terça-feira, 4 de maio de 2010

Jetsun Milarepa - As Bolhas Fugazes



Quando viajava com seus discípulos, Milarepa chegou a Din Ri Namar onde ele perguntou pelo nome de um cidadão proeminente. Ao descobrir que o médico Yang Nge era um budista devotado, ele foi até a sua casa, onde o médico disse: "É dito que Jetsun Milarepa pode usar qualquer coisa à mão como uma metáfora para ensinar. Agora, por favor, use as bolhas de água nesta fossa diante de nós como uma metáfora e nos dê um discurso." Em resposta, Jetsun cantou uma canção ...


As bolhas fugazes Presto homenagem ao meu gracioso Guru - Rogo-o para fazer com que todos aqui pensem no Dharma! Como ele disse uma vez: "Esta vida é Como as bolhas, transitória e fugaz - Nela, nenhuma garantia pode ser encontrada". A vida de um leigo é como um ladrão Que entra sorrateiramente numa casa desocupada. Você não percebe a insensatez disso?


A juventude é como uma flor de verão - De repente, ela murcha. A velhice é como um fogo se espalhando Através dos campos - de repente está nos seus calcanhares. O Buda certa vez disse: "O nascimento e a morte São como o nascer e o pôr do sol - Ora vêm, ora vão." A doença é como um passarinho Ferido por um estilingue. Você não sabe que a saúde e a força uma hora irão lhe abandonar? A morte é como uma lâmpada cujo óleo secou (Após sua última centelha). Nada, eu lhe asseguro, Neste mundo é permanente. O Karma maligno é como uma cachoeira Que eu nunca vi fluir para cima. Um homem pecador é como uma árvore venenosa - Se você encostar nele, será prejudicado. Os transgressores são como ervilhas deterioradas pelo frio- Como a gordura estragada, estragam tudo. Os praticantes do Dharma são como os camponeses no campo - Com cuidado e vigor serão bem sucedidos. O Guru é como remédio e néctar - Confiando nele, a pessoa terá êxito. Disciplina é como uma torre de vigia - Observando-a, a pessoa atingirá a Realização. A Lei do Karma é como a roda de Samsara, Quem quebrá-la vai sofrer uma grande perda. Samsara é como um espinho venenoso Na carne - se não for retirado, O veneno irá aumentar e se espalhar. A vinda da morte é como a sombra De uma árvore no pôr do sol - Ela anda rápido e ninguém pode detê-la. Quando essa hora chega, O que mais pode ajudar a não ser o Dharma Sagrado? Embora o Dharma seja a fonte da vitória, Aqueles que aspiram a ele são raros. Milhares de homens estão emaranhados nas Misérias de Samsara; Nascidos neste infortúnio, Eles se esforçam para obter vantagens através de roubo e pilhagem. Aquele que fala sobre o Dharma É inspirado com exaltação, Mas quando uma tarefa lhe é colocada, Ele é arruinado e se perde. Caros cidadãos, não falem demais, Mas pratiquem o Dharma Sagrado.