sábado, 28 de março de 2009

Meher Baba - Qual é a diferença entre vocês e eu?

Qual é a diferença entre vocês e eu? Eu sei que este corpo não é nada mais do que um casaco, assim como o casaco que eu visto. Isso não é mera convicção ou conhecimento intelectual, é a minha contínua experiência - que este corpo é apenas um casaco. Essa experiência vocês não têm. Minha experiência contínua e eterna é que todos vocês são eu, e todos vocês estão em mim. Eu estou em vocês e em tudo, indivisivelmente. Digo isso em minha autoridade divina.
Cada um de vocês, cada um dos Mandalis (discípulos) e todos os seres são Deus. Por quê? Eu entendo isso. Sou responsável por toda a criação. Se eu não estiver aqui, então, não há nada - nem todos vocês, nem toda a criação. Tudo isso está aqui devido à minha existência. Tome Niranjan Singh, por exemplo. Se ele não estiver aqui, onde estará a existência do mundo para ele? Tudo isto está dentro de você e com você. Niranjan vê esta criação - todo este cosmos – porque isso está dentro dele. Quando Niranjan está dormindo profundamente, ele está inconsciente de seu corpo e do ambiente que o cerca. Para onde é que tudo isso vai? Para Niranjan eles não existem. Mas assim que ele está acordado, esta criação está diante dele novamente, porque tudo está dentro dele. Isso aplica-se a todos vocês. Todos os dias quando está em sono profundo, você entra no mais original estado de Além-além Deus (Parabrahma-Paramatma), onde nada existe. Quando desperta, gradualmente, primeiro passa pelo estado de sonhos, e quando está completamente acordado, você cria o universo e todas as coisas nele e fica consciente de todo esse show novamente. Em sono profundo você absorve tudo e ao despertar cria tudo, pois tudo está dentro de você. Diariamente, quando Niranjan acorda, ele vê este mundo e quando ele dorme, o mundo desaparece. É absolutamente necessário que Niranjan se torne plenamente desperto em sono profundo, e então, haverá um fim para todas as coisas. Este é o estado consciente de Deus. Diariamente, cada indivíduo passa para o estado Além-além (Parabrahma-Paramatma), mas não há consciência. É só o estado de sono profundo. Quando Deus, no estado Além-além, desperta de seu estado de sono profundo, ele vê este mundo e experimenta a dualidade. Cada pessoa está em busca da União e entra nesse estado durante o sono profundo, mas deixa de estar consciente dele, porém, assim que desperta do sono profundo, vê a dualidade diante de si. Então, você tem que estar conscientemente ciente da União, que está lá no estado original de sono profundo, e só então esta dualidade desaparecerá. Apenas imagine quão impossível é estar totalmente desperto no sono profundo! Parece ridículo, mas é verdade e é possível atingir esse estado. Mas diz-se que a pessoa atinge esse estado apenas após ciclos e mais ciclos.

Segundo Hafiz, "tornar-se um amante não é brincadeira!" Uma vez que você se torna um, você vira mera poeira, e de um Lakh [100.000] desses amantes, apenas um é capaz de se livrar deste emaranhado de ilusão após ciclos. Por que só um? Por que é tão difícil? Deus é todo-permeador. Ele está em toda parte, em tudo, em todos. Por que é tão impossível? Você mesmo é culpado por isso. Há um infinito número de pensamentos na mente. Você imagina qualquer coisa devido à mente. Eu mesmo não sei como ela gera tantos pensamentos! Ela está funcionando sem o nosso conhecimento. Cabe a mim parar a mente. Tome o exemplo da sua respiração. Nunca prestamos nenhuma atenção a ela, porque é natural respirar. Seja dormindo ou acordado, a respiração continua, uma vez que é natural para a vida. De modo igual, a função do pensamento é natural. Deus está mais perto de você do que sua própria respiração. Mas você não sabe disso. Você está respirando agora. É normal e estável. Mas quando você corre rápido ou sobe uma colina ou faz algum trabalho árduo, a respiração torna-se ofegante. Então, sabemos que estamos respirando ofegantes e nos tornamos cientes dela. Suponha que alguém tente estrangulá-lo, nesse caso, então, você percebe o que é respirar. Desse modo, você sabe que a respiração é a própria vida.

O amor tem duas fases: a primeira é emocional, sentimental, renunciatória. A segunda fase é a fase em que o amante enlouquece sem o Amado e é incapaz de suportar a agonia da separação. Então, para ele, Deus é a sua própria respiração. Ele não pode existir sem ele. A menos que, e até que, a União seja alcançada, o amante se sente como se estivesse sufocado. Tome o caso de um homem apaixonado por uma mulher muito bonita. Ele sempre sonha com ela e fica como um peixe fora da água. Temos lido tais histórias. Este é apenas o amor humano ordinário. Mas quando o presente do amor de Deus para o homem ocorre, não podemos sequer imaginar a infinidade da inquietação que aquele que foi presenteado com este amor sofre. No entanto, ele não mostra sinais de que está sofrendo as torturas do inferno devido a esse amor.

Você vai dizer que é decepcionante que apenas muito poucos obtenham tal presente de Deus. Eu tenho o poder de dar o dom do amor e da obediência a qualquer um e a todos. Vou dizer-vos amanhã, em cinco minutos como receber esse presente. Estou pronto para dar a cada indivíduo em existência. Chamei todos vocês aqui por esse motivo especial. Quem ousar receber este presente de mim, eu verei. Amanhã, em cinco minutos, você vai saber se você é digno de recebê-lo. É fácil de outorgar e receber o presente, mas ao mesmo tempo, é quase impossível. Amanhã, vou explicar em cinco minutos. Apenas esse tanto é de importância. Porém, frente à Realidade, toda essa explicação, esses discursos e assim por diante, caem em insignificância. Afinal, tudo isto é um sonho. Você experimenta tudo isso aqui, mas na verdade você está sonhando.

Por exemplo, suponha que Niranjan Singh esteja adormecido. Ele vê um sonho. Nesse sonho, ele vê este grupo hindu sentado diante de mim e eu discursando. Baba diz para Niranjan, "Acorde, isto é tudo um sonho!" Mas no sonho, Niranjan contradiz e questiona Baba, "Como é que isto pode ser um sonho quando vejo você e todos aqui reunidos com os meus próprios olhos?" Mas depois de algumas horas ele acorda, e então, ele vem a saber que era tudo realmente um sonho. Nesse sonho Baba tinha dito a ele que era um sonho, e agora ele descobre que realmente foi um sonho! Esse sonho de Niranjan foi um sonho em um sonho. Isto é um sonho, mas você não percebe isso! Você não está acordado. Tudo o que você experimenta aqui é um sonho. Assim que você acordar você vai descobrir que era um sonho, e este sonho inclui o Baba também.

Quando eu era garoto, eu gostava de ler a poesia de Hafiz. Agora eu eternamente experimento o que Hafiz disse. Agora que eu sou o amado. Era após era, eu venho no meio de vocês. Eu estou em tudo. O mundo aceitando isso ou não, eu sou a única realidade.
Agora, sobre este "eu". Qual é a diferença entre o seu "eu" e o meu "eu"? A pessoa pode compreender com o intelecto que ela é Deus, mas esse entendimento não lhe dará a convicção de que ela é Deus. E sem ter essa convicção, se ela diz que é Deus, então seria insinceridade - um pecado jamais perdoado por Deus. Neste contexto Hafiz disse:

"Sentia que tinha chegado às profundezas do oceano através da emoção, mas foi apenas a espuma que compreendi. "

Apenas Eu sou a Verdade. Sou o Antigo. Estou em cada um de vocês. O Eruch é o Eruch. Ele é Eruch e, por conseguinte, chama a si mesmo de Eruch. Da mesma forma, eu também não posso impedir-me de dizer que sou o Antigo, porque sou eu próprio. Se Eruch lesse 'God Speaks'(livro de Meher Baba), ele viria a saber que ele é Deus, mas este entendimento não daria a ele a experiência de ser Deus. Amanhã, vou lhes falar sobre amor e entrega. Você não deve pedir pelo bem-estar, saúde ou riqueza para sua família. Não pense que esta é uma boa oportunidade para você pedir minha bênção. Não esperem tais coisas. Se você vem com essa idéia, o pouco que você tem irá também desaparecer. Santos, walis e mahatmas estão aí para cumprir a sua vontade. Vá à eles para satisfazer os seus desejos. Mas se quiser a coisa real - tornar-se Deus - então eu tenho a chave. Deus é infinita realidade, enquanto que o cosmos é infinita ilusão. Mas ambos não são infinitos, no mesmo sentido. Deus é Um infinito e a ilusão é infinita em números. Deus é infinita Unidade e a ilusão é infinita dualidade. Deus sempre é. Tudo ao longo da ilusão não é. Com ilusão ou sem nenhuma ilusão, Deus permanece sem início e sem fim, enquanto que a ilusão tem um início na ilusão e também termina na ilusão. A infinita ilusão inclui um número infinito de sóis, estrelas, luas, planetas e mundos. O conjunto da criação vai evoluindo infinitamente na ilusão. Tomemos por exemplo a cabeça de um homem com inúmeros cabelos crescendo sobre o mesmo crânio. Quando todos os cabelos são raspados, o crescimento do cabelo não cessa; os cabelos reaparecem e cobrem a cabeça de novo. Mesmo quando a cabeça torna-se careca, é só os cabelos desaparecem; a cabeça continua sendo cabeça.
Em comparação com uma cabeça, os cabelos, apesar de inúmeros, têm quase que nenhum valor. Eles podem aparecer e desaparecer sem qualquer diferença para o valor da cabeça como tal. O valor atribuído aos cabelos é principalmente decorativo, como um meio de atração e como um chamariz de auto-satisfação. Do mesmo modo, a mente individual que gera infinitos pensamentos pode ser comparada com a cabeça individual que tem o crescimento de inúmeros cabelos. A mente do indivíduo é capaz de conter um número infinito de pensamentos emanados e absorvidos. Na verdade, toda a energia e toda a matéria, são só o resultado da própria mente.
Para compreender a total importância de Deus, que é a única realidade, vamos agora comparar-Lo com a mente, e deixar os cabelos na cabeça serem comparados com a criação. A ilustração de imediato sugere que, comparado com os cabelos na cabeça, a mente por si só é infinitamente preciosa. Da mesma forma, eu digo que Deus é infinitamente precioso quando comparado com o conjunto da criação, que não tem valor diferente do que o do cabelo - os cabelos que atraem e que criam auto-satisfação ilusória. É verdade, mas muito poucos pensam sobre isso! Mesmo alguns dos espiritualmente grandes não viram a mim. Sou tão infinito que eu mesmo acho difícil entender a minha própria infinitude, embora eu experimente que eu sou o único em todos - em toda parte. Sou um e estou em você também. Na realidade, não existe diferença. O que você é, eu sou, o que eu sou, você é. Mas enquanto estou sentado nesta cadeira, sou eternamente livre, e também, sou limitado em todos vocês. Por isso, digo que eu sou eternamente livre e eternamente limitado - eternamente em bem-aventurança, eternamente em agonia. Estamos falando de maneira leve sobre um assunto sério.