quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tukaram - A Onipotência de Deus

Todas as coisas dependem de Deus. Com Seu grande poder, o que Ele não pode fazer? De fato, Deus é o movedor Universal. Ele move o corpo e também o universo. Quem faz esse corpo mover-se? Quem pode nos fazer falar exceto o próprio Deus? É apenas Deus que pode nos fazer ouvir ou ver. Apenas Ele pode manter a mente em seu egoismo. Ele é quem pode fazer até mesmo a folha de uma árvore mover-se. Deus preencheu o Todo por dentro e por fora. O que pode estar faltando a Ele em Sua presença universal?

A tarefa do homem é apenas repousar em Deus e levar a cabo seu trabalho sem pedir nada Dele. Deixe o corpo ser entregue a Deus e Ele fará como deseja. Ele é o suporte do mundo todo e trará a coisa apropriada no momento apropriado. Nessa fé devemos nos fortalecer. Não deveríamos ter nenhuma outra crença além dessa. Deus é todo poderoso e pode realmente alcançar qualquer coisa. Por que deveria um homem se importar com qualquer coisa que seja? Aquele que permeia o universo e dirige a vontade, o que Ele não pode realizar?

O pouco poder que Tukaram tem deve-se a Deus. Não me louvem por achar que possuo poder, não é meu poder mas o poder de Deus. Por que me fadar atribuindo poder a mim? O boneco não pode agir na ausência do bonequeiro. Poderiam os macacos terem feito as pedras nadarem no oceano, na ausência de Deus? É Deus que é o único movedor. Todo resto é inanimado em comparação, e Deus usa-o para Seus propósitos.

Nenhum comentário: