segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Philokalia - São Simeão o Novo Teólogo (séc. X)

Nenhum homem que se considere sábio, por ter estudado todas as ciências e ser letrado em sabedoria externa, jamais penetrará os mistérios de Deus ou os verá, a menos que primeiro se torne humilde e tolo em seu coração, repudiando a sua própria opinião juntamente com o que adquiriu em sua aprendizagem. Um homem que age assim, e segue com destemida fé aqueles que são sábios nas coisas divinas, é guiado por eles e com eles entra na cidade do Deus vivo, e, ensinado e iluminado pelo Espírito Santo, vê e sabe coisas que nenhuma outra pessoa pode ver ou saber. Assim, ele passa a ser ensinado de Deus.

Os alunos de sábios deste mundo consideram aqueles ensinados de Deus tolos, enquanto que são eles que são verdadeiramente insensatos, uma vez que são formados apenas em sabedoria externa e distorcida; são aqueles que, de acordo com o divino apóstolo, "Deus fez insensatos" (Cor. I-20), e sobre os quais é dito: "Sua sabedoria não descendeu do alto, mas é terrena, sensual e diabólica"(III-15). Estando fora do compasso da luz divina, essas pessoas não podem ver os milagres que ela contém, e consideram como iludidos aqueles que, residindo nesta luz, vêem e ensinam o que vêem. Mas, na realidade, são eles os iludidos, que nunca experimentaram as bênçãos divinas.

Mesmo agora, vivem entre nós homens que estão livres das paixões, santificados e preenchidos com a Luz Divina. Pessoas que têm mortificado seus membros terrenos, limpamdo-os de todas as impurezas e luxúrias apaixonadas, nelas não apenas os pensamentos de más ações nunca entram em sua mente, como também não permitem interferências no seu estado “sem paixões” quando os outros incitam-lhes ao mal. Mesmo aqueles que os tratam com desprezo, e que se recusam a acreditar quando os escutam ensinar sobre as coisas divinas na sabedoria do Espírito, teriam-nos reconhecido, se tivessem entendido as palavras divinas que estudam e cantam diariamente. Pois, se eles conhecessem perfeitamente as Divinas escrituras, acreditariam nas bênçãos prometidas e concedidas por Deus. Mas uma vez que eles não participam dessas bênçãos, devido à sua opinião própria e auto-negligência, eles condenam e desconfiam daqueles a quem têm sido concedidas participação nas bênçãos e ensinam-lhes a respeito delas.

A única razão pela qual os homens repletos da graça divina e perfeitos em conhecimento e sabedoria superior, desejam sair para o mundo afim de conhecer pessoas que ali vivem, é direcionar os homens para as boas obras, lembrando-lhes os mandamentos divinos, dando-lhes assim, uma oportunidade de ganhar uma certa recompensa; se, naturalmente, eles escutarem, ouvirem e se convencerem.

Não sendo guiados pelo Espírito de Deus, caminham no escuro, não sabendo para onde vão, ou se vão ou não vão progredir em praticar um ou outro mandamento, portanto, os homens que vivem em graça vêm a eles com lembretes, desejando ajudá-los e esperando que um dia eles aceitem o verdadeiro ensinamento do Espírito Santo, que irá erguê-los da opinião própria que os possui, e, ouvindo sinceramente a vontade de Deus, sem hipocrisia ou orgulho próprio, irão se arrepender, a fim de obedece-Lo e, desta forma, tornando-se participantes em alguns dons espirituais. Se um homem santo, falha em obter resultados com os leigos que ele visita, então, lamentando sobre a cegueira e dureza de seus corações, ele volta para sua cela e reza dia e noite para salvação deles. Para o homem que está constantemente com Deus, e está preenchido com todas as bênçãos, não pode haver outra preocupação.

Nenhum comentário: