Que ninguém pense, meus queridos Cristãos, que apenas os
monges e os padres precisam orar sem cessar e que os leigos não. De modo algum,
não: todo Cristão sem exceção deve residir sempre na oração. Gregório, o
Teólogo, ensina a todos os Cristãos que o Nome de Deus deve ser lembrado em
oração tão frequentemente quanto inalamos o ar.
Quando o Apóstolo nos ordena: “Orai sem cessar” (1 Thess v.
17), ele quer dizer que devemos orar internamente com nossa mente; e isso é
algo que podemos fazer sempre. Pois quando estamos engajados em algum trabalho
manual, quando andamos ou estamos sentados, quando comemos ou quando bebemos, internamente
podemos sempre orar e praticar a prece interior da mente, a verdadeira oração
que agrada a Deus. Vamos, portanto, trabalhar com nossos corpos e orar com
nossa alma. Que nosso homem exterior realize o trabalho físico e nosso homem
interior esteja concentrado total e completamente no serviço de Deus e que nunca
enfraqueçamos o trabalho espiritual da oração interior. Isso é também ordenado
por Jesus, o Deus-homem, quando Ele diz no Santo Evangelho: “Tu, porém, quando
orardes, entra no teu quarto e, fechando tua porta, ora a teu Pai, que vê em
segredo” (Mat. 6:6). O quarto da alma é o corpo, as postas são os cinco
sentidos. A alma entra no seu quarto quando a mente não vagueia aqui e ali
sobre as coisas mundanas, mas permanece dentro do nosso coração. Nossos
sentidos são fechados e permanecem assim quando não permitimos que eles se apeguem
a coisas visíveis e externas, dessa forma nossa mente fica livre de todo apego
mundano e através de sua oração secreta e interna é unida a Deus nosso Pai.
Você se lembra da afirmação de São Paulo: “nosso corpo é o templo de Espírito Santo dentro de nós” (1Cor.6:9) e: “somos a casa de Deus” (Ref. Heb.3:6), como o próprio Deus confirma quando diz: “Eu habitarei e caminharei neles e serei Seu Deus”(2Cor. 6:16). Portanto, uma vez que o corpo é a morada de Deus, que pessoa sã iria se opor a manter seu intelecto nele? E como foi que de início Deus estabeleceu o intelecto no corpo? Ele fez isso de maneira errada?
Quando lutamos com uma sobriedade diligente para guardar vigília sobre nossas faculdades racionais, para controlar e corrigi-las, de que maneira podemos ter êxito nessa tarefa a não ser ao coletar nossa mente que está dispersa por aí através dos sentidos e trazê-la de volta para o mundo interno, para o próprio coração, que é o armazém de todos os pensamentos?
Quando a oração de Jesus está ausente, somos atacados por todas as sortes de coisas danosas, não sobrando espaço para nenhuma coisa boa na alma. Mas quando nosso Senhor está presente na oração, tudo o que é estrangeiro é banido.
‘Fica atento a ti mesmo’, disse Moisés (Deut.15:9) – isto é,
à totalidade de ti mesmo, não apenas a poucas coisas que pertencem a você,
negligenciando o resto. De que maneira? Indubitavelmente, com o intelecto.
Esteja em guarda, portanto, vigiando sua alma e seu corpo, pois assim você
prontamente irá se livrar das paixões malignas do corpo e da alma. Desse modo,
assuma o controle sobre si, fique atento a si mesmo, analise-se minuciosamente,
ou melhor, guarde, observe e teste a si mesmo, pois dessa maneira você irá subjugar
seu ser rebelde e não regenerado ao Espírito, e assim jamais haverá ‘alguma
iniquidade em seu coração’ (Deut.15:9). Se, por acaso, o Pregador (o espírito
que governa os demônios e paixões do mal) se erguer contra você, não deserte
seu posto (ref. Ecl.10:4) – ou seja, não deixe nenhuma parte da sua alma ou do
seu corpo sem ser vigiada. Dessa forma você dominará os espíritos do mal que lhe
assaltam e irá audaciosamente apresentar-se Àquele que examina os corações e as
mentes (ref. Sal.7:9) e Ele não irá examiná-lo minuciosamente porque você já o
fez. Como disse São Paulo: ‘Se examinássemos a nós mesmos, não seríamos
julgados’ (1Cor.11:31).
Então você experimentará a bênção que Davi experimentou e
dirá para Deus: ‘A escuridão não será escuridão junto a Ti, e a noite será clara
como o dia para mim, pois tomaste posse de minha mente’ (Sal.139:12:13). É como
se Davi estivesse dizendo que Deus não apenas tornou-se o único objeto de
desejo de sua alma, mas também que qualquer fagulha desse desejo em seu corpo
retornou para a alma que produziu esse desejo, e através da alma elevou-se a
Deus, juntando e unindo-se a Ele. Pois da mesma forma que aqueles que se unem aos
prazeres perecíveis dos sentidos expandem todos os desejos da alma ao
satisfazerem suas propensões carnais, assim tornando-se tão completamente materialistas
que o Espirito de Deus não pode habitar neles (ref.Gen.6:3), também, no caso
daqueles que elevaram o intelecto a Deus e que através do anseio divino
anexaram sua alma a Ele, a carne também é transformada, é exaltada juntamente
com a alma e comunga com a alma no Divino tornando-se posse e morada de Deus, não
abrigando mais nenhum inimigo Dele ou quaisquer desejos que sejam contrários ao
Espírito (ref.Gal.5:17).
2 comentários:
Obrigada!
Excelente.
Compreende-se claramente que o caminho é voltar-se para dentro de si, lugar sagrado. Nesses tempos inquietos o melhor local para se estar é no interior do Ser.
Saudações.
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