quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Meher Baba - O silêncio . . .

Na verdade, tudo na criação evolutiva é forjado exclusivamente pelo Poder Infinito de Deus, que trabalha em eterno silêncio - como que por trás da tela, desconhecido, não sentido ou mesmo insuspeitado pela maioria daqueles que estão atuando no flash de luz do palco. Alguns, através da graça do mestre, ou da graça de Deus, conseguem libertar de dentro do seu próprio ser a fonte escondida do amor divino, que revela a plena e certa compreensão da Infinita Divindade, que, em sua eternidade, engloba não só o passado aparentemente sem começo e o aparentemente transitório presente, mas também o aparentemente interminável futuro.
O aspecto aparentemente infinito da extensão do tempo, é, em última análise, irreal, da mesma maneira que o próprio tempo, em última análise, é irreal. Na compreensão espiritual definitiva (que facilita a Realização consciente da verdade absoluta), a infinitude ilusória do processo do tempo é confrontada na verdadeira eternidade da vida e do ser de Deus. O Deus-homem, que conscientemente se estabeleceu na compreensão ilimitada de Deus, pode conhecer o passado, o presente e o futuro. Mas para ele, esse conhecimento das sombras fugazes da Eternidade é muito menos importante do que completar a fusão no aspecto incompreensível de Deus, na Compreensão infinita, Verdade infinita ou Realidade.
De fato, todos sem exceção tem a sua verdadeira existência somente nesse, e como esse Ser de Deus ilimitado como verdade absoluta. Mas é como ter algum tesouro escondido que, embora esteja em nossa posse, é de benefício inexistente enquanto permanecer desconhecido. O único propósito da criação evolutiva é colocar a alma na posse consciente assim como na apreciação deste tesouro infinito. Naqueles que são Perfeitos, Deus trabalha para este fim conscientemente. Mas é Ele apenas que trabalha através de tudo e de todos, e, embora este trabalho seja essencialmente inconsciente, também leva ao mesmo fim.
Isso pode ser esclarecido usando-se a analogia da respiração. Respirar é o próprio fundamento da vida e a ausência da respiração significa abandonar o corpo físico (sem encerrar a existência da alma). Mas essa respiração é em sua maior parte desempenhada inconscientemente e nos tornamos conscientes dela só em casos de esforço excepcional. Da mesma maneira, o trabalho de Deus através dos processos evolutivos é na sua maior parte inconsciente e silencioso, e o cessar desse trabalho traz o final (pralaya) da criação (sem encerrar a existência do próprio Deus). Deus torna-se consciente de seu trabalho apenas em casos raros, dos Deuses-Homens que possuem e desfrutam Divindade na Vida Eterna.
Por eras e mais eras, Deus tem trabalhado em silêncio, não observado e despercebido, exceto por aqueles que experimentam Seu Silêncio infinito.

Ramakrishna - Março de 1885


Pergunta: Narendra diz que Deus é infinito; não podemos sequer dizer que as coisas ou as pessoas que percebemos são partes de Deus. Como pode o Infinito ter partes? Não pode.
Ramakrishna: Mesmo sendo Deus grande e infinito, sua essência pode manifestar-se e o faz através do homem, por Sua mera vontade. A Encarnação de Deus, como homem, não pode ser explicada por analogia. Deve-se sentir por si mesmo e dar-se conta por percepção direta. Uma analogia pode nos dar apenas um pequeno vislumbre. É certo que quando tocamos os chifres, as patas ou a cauda de uma vaca, tocamos a própria vaca, mas para nós a coisa essencial de uma vaca é o seu leite, que corre a partir do seu úbere. A Encarnação Divina é o úbere. Deus se encarna como homem de tempos em tempos para ensinar às pessoas devoção e amor divino.
Quem pode compreender tudo sobre Deus? Não é dado ao homem conhecer nenhum aspecto de Deus, grande ou pequeno. E que necessidade há em saber tudo sobre Deus? É suficiente se só o alcançarmos. E vemos Deus propriamente, apenas quando vemos Sua Encarnação. Suponha que uma pessoa vá ao Ganges e toque suas águas. Ela dirá: 'Sim, eu vi e toquei o Ganges.' Para dizer isso não é necessário que ela toque o rio em toda sua extensão, de Hardwar até Gangaságar.
Pergunta: Narendra disse:"É possível, eventualmente, conhecer tudo de Deus? Ele é infinito".
Ramakrishna: Se eu tocasse seus pés, seguramente seria o mesmo que tocar em você. Se uma pessoa vai ao oceano e toca, mesmo que num ponto da água, não há dúvida de que ela tocou o mesmo oceano. O fogo como elemento, existe em todas as coisas, mas está manifestado num maior grau na madeira.
Pergunta: Estou procurando o fogo. Claro que quero ir a um lugar onde possa consegui-lo.
Ramakrishna: Sim, o elemento fogo está presente na madeira mais do que em qualquer outro objeto. Se você estiver procurando por Deus, então busque-o no homem, Ele se manifesta mais no homem do que em qualquer outra coisa. Se você ver um homem de amor extático, embriagado por Prema, louco por Deus, intoxicado com o Seu amor, então pode estar certo de que Deus se tornou encarnado neste homem.
Não há dúvida de que Deus existe em todas as coisas mas as manifestações de Seu poder são diferentes nos diferentes seres. A maior manifestação de Seu poder é por meio de uma encarnação. Além disso, em algumas encarnações há uma manifestação Plena do Poder de Deus. É Shakti, o poder de Deus, que nasce como uma encarnação.
Pergunta: Narendra diz que Deus está além do nosso pensamento e discurso.
Ramakrishna: Isso não está completamente certo. Ele é certamente impossível de ser conhecido por esta mente comum, mas pode sim, ser conhecido pela mente pura. A mente e o intelecto tornam-se puros quando são libertados de seu apego a "mulher e ouro". A mente pura e o intelecto puro são a mesma coisa. Deus é conhecido pela mente pura. Será que os sábios e profetas do passado não viram Deus? Eles alcançaram a consciência que permeia tudo, através da sua consciência interior.