quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Jalalludin Rumi - Fihi Ma Fihi (Discursos)


Aqueles que estão vivendo no Inferno são mais felizes lá do que se estivessem vivendo neste mundo, pois no inferno sua consciência volta-se para Deus, enquanto que neste mundo eles esquecem. Nada é mais doce do que o estado de estar ciente de Deus. Portanto, seu desejo de voltar para este mundo é para trabalhar e desempenhar ações de modo que possam testemunhar a manifestação da graça Divina, e não porque este mundo é um lugar mais feliz do que o inferno. Os hipócritas são consignados ao lugar mais inferior no Inferno, pois lhes foi mostrada a fé mas sua descrença foi mais forte. Eles não fizeram nada com o presente que lhes foi dado. Sua punição é mais severa para que eles possam se tornar cientes de Deus. Para os descrentes, a fé nunca veio. Sua descrença não é tão forte, e portanto, eles se tornam cientes através de menos punição. Entre uma calça coberta com poeira e um carpete com poeira, as calças apenas precisam de uma pessoa para chacoalhá-las um pouco para ficarem limpas, enquanto que são necessárias quatro pessoas chacoalhando violentamente um tapete para livrá-lo de sua poeira.

Os habitantes do Inferno clamam:

Derrame água sobre nós ou aquilo que Deus proveu a você ...”

Deus proíbe o desejo deles por comida ou bebida, portanto, essa fala significa: “Derrama sobre nós um pouco daquilo que você encontrou e que brilha sobre você”.

O Alcorão é como uma noiva que não mostra sua face a você, mesmo quando você tira o véu dela. O fato de você tê-la examinado e ainda não ter alcançado a felicidade ou o desvelamento místico, é um sinal de que seu ato de tentar remover o véu dela repeliu-a, de modo que ela aparece para você como sendo feia. Ela diz: “Não sou uma noiva bonita”. O Alcorão se mostra em qualquer forma que agrada ele próprio. Mas se você não tentar tirar o véu e buscar apenas o bom prazer do Alcorão, regando seus campos, cuidando dele de longe, trabalhando sobre o que quer que o agrade mais, então ele lhe mostrará sua face sem nenhum esforço de tirar-lhe o véu.
Busque as pessoas de Deus, pois Deus não fala para todos, assim como os reis deste mundo não falam com todos os tecelões. Eles têm vizires e deputados definidos para mostrar o caminho até o rei. Deus também escolheu certos serviçais, para que aquele que busca a Deus possa encontrar Deus neles. Todos os profetas vieram por essa razão – apenas eles são o Caminho.