sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hafiz - Poemas Místicos

Espero que você não processe este velho homem

Não tenho

Nada a dizer,

Pois Deus empunhou sua afiada faca

E me esburacou

Completamente.


Mesmo assim vem um vento misterioso

E move o invisível.


Eu adentro sua alma.

Sua beleza, peregrino querido, me alarma,

Faz escorregar os pés do meu espírito

De encontro a uma das cordas do alaúde em

Seu coração.
.
Então Hafiz apenas traduz

Os clamores de seu amor

Como se eles fossem minhas próprias palavras.

Espero que você não processe este

Velho homem embriagado por isso.

______________________________________

Um amante fiel


A lua visitou-me a noite passada

Com uma doce pergunta.

Ela disse:


“O sol tem sido meu fiel amante

Por milhões de anos.


Quando quer que eu ofereça meu corpo a ele

Luz brilhante se despeja do seu coração.

Milhares de pessoas notam então minha alegria

E deleitam-se apontando para

Minha beleza.


Hafiz,

É verdade que o nosso destino

É tornarmo-nos a própria

luz?”

E eu respondi,


Querida lua,

Agora que seu amor está amadurecendo,

Precisamos nos sentar juntos

Assim pertinho com mais frequência


Para que eu possa lhe instruir

Como tornar-se

Quem você

É!

____________________________________________

Eu vi dois pássaros


Nossas bocas podem ambas

Se encaixar nessa flauta que carrego.


Minha música vai soar

Tão mais doce desse jeito

Com seu sopro e meu sopro

Empurrando um ao outro nas fissuras

E se beijando.


Eu vi dois pássaros num galho essa manhã

Rindo com o sol.


Eles me lembraram como

um dia iremos existir.


Meu querido,

Continue pensando em Deus,

Continue pensando no Amado

E em breve nosso ninho será

Todo o firmamento.

Esqueça todos os seus desejos pela verdade,

Já fomos bem além disso,

Pois agora é apenas

Pura necessidade.


Nossos corações estão destinados a cantar.

Nossas almas a tocar e beijar

Essa flauta sagrada que Deus carrega.

Nenhum comentário: