quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Philokalia - São Simeão o novo Teólogo - O Terceiro e mais eficaz método de atenção e oração

Uma característica distinta do terceiro método de oração, é que a mente deveria ficar no coração. Ela deveria guardar o coração enquanto reza, revolver, permanecendo sempre dentro, e dessa forma, das profundezas do coração, oferecer orações a Deus. (Tudo reside nessa ação; trabalhe dessa maneira até que lhe seja dado um gosto do Senhor). Quando a mente lá, dentro do coração, finalmente saboreia e vê que o Senhor é bom e se deleita ali (o trabalho é nosso, mas essa experiência é a ação da graça em um coração humilde) então ela não irá querer mais abandonar esse lugar no coração (ela dirá então as palavras do Apóstolo Pedro: 'É bom estarmos aqui' [Mat. Xvii. 4]), e olhará sempre internamente para as profundezas do coração e permanecerá revolvendo ali, repelindo todos os pensamentos semeados pelo demônio. (Este é o terceiro método de atenção e oração, praticado da maneira como deve ser praticado).
Para aqueles que não não têm conhecimento desse trabalho e nenhuma experiência nele, na maioria das vezes ele parece difícil e opressivo. Mas aqueles que saborearam sua doçura e apreciaram-no nas profundezas de seus corações, clamam com o divino Paulo: 'Quem pode nos separar do amor de Cristo?' (Rom. Vii 35).
Portanto nossos sagrados padres escutando o Senhor que disse: 'É do coração que precedem os maus pensamentos, assassínios, adultérios, fornicações, roubos, falsos testemunhos, blasfêmias' e: 'São essas coisas que tornam o homem impuro' (Mat xv. 19, 20), escutando também que em outra parte dos Evangelhos somos instruídos a 'limpar primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior deles fique limpo' (Mat. Xxiii. 26), renunciaram todos os outros trabalhos espirituais e se concentraram totalmente nessa única ação, que consiste em guardar o coração, convencidos de que através dessa prática, eles iriam facilmente atingir todas as outras virtudes, enquanto que sem isso nem uma única virtude poderia ser firmemente estabelecida. Alguns dos Padres chamaram essa obra de silêncio do coração; outros chamaram-na de atenção; outros ainda – de sobriedade e oposição (aos pensamentos), enquanto outros chamaram-na de examinar os pensamentos e guardar a mente. Todos eles praticaram-na preeminentemente, e através dela, receberam dons Divinos. O Eclesiastes quer dizer a mesma coisa quando diz: 'Regozija, Ó jovem, em tua juventude … e anda nos caminhos de teu coração' (Ecl. Xi 9) na pureza, afastando o coração dos maus pensamentos. Em outra parte ele fala o mesmo: 'Se o espírito do governante levantar-se contra ti, não abandona teu posto' (Ecl. x. 4) – por posto, significando coração. O Senhor também nos fala nos Evangelhos: 'Não sejas de mente inquieta' (Luc. Xii. 29) – não atira-te por aí como um meteorito, não te apresses aqui e ali com a tua mente. E novamente em outra parte Ele diz: 'Abençoados são os pobres no espírito' (Mat. v. 3) ou seja, abençoados são aqueles que não têm apegos com o mundo em seus corações, mas são destituídos de pensamentos mundanos. Todos os Padres Sagrados escreveram sobre isso. Aqueles que quiserem podem ler seus escritos e ver o que São Marcos o Lutador escreveu, ou São João da Escada, Hesíquio de Jerusalém, Philotheu do Sinai, Abba Isaías, Barsanuphius o Grande e muitos outros.
Em suma, aquele que não tem atenção em si mesmo e que não guarda sua mente, não pode tornar-se puro no coração e portanto não pode ver Deus. Aquele que não tem atenção em si mesmo não pode ser pobre no espirito, não pode chorar e ser contrito, nem ser gentil e meigo, nem faminto e sedento por retidão, nem ser piedoso ou ser um pacificador, nem sofrer perseguição por causa da retidão.
Falando de maneira geral, é impossível adquirir virtude de qualquer outra maneira, exceto através desse tipo de atenção. Portanto você deveria tentar adquirir isso mais do que qualquer outra coisa, a fim de aprender o que lhe falo em sua própria experiência. Se deseja também aprender como isso deveria ser feito, falarei disso.
Você deveria observar três coisas antes de tudo mais: liberdade de todas inquietações, não apenas inquietações sobre o que é mau e vão mas mesmo a respeito das coisas boas, ou em outras palavras, você deve tornar-se morto para todas as coisas; sua consciência deveria estar limpa em todas as coisas, de modo que ela não o denuncie em nada; e você deveria ter uma completa ausência de apego às paixões, de maneira que seu pensamento não se incline para nada que seja mundano. Mantenha sua atenção dentro de si mesmo (não na sua cabeça, mas no coração). Mantenha a mente lá (no coração), tentando de todos os modos possíveis descobrir o lugar onde está o coração, para que tendo-o encontrado sua mente possa constantemente permanecer lá. Lutando dessa maneira, a mente encontrará o lugar do coração.
Isso acontece quando a graça produz doçura e calor na oração. Daquele momento em diante, de qualquer lado que um pensamento possa aparecer, a mente imediatamente manda-o embora, antes que ele tenha tempo de entrar e tornar-se um pensamento ou uma imagem, destruindo-o com o nome Jesus, isto é, 'Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim!' Ademais, a partir daquele momento, o homem desenvolve aversão pelos demônios e raiva contra eles, constantemente luta com eles e os reprime. No que diz respeito aos outros resultados que geralmente procedem desse trabalho, com a ajuda de Deus, você irá descobri-los com a sua própria experiência, ao manter sua mente atenta e mantendo Jesus em seu coração, ou seja, mantendo a Sua oração – 'Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim!' Um dos padres sagrados diz: 'Sente em seu quarto e essa oração lhe ensinará tudo'.