se tornam receptáculos da realidade imortal. Tendo atingido esse nível são preenchidos com a luz da glória. Com seus corações agora serenos e em paz, eles proferem palavras sagradas e a sabedoria de Deus – conhecimento das coisas divinas e humanas – flui de seus lábios, enquanto que sua imperturbável inteligência interpreta as profundezas do Espirito Santo. Uma vez que foram unidos com Deus e experimentaram uma transformação abençoada, a lei não é mais limitadora em tais pessoas.
3. Aquele que sincera e assiduamente dirige a si mesmo até Deus atinge tal virtude da alma e do corpo que torna-se um espelho da imagem divina. Ele está tão misturado com Deus e Deus com ele, que um repousa no outro. Por causa das riquezas dos dons do Espirito que ele recebeu, assim ele é e parece ser uma imagem da bênção divina e deus por adoção, sendo Deus o que torna perfeita a sua perfeição.
4. O homem é criado na imagem de Deus pela virtude da natureza espiritual de seu intelecto, o qual não está circunscrito pelo peso morto do corpo. Sendo que a natureza divina está fora de todo ser criado e de todo caráter grosseiro da matéria, não está circunscrita, mas é ilimitada e incorpórea, além de substância e de toda condição, sem qualidades, impalpável, inqualificável, invisível, imortal, incompreensível e totalmente além do nosso alcance. Similarmente, a natureza espiritual que nos foi dada por Deus é incircunscrita e fora do caráter grosseiro deste mundo, e também é incorpórea, invisível, impalpável, incompreensível e uma imagem da glória imortal e eterna Dele.
5. Sendo que Deus, como Rei soberano de tudo, é o Intelecto primordial, Ele possui dentro de Si Seu Logos e Seu Espírito, co-essenciais e co-eternos com Ele. Ele nunca está sem o Logos e o Espirito porque a natureza divina é uma e indivisível; nem é para Ele ser confundido com Eles, pois as três hipóstases em Deus são distintas e inconfundíveis. Portanto, ao gerar naturalmente o Logos de Sua essência, o Pai não é separado Dele, sendo que Ele próprio é indivisível. O co-eterno Logos, não separado do Seu Criador, possui o Espírito, o qual procede eternamente do Pai e compartilha com o Logos a mesma natureza não originada. Pois a natureza tanto do Logos quanto do Espirito é uma e indivisível, mesmo que, embora a título de distinção das hipóstases o Deus uno seja divido em pessoas e glorificado como a Trindade do Pai, Filho e Espirito Santo. Ainda assim, as pessoas não estão nunca separadas da essência e natureza co-eternas, sendo que Elas constituem uma natureza e um Deus. Observe, então, uma imagem dessa singular e tri-hipostática natureza divina no homem, o qual é criado por essa natureza e é a imagem dela, não de acordo com o seu ser visível mas de acordo com o seu ser espiritual, não de acordo com o que é mortal e perecível nele mas de acordo com o que é imortal e sempre o mesmo.
6. Deus é Intelecto e transcende as criaturas que em Sua Sabedoria Ele criou; ainda, Ele também gera imutavelmente o Logos como sendo o local para elas habitarem, e, como diz a escritura (João 14:26), envia o Espirito Santo para dotá-los com poder. Ele, portanto, está tanto de fora de tudo quanto dentro de tudo. Similarmente, o homem participa na natureza divina e de acordo com seu ser espiritual – isto é, como uma alma espiritual, incorpórea e imortal – é uma imagem de Deus e possui um intelecto que naturalmente gera consciência de sua essência; por isso tudo ele mantém o poder do corpo. Ele está, portanto, tanto fora da matéria e das coisas visíveis quanto dentro delas. E assim como o Pai que criou o homem é inseparável das outras duas hipóstases – isto é, do Logos e do Espírito – também a alma do homem é indivisível do seu intelecto e de sua consciência, pois eles são da mesma natureza e essência – uma essência não circunscrita pelo corpo.