quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Philokalia - Nicephorus o solitário - Atenção

Pergunta: Sabemos por meio de provas anteriores, dos esforços praticados pelos padres queridos de Deus, de que existe um certo fazer que aceleradamente liberta a alma das paixões e através do amor, une-a a Deus; tal obra é necessária para todos que guerreiam por Cristo. Todas nossas dúvidas estão sanadas a esse respeito e estamos firmemente convencidos disso. Mas pedimos que nos ensine o que é atenção da mente e como nos tornarmos dignos de adquiri-la, pois esse trabalho é totalmente desconhecido por nós.


Nicephorus: Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo que disse: “Sem mim, nada podeis fazer.” (João xv. 5) Tendo chamado-O para me ajudar e auxiliar, tentarei até onde posso mostrar-lhe o que é atenção e como, com a vontade de Deus, conseguimos adquiri-la.

Alguns dos santos nomearam a atenção como guardar a mente, outros, guardar o coração, outros ainda, de sobriedade, outros, silêncio mental e outros novamente, com nomes diferentes. Mas todos esses nomes significam a mesma coisa. Assim como podemos dizer do pão: um pedaço, uma fatia, uma parte, também é assim nesse caso. Quanto ao que a atenção é, e quais são seus traços característicos, você aprenderá imediatamente.

Atenção é um sinal de sincero arrependimento. Atenção é o apelo da alma para si mesma, aversão pelo mundo e ascensão na direção de Deus. Atenção é renúncia do pecado e aquisição de virtude. Atenção é uma indubitável certeza da remissão dos pecados. Atenção é o começo da contemplação, ou melhor, sua condição necessária: pois, através da atenção, Deus aproxima-Se e revela-Se à mente. Atenção é serenidade da mente, ou melhor, é ela permanecer firmemente plantada e não vagar, através do presente da misericórdia de Deus. Atenção significa cortar os pensamentos, ela é a morada da lembrança de Deus e a tesouraria do poder para aguentar tudo o que possa vir. Portanto, a atenção é a origem da fé, da esperança e do amor, uma vez que aquele que não tem fé não pode suportar as aflições vindas de fora e aquele que não as sofre de bom grado, não pode dizer: 'Ele é meu refúgio e minha fortaleza' (Salmo xci 2) e aquele que não tem o Todo Poderoso como seu refúgio não pode ser realmente sincero em seu amor por Ele.

Essa mais grandiosa de todas as obras pode ser obtida por muitos, ou mesmo por todos, principalmente se forem ensinados, trabalhando em coação interna e no calor de sua fé. Mas o que é raro não é a lei. Portanto, é necessário buscar um professor que não esteja no erro, para seguir suas instruções e assim aprender a distinguir, na questão da atenção, defeitos e excessos da direita e da esquerda, encorajados através da sugestão diabólica. Dos próprios sofrimentos da tentação dele ele explicará para nós o que for necessário e irá nos mostrar corretamente aquele caminho mental que podemos então seguir com menos impedimentos. Se não há nenhum professor do tipo em vista, deve-se procurar por um, com todo esforço. Mas se, mesmo após tal procura, ele não for encontrado, então, com um espírito contrito, clamando a Deus com lágrimas e orando para Ele assiduamente e com humildade, faça o que eu lhe digo.

Você sabe que nossa respiração consiste na inspiração e expiração do ar. O orgão que serve para isso são os pulmões, que ficam em volta do coração, de modo que o ar passando através deles envolve o coração. Portanto, a respiração é um caminho natural para o coração. E então, tendo coletado sua mente dentro de você, conduza-a para o canal da respiração através do qual o ar atinge o coração e, junto com esse ar inalado, force sua mente a descer no coração e permanecer ali. Acostume-a, irmão, a não sair do coração tão logo, pois no início, ela se sente muito sozinha naquela reclusão e aprisionamento internos. Mas quando se acostuma com isso, ela começa, pelo contrário, a não gostar de suas voltas sem rumo para fora, pois não é mais desagradável e aborrecido para ela ficar dentro. Assim como um homem que esteve longe de casa, quando retorna fica repleto de alegria ao ver novamente seus filhos e sua esposa, abraça-os e não pode falar muito com eles, pois a mente, quando se une ao coração, é preenchida com deleite e alegria indizíveis. Do mesmo modo, um homem vê que o reino de Deus está realmente dentro de nós; e vendo-o agora em si mesmo, luta com prece pura para manter a mente e fortalecê-la ali, e considera todo o externo como indigno de atenção e totalmente não atraente.

Quando então você entrar no lugar do coração, como eu lhe mostrei, dê graças a Deus e, glorifique Sua piedade, mantenha-se sempre nesse esforço e ele irá lhe ensinar coisas que de nenhuma outra maneira você jamais aprenderia. Ademais, você deveria saber que quando sua mente torna-se firmemente estabelecida no coração, ela não deve ficar lá indolente e silenciosa, mas ela deve constantemente repetir a oração: 'Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tenha piedade de mim!' e nunca parar. Essa prática, guardando a mente de sonhos, torna-a elusiva e impenetrável às sugestões do inimigo e todos os dias conduz-lhe cada vez mais ao amor e ao anseio por Deus.

Se, entretanto, a despeito de seus esforços, você não tiver êxito em entrar no reino do coração como descrevi, faça o que agora eu lhe digo e, com a ajuda de Deus, você encontrará o que busca. Você sabe que em todo homem a conversa interna está no peito. Pois, quando nossos lábios estão silenciosos, é no peito que falamos e discursamos com nós mesmos, rezamos, cantamos salmos e fazemos outras coisas. Assim, tendo banido todos os pensamentos dessa conversa interior (pois você pode fazer isso se quiser), dê a ele a seguinte oração: 'Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tenha piedade de mim!' - e force, ao invés de todos os outros pensamentos, ter apenas esse constante clamor internamente. Se você continuar a fazer isso constantemente, com toda a sua atenção, então com o tempo isso irá abrir para você o caminho para o coração que eu descrevi. Não há dúvida a esse respeito, pois nós mesmos provamos isso por experiência.

Se você fizer isso com forte desejo e atenção, cheio de doçura, toda uma tropa de virtudes virá a você: o amor, a alegria, a paz e outras, através das quais, depois, cada petição sua será atendida em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor, com quem, com o Pai e o Espírito Santo, estão a glória e o poder, a honra e a adoração, agora e para sempre. Amém.

Nenhum comentário: