terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Mirabai (Poetiza indiana, sec. XVI) - Seis Poemas




O calor das lágrimas da meia noite



Escute, amigo, 
essa estrada é a abertura do coração;
beijar os pés Dele, 
vencer a resistência, 
lágrimas durante toda a noite.

Se pudéssemos alcançar o Senhor 
através de imersão em água 
eu teria pedido para ter 
nascido um peixe nesta vida.

Se pudéssemos alcança-Lo 
através de comer só nozes e frutas, 
então, certamente, os santos seriam macacos 
quando viessem ao mundo.

Se pudéssemos alcança-Lo 
ao ruminar alface e folhas secas, 
então as cabras chegariam 
primeiro do que nós ao Sagrado.

Se a adoração de estátuas de pedra 
pudesse nos trazer até lá, 
eu teria adorado uma montanha de granito anos atrás.

Mirabai diz: 

o calor das lágrimas da meia noite irá levá-lo a Deus.

_________________________________________


Escrevo sobre aquela jornada 



Lembro de como minha mãe me segurava
Eu olhava para ela e às vezes via lágrimas derramando.

Agora entendo o que acontecia nessas ocasiões.

O amor é uma força tão poderosa que 
rompeu a gaiola e por um momento abençoado 
ela desaparecia de tudo.

Todas as ações evoluíram do nosso gosto por voar, 
a esperança pela liberdade move nossa células e membros.

Inapta a viver na terra, Mira, 
se aventura sozinha no céu - 
escrevo sobre essa jornada 
de se tornar tão livre quanto Deus.

Não esqueça do amor, 
ele trará toda a loucura que você precisa 
pra desatar-se através do universo .


______________________________________________




Desperto para o nome


Nascer num corpo humano é uma raridade, 
não jogue fora a recompensa 
pelas suas boas ações do passado.

A vida passa num instante: 
a folha não volta para o galho.

O oceano do renascimento 
varre a todos os seres duramente, 
puxa-os para suas implacáveis correntes 
frias e ferozes.

Giridhara, Seu nome é o bote, 
a única passagem segura disponível.

Leve-me rapidamente.

Todos os seres despertos viajam com Mira, 
cantando o nome.

Ele diz com eles: 
levante, pare de dormir! 
os dias de uma vida são curtos.

Dou sem medo meu coração ao Amado: 
assim como o brilho vai para dentro do ouro, 
eu fui para dentro Dele.

Por muitas vidas escutei apenas a música externa. 
Porém agora, o professor sussurrou em meus ouvidos 
e as amarras familiares foram enfraquecidas. 
Mira encontrou a Energia que ergue montanhas. 
Essa boa sorte agora é meu Lar.



_______________________________________________



Seu olhar de luz



De repente, a visão. 
Seu olhar de luz aquieta tudo, 

aquieta tudo, 
o pote de coalhada cai ao chão. 

Pais, irmãos, todos chamam de colapso. 
Tire isso do seu coração, 
eles dizem,
Você perdeu seu caminho. 

Mira diz:

Quem além de Ti 
pode ver no escuro de um coração?



_______________________________________________



Mira sabe o porquê



A Terra olhou para Ele e começou a dançar. 
Mira sabe o porquê, 
pois sua alma também está apaixonada.

Se você não puder representar Deus 
de uma maneira que sempre lhe fortaleça, 
você precisa ler mais dos meus poemas.

_______________________________________________



Inquebrável



Inquebrável, Senhor
É o amor que me une a Ti:
Ele quebra o martelo que tenta golpear-lhe.

Meu coração dirige-se a Ti
Como o brilho emana do ouro.
Vivo em Ti Como o lótus vive na água.

Como o pássaro que contempla
o percurso da Lua a noite toda,
Perdi a mim mesma habitando em Ti.

Retorne, meu Amado

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns pela determinação e força de vontade em manter o blog atualizado. E o fato de virmos aqui novamente coincide com a nossa determinação de nos firmarmos em definitivo neste trabalho de conhecimento do mundo interior.

Considero este o melhor o local com o melhor conteúdo, porque variado e mais rico, para os buscadores.

Recomendo a leitura de São Hesiquio, que para mim é o Ramana Maharshi do ocidente. Leiam e verão pq...

Bom, mas neste blog não dá para dizer: "este texto é melhor que aquele"

Grato tbm por traduzir Meher Baba e muitos outros, como os Santos iogues católicos e os poetas sufis.

Este blog sempre será como um dicionário, um manancial inesgotável de conhecimento e diretrizes para todo e qquer buscador.

Que o poder e amor de Deus continue se manifestando por vc, Ricardo.

Muito obrigado.

Ander disse...

Maravilha de poemas. Keep going.

Ricardo Melito disse...

Obrigado, querido!! Sua participação é muito importante pra mim. Vou continuar sim com certeza!

Ricardo Melito disse...

Nossa, que palavras lindas!! Eu que agradeço, de coração!
Ler essa mensagem é um incentivo maravilhoso para continuar esse trabalho.

Anônimo disse...

Ricardo, você é suma importância para o buscador. Aprendi a ler seu conteúdo que me faz refletir e me encontrar cada vez mais. Parabéns! Que o nosso Deus todo poderoso continue a lhe iluminar