quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Philokalia - São Makario do Egito - A Liberdade do Intelecto

Resultado de imagem para st makario egypt
Cristo primeiro enviou o dom da bondade natural do Espírito Santo aos Seus discípulos (Atos 2: 3). Depois, o poder divino, ofuscando todos os fiéis e habitando em suas almas, curou as paixões do pecado e as livrou das trevas e da morte espiritual. Pois até então, a alma estava ferida e cativa, presa na obscuridade do pecado. Na verdade, mesmo agora a alma ainda está na escuridão se Cristo ainda não chegou para habitar nela, e se o poder do Espírito Santo não está ativo nela, preenchendo-a com toda força e segurança. Mas para aqueles em quem a graça do Espírito divino desceu, chegando para habitar nos níveis mais profundos de seu intelecto, Cristo é como a alma. Como diz São Paulo: "Aquele que cliva ao Senhor se torna um espírito com Ele" (1 Coríntios 6:17)E como o próprio Senhor diz: "Como eu e vós somos um, então eles sejam um em nós" (João 17:21). Que benção e bondade a natureza humana recebeu, abatida como estava pelo poder do mal! Mas quando a alma está enredada na depravação das paixões, torna-se como se fosse uma com elas e mesmo que possua sua própria vontade, ela não pode fazer o que deseja fazer. Como São Paulo diz: "O que eu faço não é o que eu quero fazer" (Romanos 7:15). Por outro lado, mais próxima é a união que ela desfruta quando é uma com a vontade de Deus, quando o Seu poder está unido ao dela, santificando-a e tornando-na digna Dele. Pois, na verdade, a alma se torna como a alma do Senhor, submetendo-se voluntária e conscientemente ao poder do Espírito Santo e não age de acordo com sua própria vontade. "O que pode separar-nos do amor de Cristo" (Romanos 8:35), quando a alma está unida ao Espírito Santo?

Quando você ouve que Cristo desceu ao inferno para libertar as almas que moravam lá, não pense que o que acontece agora é muito diferente. O coração é um túmulo e lá nossos pensamentos e nosso intelecto estão enterrados, presos numa escuridão pesada. E assim Cristo vem às almas do inferno que Lhe invocam, descendo nas profundezas do coração, e então Ele ordena que a morte liberte as almas presas que o invocaram, pois Ele tem poder para nos libertar. Assim, levantando a pedra pesada que oprime a alma e abrindo o túmulo, Ele ressuscita-nos - pois estávamos verdadeiramente mortos - e liberta nossa alma aprisionada de sua prisão sem luz.

O prudente agricultor primeiro limpa sua terra de espinheiros antes de semeia-la com sementes. Da mesma forma, o homem que aspira a receber de Deus a semente da graça deve primeiro limpar a terra de seu coração, de modo que, quando a semente do Espírito cair, ela produza uma boa e abundante colheita. Se ele não se limpar primeiramente de "toda a poluição da carne e do espírito" (2 Coríntios 7: 1), ele permanecerá carne e sangue e estará longe do reino da vida (cf 1 Cor. 15:50).

Enquanto os israelitas eram agradáveis ​​ao Senhor - embora nunca fossem como deveriam ter sido, mas pelo menos enquanto pareciam ter alguma fé Nele - o Senhor apareceu para eles em uma coluna de fogo e em uma coluna de nuvem (Ex. 13:21), fez o mar recuar (Ex. 14:21), e conferiu-lhes mais mil maravilhas.
Mas quando perderam seu amor por Deus, foram entregues aos seus inimigos e foram vendidos em amarga escravidão. Algo parecido acontece no caso da alma. Quando através da graça ela veio a conhecer Deus e foi purificada de suas muitas manchas passadas, então lhe são concedidos os presentes de graça; 
Mas quando não mantém incessantemente o amor adequado pelo noivo celestial, ela se afasta da vida em que compartilhou; pois o inimigo pode atacar até aqueles que alcançaram um alto nível de graça. Deixe-nos lutar, portanto, o máximo que pudermos, e guardar  nossa vida com medo e tremor.

Particularmente, aqueles que vieram a compartilhar o Espírito de Cristo devem ter cuidado para não afligir o Espírito, agindo de forma negligente de forma alguma, grande ou pequena. Assim como há alegria no céu por um pecador que se arrepende (rf. Lucas 15: 7), há um sofrimento por uma alma que se afasta da vida eterna.

