domingo, 22 de janeiro de 2023

Meher Baba - Sobre a Liberdade


 Ao longo das eras, a voz da humanidade tem se elevado em um grande clamor por liberdade. O amor e a busca pela liberdade são as principais características da humanidade, independente de raça, época, nacionalidade ou geografia. Mas, apesar do fato de a liberdade ter sido a palavra de ordem para a humanidade por tantos milhares de anos, há muito poucas pessoas que realmente entendem todas as implicações da verdadeira liberdade. Há muitos, porém, que lutam para alcançar uma liberdade relativa ditada por sua compreensão parcial da natureza e das condições da verdadeira liberdade. Assim, diferentes pessoas anseiam por diferentes tipos de liberdade de acordo com as diferentes coisas que acostumaram valorizar.

A liberdade relativa, que é a marca da liberdade geralmente envolvida, é buscada em todas as fases da vida e geralmente está relacionada ao tipo de existência que as pessoas desejam levar. Por exemplo, aqueles que se identificam com seu país trabalham instintivamente pela liberdade nacional ou política. Aqueles que são motivados por considerações econômicas lutam pela liberdade econômica. Aqueles que são inspirados por impulsos religiosos trabalham em prol da liberdade religiosa. Aqueles que defendem alguma ideologia sociológica ou cultural promovem a liberdade de movimento ou expressão.

A liberdade localizada que cresce a partir desses objetivos limitados é ilusória e só pode ser chamada de um estado contrastante no qual prevalece o reverso da situação desconfortável. É uma liberdade de ignorância na qual há, na melhor das hipóteses, paz e abundância transitórias e alívio e prazer passageiros.

Independentemente das amarras materiais boas ou más, a liberdade espiritual está sempre à mão, pronta para ser agarrada pelo homem. Isso é verdade porque a inerente liberdade espiritual da alma do homem é eterna, infinita e imutável, independentemente de ser experimentada com plena consciência humana ou não.

Poucos percebem que essa é a liberdade básica. Só ela pode dar o selo de verdadeiro valor aos diferentes tipos de liberdade relativa, pois, a longo prazo, todas se dissolvem nela. Mesmo quando as condições externas de uma vida livre forem completamente satisfeitas e garantidas, a mente do homem ainda estará em uma camisa de força se o homem falhar em ganhar a liberdade espiritual.

A liberdade relativa externa é inevitavelmente restringida pelo contato com outros indivíduos. Portanto, a liberdade externa está sujeita a redefinição e restrição dentro dos limites impostos pela vida grupal, comunitária e nacional. Inevitavelmente, os direitos nacionais, por sua vez, tornam-se sujeitos a julgamento ou reajustamento violento por causa da sobreposição de "direitos" de outras nações. O ajuste constante desses chamados direitos em todos os níveis é completamente incapaz de solução final dentro das esferas de interesse e princípios controladores que lhes são naturais. Consciente ou inconscientemente, os indivíduos, assim como as nações, devem recorrer a um conceito mais confiável de liberdade dentro do qual esses direitos possam ser resolvidos.

As liberdades nacionais, econômicas, religiosas e culturais são o reflexo da dualidade da existência. Eles existem apenas em graus variados, sujeitos a constantes ajustes discordantes. Mesmo quando conquistados por esforço persistente, eles não podem ser mantidos permanentemente porque as condições externas sobre as quais foram construídos estão sujeitas à deterioração.

Somente a liberdade espiritual é absoluta e ilimitada; quando conquistada por meio de esforço persistente, é conquistada para sempre. Pois, embora a liberdade espiritual possa se expressar e, de fato, se expresse na dualidade da existência, ela é fundamentada e sustentada pela realização da unidade inviolável de toda a vida.

Uma condição importante da liberdade espiritual é a liberdade de todo desejo. É o próprio querer que acorrenta a vida, anexando a ela as condições ambientais que satisfariam esse desejo. Se não há desejo, não há dependência e, portanto, não há limitação.

O indivíduo nunca alcança a verdadeira liberdade até que não seja mais empurrado ou puxado por qualquer compulsão interior. Quando ele tiver trabalhado em todos os desejos e os desgastado de forma tão completa que possa ser ou não ser - ter ou não ter - então ele estará livre. É aqui que os Mestres Perfeitos são indispensáveis para ajudar a aliviar esse fardo esmagador de tentar esgotar e descartar os desejos.


Quando a alma individualizada rompe a armadura de aço envolvente dos desejos, ela se emancipa de sua escravidão ilusória aos corpos, mente e ego. Essa é a liberdade espiritual que traz consigo a realização final da unidade de toda a vida e põe fim a todas as dúvidas e preocupações.

A experiência eterna e plenamente consciente da liberdade espiritual é o destino inevitável e final de toda a vida e de cada ser individual.

O método para abandonar o domínio que a dualidade exerce sobre a consciência não é simples. Quanto mais conforto e prazer estiverem disponíveis para o homem, menor será sua chance de um empurrão forte o suficiente para forçá-lo a desistir até mesmo da felicidade temporária de suas realizações. E, no entanto, ele deve eventualmente fazer isso (internamente) para trazer o foco total da consciência para suportar a experiência do eu ou alma eternamente inerente, com toda a sua liberdade feliz de existência real.

É por isso que Deus ama mais os chamados destituídos e desamparados. Quanto maior o desamparo, maior pode e deve ser a dependência de Deus para Sua ajuda, que está sempre mais pronta do que os sinceros e honestos desejos por ela. Quanto maiores as amarras, maiores as chances de alívio rápido e permanente por meio da experiência plenamente consciente da própria liberdade original e eterna do homem. A ilimitada e eterna liberdade espiritual do eu ou da alma existe eterna e infinitamente em todos e está igualmente disponível para todo homem e mulher, independentemente de classe, credo ou nacionalidade.

A liberdade espiritual pode transcender e transcende todos os fenômenos ilusórios da dualidade, porque a Unidade Divina é sempre a Unidade Divina, antes do começo sem começo e além do fim sem fim. Ao contrário, a ilusão de toda as amarras materiais é por completo sempre ilusão, e mesmo sua existência ilusória depende do jogo da eterna liberdade espiritual da alma.

É somente na liberdade espiritual que se pode ter felicidade duradoura e autoconhecimento desimpedido. É somente na liberdade espiritual que se encontra a suprema certeza da realização da verdade. É somente na liberdade espiritual que há um fim definitivo para a tristeza e a limitação. É somente na liberdade espiritual que se pode viver para todos e, ainda assim, permanecer desapegado no meio de toda atividade.

Qualquer outro tipo menor de liberdade é como uma casa construída na areia, e qualquer conquista menor

está cheio de medo da decadência. Não há dom maior do que a liberdade espiritual, e nenhuma tarefa mais importante do que ajudar os outros a encontrar a liberdade espiritual. Aqueles que compreenderam a suprema importância da liberdade espiritual não devem apenas lutar por ela, mas também compartilhar o dever dado por Deus de ajudar os outros a conquistá-la.

Independentemente de o homem ser rico ou pobre, altamente educado ou analfabeto, a única ajuda real é dar-lhe a esperança perfeita de que todos tenham uma oportunidade realmente igual de alcançar a liberdade eterna de todas as amarras.

Ajudar os outros a alcançar a liberdade espiritual é muito diferente de prestar outros tipos de ajuda. Para os famintos, pode-se fornecer comida e eles precisam apenas comê-la. Para os nus, pode-se providenciar roupas e eles só precisam vesti-las. Para os sem-teto, pode-se fornecer casas e eles precisam apenas morar nelas. Mas para aqueles que experimentam as agonias da escravidão humana, não há meios prontos de prover alívio imediato, exceto pela graça de Deus.

Como regra, a liberdade espiritual deve ser conquistada por meio de uma guerra vigilante e infalível contra o eu inferior e seus desejos. Aqueles que desejam ajudar a arcar com o fardo da causa da verdade têm não apenas a responsabilidade de atingir a meta para si mesmos, mas também de estender amor e compreensão aos outros em cada passo que derem em direção a essa conquista. Não há outra maneira de compartilhar seu fardo.

A verdadeira ajuda para alcançar a esperança perfeita de alcançar a liberdade espiritual só pode ser dada pelo Mestre Perfeito que alcançou com plena consciência a liberdade do eu e, ao mesmo tempo, continua plenamente consciente da ilusão da dualidade. Dele, ajuda verdadeira e grandiosa pode ser obtida, pois ele experimentou cem por cento da verdade da liberdade espiritual e está cem por cento confiante de que a verdade é real. Tal Mestre Perfeito pode aliviar a humanidade da "ignorância imediata", bem como aliviar o indivíduo da "ignorância contínua".

Mas a ajuda direta de um Mestre Perfeito raramente está disponível e, portanto, cada indivíduo deve ajudar os outros em todos os campos da vida ao máximo de sua capacidade. Primeiro, porém, ele deve tomar todas as precauções possíveis contra o desenvolvimento em si mesmo de um senso de obrigação, ou de obrigação no receptor. Isso é melhor alcançado por um sentimento de amor puro entre homem e homem.


