sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tukaram - Seleção de alguns Abhangas



Deus está me perseguindo abertamente. Eu caí nas mãos Dele e Ele está me usando como um criado que não recebe salário. Ele extrai trabalho de mim sem importar-se em que condição isso pode me colocar. Onde quer que eu vá, Deus me persegue. Ele me desproveu de todas as minhas posses.




Deus está se movendo por toda minha volta. Fui amarrado por Deus interna e externamente. Ele colocou um fim em todo meu trabalho e privou-me até mesmo de minha mente. Ele privou-me do meu sentido de 'eu' e separou-me de todas as coisas. Bem amarrado comigo ele está dando voltas e mais voltas.




Ele me segue onde quer que eu vá e torna impossível para mim esquece-Lo. Ele roubou meu coração que era meu tesouro. Ele mostrou-se à minha visão e fez-me sair louco procurando por Ele. Minha boca se recusa a falar e meus ouvidos a ouvir. Todo meu corpo foi preenchido pelo calor da paixão Divina.




Com medo desta vida mundana, para onde posso correr? Onde quer que eu olhe, Deus está presente. Ele me privou da solidão e não há lugar sem Ele. Como posso dizer que vou para outro lugar? Quando um homem adormecido acorda, ele descobre estar em casa. O que eu lhe devo, ó Deus, que O fez encurralar-me de todos os lados?




Fui possuído por Deus. O que quer que eu fale, Deus preenche. O que quer que eu pergunte, Ele responde imediatamente. Quando abandonei esta vida mundana, Deus tornou-se meu servo. É devido a minha paciência eu ter sido possuído por Deus.




Não vi nada e ainda assim vejo tudo. O 'eu' e o 'meu' foram removidos de mim. Eu tomei sem tomar, comi sem comer, falei sem falar. O que quer que tinha estado oculto foi trazido à luz.



Eu não pertenço a lugar nenhum; pertenço apenas a um lugar. Eu não saio e nem volto. Não há diferença para mim entre o meu e o seu. Não pertenço a ninguém. Não me é requerido nascer ou morrer. Eu sou como sou. Não há nem nome e nem forma para mim e estou além de ação e inação.



Gosto imensamente dessa Tua forma, meus olhos estão satisfeitos. Minha mente tendo mordido a isca da Tua visão, não a abandona de jeito algum.



É através de Teu suporte que me movo no caminho. Carregas todo meu fardo. Colocas significado em minhas palavras sem sentido. Levaste embora minha vergonha e colocaste coragem em mim. Tua mão está em minha cabeça e meu coração aos Teus pés. Assim fomos interligados corpo a corpo, ser a ser. O servir é meu e o favorecer é Teu.




O mundo todo se acendeu agora e a escuridão chegou ao fim. Não há espaço para me esconder.



O dia da verdade chegou e sua amplitude está além de medidas. Por amor a sua vida ele conquistou seu objetivo.




Deus brilha como um diamante colocado num círculo de ricas jóias. Sua luz é como a luz de um milhão de luas.



Minha visão saciou-se e recusa-se a retornar ao seu centro de atração.


É impossível descrever a graça da iluminação incessante.




És nossa gentil e afetuosa mãe, Ó Deus, e carregas todos os nossos fardos. Não conhecemos nenhum medo e nenhuma ansiedade.



Não posso distinguir a noite do dia, a iluminação incessante existe o tempo todo. Como poderei descrever a enorme bênção da qual desfruto? Usei os ornamentos de Teus nomes e através de Teu poder nada me está faltando.



Deus realmente me favoreceu. Minhas dúvidas e delírios chegaram ao fim. Deus e o Ser estão agora deitados no mesmo divã em mim mesmo. Tukaram agora dorme em sua própria forma e sinos místicos acalentam-no para dormir.



Entrei em sintonia com o Infinito. Tornei-me repleto de orgulho espiritual e não posso controlar meus membros. Outra voz fala através de mim, a felicidade e a tristeza perderam sua diferença. Quase não posso encontrar palavras para descrever a felicidade para essas pessoas. Elas podem pensar sobre isso e achar que é impossível. Tanto meu interior quanto meu exterior estão preenchidos de graça Divina.



Dei à luz a mim mesmo e saí de meu próprio útero. Todos os meus desejos chegaram ao fim e meu objetivo foi alcançado. Quando me tornei poderoso além da medida, morri nesse exato momento. Tuka olha para os dois lados e vê a si mesmo através de si mesmo.



Deus é o doador e Deus é quem desfruta. O que mais sobra para ser experimentado? Ou, como podemos colocar isso em palavras? Através dos olhos vejo minha própria forma. O mundo todo parece estar repleto de música Divina.



A profundeza chamou até o fundo e todas as coisas se esvaíram na unidade. As ondas e o oceano tornaram-se um. Nada pode vir e nada pode ir embora agora. O Ser está envolvendo a Si mesmo por todos os lados. O momento do Grande Fim chegou e a aurora e o crepúsculo terminaram.




Todos os homens tornaram-se agora Deus; e mérito e demérito desapareceram. Minha mente foi preenchida de imensa alegria.



Quando olhamos num espelho, mesmo que olhando para nós mesmos parece que estamos olhando para um objeto diferente. Quando um córrego deságua num rio ele se funde com o rio.



Meu país agora é o universo. Eu vivo no mundo todo. Não há ninguém entre eu e Deus, não há separação.