A energia das paixões - que é o espírito mundano da ilusão, da escuridão e do pecado - preenche o homem em quem ela habita com preocupação com as coisas da carne. A energia e o poder do Espírito da luz, por outro lado, habitam no homem santificado, como São Paulo indica quando diz: 

"Você procura uma prova de que Cristo está falando através de mim?" (2 Cor. 13: 3); E: "Não vivo mais, mas Cristo vive em mim" (Gál. 2:20); E: "Aqueles de vocês que foram batizados em Cristo vestiram-se de Cristo" (Gál. 3:27). E Cristo afirma o mesmo quando diz: "Eu e o meu Pai viremos e faremos Nossa morada com ele" (João 14:23)
Para aqueles que são considerados dignos delas, essas coisas acontecem, não de maneira imperceptível ou sem manifestar sua atividade, mas com poder e verdade. A Lei com sua sentença implacável primeiro trouxe os homens ao arrependimento, colocando-os sob um jugo insuportavelmente pesado sem poder obter a menor ajuda. 
Mas o que a Lei não pode oferecer, o poder do Espírito pode prover: "pois o que a Lei não pôde fazer por ter sido debilitada pela nossa carnalidade, Deus fez", diz São Paulo (Rom. 8: 3). Desde a chegada de Cristo, a porta da graça foi aberta para aqueles que realmente acreditam, e lhes foi dado o poder de Deus e a energia do Espírito Santo.

O linho, a menos que seja bem batido, não pode ser trabalhado em linha fina, quanto mais ele é surrado e cardado, mais fino e mais útil se torna. E um pote recém-moldado que não foi queimado não serve de nada para o homem. E uma criança ainda não proficiente em habilidades mundanas não pode construir, plantar, semear ou realizar qualquer outra tarefa mundana.
Da mesma forma, muitas vezes acontece através da bondade do Senhor que as almas, por causa de sua inocência infantil, participem da graça divina e sejam preenchidas com a doçura e o repouso do Espírito; Mas porque ainda não foram testadas e experimentadas pelas várias aflições dos espíritos malignos, elas ainda são imaturas e não se adequam para o reino dos céus. 
Como o apóstolo diz: "Se você não foi disciplinado, você é bastardo e não filho" (Heb 12: 8). Assim, provações e aflições são colocadas sobre um homem da maneira que é melhor para ele, de modo a tornar sua alma mais forte e mais madura; E se a alma persevera até o fim com esperança no Senhor, não pode deixar de alcançar a recompensa prometida do Espírito e a libertação das paixões do mal.

Se queremos nos aproximar de Cristo, devemos primeiro arrastar-nos forçosamente na direção do bem, mesmo que nosso coração não o deseje. "O reino dos céus é submetido à violência, e os violentos tomam- no pela força", disse o Senhor (Mat. 11:12). E Ele também disse: "Esforce-se para entrar pelo portão estreito". (Luc. 13:24)
Devemos, então, forçar-nos mesmo contra a nossa vontade na direção da virtude, do amor quando nos faltar amor, da gentileza quando estivermos precisando dela, na direção da simpatia do coração e da compaixão, da paciência diante do insulto e do desprezo e da firmeza diante da zombaria, se ainda não adquirimos o hábito dessas coisas e na direção da oração se ainda não atingimos a oração espiritual.
 Se Deus nos vê lutando dessa maneira e nos arrastando à força para o bem mesmo quando nosso coração parece opor-se a isso. Ele nos concederá a verdadeira oração, nos dará compaixão, paciência, tolerância e, em geral, nos encherá de todos os frutos do Espírito.
De fato, se uma pessoa que não possui as outras virtudes se obriga a dizer, simplesmente, a oração, de modo que ele possua a graça da oração, mas ao mesmo tempo não é apático ou indiferente em relação à gentileza, à humildade, ao amor e a todas as demais virtudes que enobrecem nossa alma, incluindo a firmeza da fé e a confiança em Cristo, então, às vezes o Espírito Santo lhe dá, pelo menos em parte, a graça da oração pela qual ele tem pedido e o enche de alegria e repouso. 
Mas ele ainda está desprovido de todas as outras virtudes, porque ele não se forçou a adquiri-las, nem pediu a Cristo por elas. Além disso, devemos nos forçar, mesmo que involuntariamente, não só na direção das virtudes mencionadas, pedindo para recebê-las de Deus, mas também na direção do poder de julgar palavras inúteis e inteiramente sem valor, indignas de serem faladas; pois devemos meditar assiduamente sobre as palavras de Deus tanto quando falamos quanto em nosso coração.
E também devemos nos forçar a não dicar irritados ou a gritar: "Se desviem de toda amargura, raiva e grito", diz o apóstolo (Efé. 4:31); não difamar ou julgar ninguém, não se tornar pomposo.
Quando o Senhor nos vê colocando pressão em nós mesmos e nos arrastando à força, Ele certamente nos dá a força para fazer, de forma indolor e fácil, o que antes era impossível fazermos, e , mesmo à força, por causa do mal que habita dentro de nós. E então, toda a prática das virtudes torna-se como parte de nossa natureza, pois, dali por diante, o Senhor, como Ele prometeu, vem e habita em nós, da mesma forma que nós também habitamos Nele; e Nele cumprimos os mandamentos com grande facilidade.

Quando alguém se força apenas para a oração, enquanto ele não exerce ou se força em relação à humildade, ao amor, à gentileza e a todas as outras virtudes interdependentes, o resultado muito provável é como se segue.
Às vezes, em resposta a sua súplica, a graça divina o visita, porque Deus em Sua bondade e amor responde às petições daqueles que o invocam; mas porque ele não se habituou e se treinou na prática das outras virtudes, ou ele perde a graça que recebeu, caindo por causa da auto-presunção, ou então ele não se dedica a essa graça e não cresce nela. 
A morada e o lugar de descanso do Espírito Santo são a humildade, o amor, a gentileza e os outros mandamentos sagrados de Cristo. Se, portanto, uma pessoa deseja crescer e alcançar a perfeição ao adquirir todas essas virtudes, ela deve se forçar a adquirir e deve estabelecer-se primeiramente na oração, lutando e esforçando-se com seu coração para torná-lo receptivo e obediente a Deus.
Se ele primeiro se forçar dessa maneira, subjugando completamente a resistência de sua alma, através de um bom hábito tornando-a obediente, de modo que ela se junte a ele em sua oração e súplica, então a graça da oração que ele foi dada pelo Espírito cresce e floresce, repousando sobre ele junto com a humildade, o amor e a gentileza abençoada que ele também procurou adquirir.
Assim, então, o Espírito também lhe concede essas virtudes, ensinando-lhe a verdadeira humildade, o amor genuíno e a gentileza que ele se impeliu a pedir. Assim, ele cresce e é tornado perfeito no Senhor, e é considerado digno do reino dos céus. Pois o homem humilde nunca cai: de onde, de fato, ele pode cair se ele se considera abaixo de tudo? Enquanto a arrogância mental leva a uma grande humilhação, a humildade ao contrário é uma grande glória e é altamente exaltada.

Aqueles que verdadeiramente amam a Deus não o servem para obter o Reino, como se estivessem envolvidos no comércio, pensando em ganho, nem para evitar o castigo que está reservado aos pecadores. Eles o amam porque Ele é o seu único Deus e Criador, pois eles conhecem a hierarquia apropriada das coisas e sabem que é dever dos servos agradar seu Senhor e o Criador; e eles se submetem a Ele com grande compreensão diante de todas as aflições que lhes acometem. Muitos são os obstáculos que se encontram no caminho para agradar a Deus. Pois não apenas pobreza e obscuridade são provações para a alma, mas também riquezas e honras. 
Na verdade, em certa medida até mesmo o consolo e a facilidade que a graça confere à alma podem facilmente se tornar uma tentação e um obstáculo se a alma não estiver devidamente consciente desses efeitos de graça e não os desfrutar com grande circunspecção e compreensão:
porque o espírito do mal tenta persuadir a alma a relaxar agora que ela possui a graça, e assim consegue implantar nele letargia e apatia. Assim, mesmo a participação na graça requer cautela e discrição da parte da alma, para que a alma demonstre o devido respeito pela graça e produza frutos dignos dela. 
Existe, portanto, o perigo de que não só a aflição, mas também o relaxamento possa provar ser uma tentação para a alma, já que, através de ambos ela é testada pelo Criador, de modo a deixar bem claro que ela O ama não por causa de algum ganho mas por Ele próprio, Ele que é verdadeiramente digno de amor e honra.
Para os desatentos, que são deficientes na fé e imaturos mentalmente, existem muitos obstáculos para a vida eterna - não só coisas angustiantes e dolorosas, como doença, pobreza e obscuridade, mas também os seus opostos, como riquezas, honra e louvores dos outros, bem como a guerra invisível do diabo.
Para aqueles com fé, compreensão e coragem, por outro lado, tais coisas ajudam e favorecem o progresso em direção ao reino de Deus: como diz São Paulo: "Todas as coisas trabalham juntas para o bem para os que amam a Deus" (Rom. 8:28). O homem devoto, portanto, atravessando, superando e transcendendo as coisas consideradas pelo mundo como obstáculos, abre caminho para o amor divino apenas. "As cordas dos pecadores me enredaram", escreve o salmista, "mas não esqueci a Tua lei" (Salmo 119: 61. LXX).

Nenhum comentário: