sexta-feira, 17 de julho de 2009

Siddharameshwar Maharaj - Deveríamos agir de acordo com o ensinamento

Sábios como Shuka, Valkami e Narada atingiram a realização espiritual com o conhecimento do Ser. Essa posição elevada é atingida ao escutarmos as instruções espirituais e meditarmos sobre elas. A pessoa deve praticar de acordo com o que ouviu. Apenas então o autoconhecimento é possível. Apenas aquele que não é atraído pelos objetos do mundo pode ter o autoconhecimento através do escutar e meditar. Simplesmente o descrever verbalmente um prato saboroso não torna aquela comida cozida. Você deve cozinhá-la e então comê-la. Apenas assim obtemos benefício. O estudo do Ser é permanecer com uma atitude de unidade com o Ser, ou nossa verdadeira natureza (swaroopa).
Ninguém se torna um sábio apenas ao vestir as roupas laranja de um renunciado. Sua mente deveria aceitar aquilo que ela escuta. A mente deveria estar sintonizada com o que ela escuta. A atenção da mente deveria ser tão constante e firme quanto o fluxo estável de um fino fio de óleo passado uniformemente de um recipiente para outro. Você deve ler repetidamente o que está escrito porque não se lembra. Esse esquecimento dá-se porque você não experimenta sua unidade com o Ser. Todos constroem suas casas no vento. Constroem castelos no ar.
No mundo tudo está acontecendo por causa da “palavra”. Primeiro o conceito de um prédio alto é falado em muitas palavras e depois o prédio é erguido. Alguém que é ignorante torna-se sábio apenas através das palavras. Se você não escuta as palavras, como pode então acontecer a ação de escutar? Tentar ensinar a você é como derramar água sobre um búfalo. Toda a água é desperdiçada. Isso é por causa da sua atenção que está focada nos objetos, você não diminui seu interesse neles. Se a atenção se liberta, então o trabalho está feito, você se tornou Brahman. Seu Ser deveria permanecer constantemente como Brahman.
Todos os cinco elementos estão finamente misturados uns com os outros. O Ser (Atman) também reside neles, mas está separado. Todas as casas são construídas apenas com terra, mas seu formato e seus donos são diferentes. Similarmente, embora as pessoas sejam muitas em número, o Ser interior, Deus, e o ar em todas, são Um. Entretanto existe um fator que chama a si mesmo de “eu”. Esse fator é falso. Ele não deveria estar lá. Se você separa a si mesmo e se torna orgulhoso dessa separação, então sofre inúmeros pesares. Assim, escutar torna-se fútil pois a mente está atraída pelos objetos dos sentidos e identificada com os pensamentos.
Atingir o “conhecimento de Brahman” (Brahmavidya) é difícil porque sua atenção está voltada para os objetos dos sentidos. Se a pessoa tem uma apreciação por escutar ensinamentos espirituais, algo parece estar faltando se ela não tiver a experiência de fato. O humor da mente muda se você se cerca continuamente de boa companhia. Deveria haver dia e noite constantes pensamentos e meditações sobre as instruções espirituais que recebemos. Fale sobre elas e escute-as, mas colocar em prática o bom conselho recebido é ainda de maior valor. Apenas o ato de meramente escutar o ensinamento não é tão importante, devemos ter a experiência real e sentirmo-nos unidos com ele. Se podemos fazer isso, então atingimos todos os poderes espirituais (Siddhis).