Esse amor altruísta brota da profunda compreensão de que cada indivíduo, ao atingir a plena consciência humana, chegou ao mesmo limiar da infinita Unidade divina. Cada ser humano possui, portanto, uma oportunidade espiritual verdadeiramente igual para alcançar a unidade da liberdade espiritual, que é potencialmente tão completa em si mesmo quanto no outro.

Mesmo que a pessoa tenha tentado tomar todas as precauções para evitar qualquer senso de obrigação na ajuda que oferece, sem dúvida há todas as chances desse elemento entrar de alguma forma através do doador ou do receptor. Ainda assim, isso não deve ser motivo para hesitação em prestar qualquer alívio que se possa fornecer. Embora estender a ajuda aos outros esteja repleto do perigo de multiplicar indefinidamente a miséria tanto para o doador quanto para o receptor, o homem deve, no entanto, ajudar seu próximo com o mesmo cuidado com que atende às suas próprias necessidades.

Existem outras questões de grande importância na que diz respeito à prestação de ajuda a uma humanidade sofredora, tal como o alívio temporário versus o alívio permanente. Freqüentemente, uma escolha precisa deve ser feita. Quando é provável que o alívio imediato transforme um caso curável em incurável, ou que espalhe a infecção para outras pessoas, a insistência no alívio imediato e a recusa em tentar uma cura permanente são impensáveis.

Da mesma forma, não há valor real em ajudar se alguém roubando Pedro para pagar Paulo. Não adianta dar alívio de um lado criando miséria do outro.

A questão da piedade pelos sofredores e oprimidos também é discutível. Tais expressões de pena em si são uma expressão de ignorância, já que a própria pena é invariavelmente baseada na negação inconsciente da capacidade igual para a liberdade eterna do eu. Não há verdade no mito de que os bem alimentados, bem vestidos e bem-educados podem encontrar Deus melhor. Pelo contrário, os chamados ricos são comparativamente mais prejudicados pelo conforto fugaz e recursos mercuriais do que aqueles que se sentem acorrentados por suas necessidades materiais.

Visto que Deus ama mais os aflitos, enfatizar seu desamparo é agir na ignorância de seu verdadeiro estado de graça. Em vez de fazê-los pensar cada vez mais sobre seu desamparo, eles devem ser levados a se aproximarem cada vez mais de Deus.

Em vez de enfatizar as limitações de alguns homens, a ênfase deve ser colocada nas limitações de todos os homens. Em vez de enfatizar a necessidade de que "eu" ajude "você" ou "você" ajude a "mim", deveria ser "nós" ajudando "nós". Em vez de tornar a nós mesmos e aos outros uma mente desamparada, devemos nos tornar e ajudar os outros a se tornarem uma mente prestativa.

A diferença relativa entre homem e homem em recursos materiais ou dotes físicos se perde como um grão de poeira nos recursos infinitamente maiores do eu interior - o tesouro de todos. Deve ser incutido constantemente na humanidade que o verdadeiro direito inato de todo homem e mulher é alcançar sua própria liberdade original, que isso pode ser alcançado e que, mais cedo ou mais tarde, deve ser alcançado. Sem isso, não há escapatória duradoura dos problemas cotidianos da dualidade.

Os homens devem ser levados a entender claramente que sua vida atual é uma cadeia de conflito contínuo, que esta cadeia é composta de elos das experiências opostas de virtude e pecado, serviço e tirania, etc., e a cadeia nunca pode ser terminada permanentemente se a ignorância não for eliminada ao se alcançar a experiência eterna do Ser.

Exceto em casos de total desamparo físico, a melhor forma de ajudar é oferecer trabalho ao indivíduo e fazê-lo sentir que está apto para trabalhar. No entanto, mesmo essa ajuda é supérflua quando julgada do ponto de vista da espiritualidade. A verdadeira ajuda que pode ser prestada à humanidade é fazer o homem sentir sua divindade inerente e fazê-lo ver que o único propósito da vida é amar a Deus a fim de tornar-se um em plena consciência com Ele.

Nenhum sacrifício é grande demais para libertar o homem da escravidão espiritual e ajudá-lo a alcançar a liberdade espiritual. Somente ela pode trazer paz a todos, sustentada infalivelmente por um senso inatacável de companheirismo universal e cimentado por um amor inveterado por todos como expressões da mesma Realidade.