quarta-feira, 24 de março de 2010

Bernard de Clairvaux - Felizes os Puros no Coração


“Felizes os puros de coração, pois verão a Deus”(Mat. 5:8). Essa é uma grande promessa, irmãos, e algo para ser desejado com todo o nosso coração. Pois ver dessa maneira é ser como Deus, como João, o Apóstolo diz: “Agora somos todos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que iremos ser. Pois sabemos que por ocasião dessa manifestação seremos como Ele, porque O veremos tal como Ele é.” (I João 3:2). Essa visão é a vida eterna, assim como a própria Verdade diz no Evangelho: “Esta é a vida eterna, que eles devem saber que Tu apenas é o verdadeiro Deus, Aquele que enviou Jesus Cristo.” (João 17:3)

Abominável é a deformidade que nos priva dessa visão abençoada. Detestável é a negligência que nos faz protelar a limpeza do olho. Pois, assim como nossa visão física é impedida tanto por um humor vindo de dentro quanto por poeira entrando no olho vinda de fora, também é a nossa visão espiritual perturbada pelos desejos de nossa própria carne ou pela curiosidade mundana e pela ambição. Nossa própria experiência nos ensina isso, não menos que a Página Sagrada, onde está escrito: “Um corpo corruptível pesa sobre a alma e esta tenda de argila faz o espírito pesar com muitas preocupações (Provérbios 9:15). Mas em ambos os casos é o pecado unicamente que entorpece e confunde a visão; nada mais parece se pôr entre o olho e a luz, entre Deus e o homem, pois, enquanto estivermos neste corpo, estaremos exilados do Senhor.

Isso não é culpa do corpo, exceto pelo fato dele ser mortal ainda; ao invés, é a carne que é um corpo pecaminoso, a carne onde não há boa coisa e onde reina a lei do pecado. Entretanto, assim como o olho físico que teve o cisco retirado ou soprado, mesmo sem a poeira em si, ainda parece obscurecido, da mesma maneira, e com frequência, experimenta aquele que caminha no espírito e vê profundamente. Pois, você não vai curar um membro ferido apenas retirando rapidamente a espada, só irá curá-lo se aplicar unguento para curá-lo. Porque ninguém deve achar que está purificado só porque saiu da fossa. Não. Em vez disso, primeiro é preciso perceber que estamos necessitando de uma lavagem completa. Também não podemos apenas ser lavados com água, precisamos ser purgados e refinados pelo fogo, para que possamos dizer: “passamos pelo fogo e pela água mas trouxeste-nos para um lugar de descanso.” (Sal. 66:12) “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mat. 5:8) “Agora vemos em espelho e de maneira obscurecida, mas, depois, veremos face a face.” (I Cor.13:12). Desse modo nossas faces verdadeiramente ficarão completamente limpas, para que Ele possa apresentar-se brilhante a elas, sem manchas ou rugas.