segunda-feira, 18 de maio de 2009

G. I. Gurdjieff - Um livro muito interessante ...



França, 21 de outubro de 1943

Pergunta: Senhor, perguntei-lhe na última quinta-feira, se havia uma maneira de desenvolver atenção, você disse que a atenção era medida de acordo com o grau em que a pessoa lembra de si mesma. Você me disse para olhar especialmente em mim mesmo. Eu perguntei sobre isso porque eu não estava conseguindo colocar minha atenção na leitura dos “Relatos de Belzebu a seu neto”. Durante essa semana eu entendi que atenção era o que eu sou. De acordo com os 'eu's que ocorriam, haviam diferentes atenções. Eu gostaria de perguntar se para desenvolver atenção existe apenas o método do “eu sou” ou se há outros métodos especiais.

Gurdjieff: Uma coisa eu posso lhe falar. Métodos não existem. Eu não conheço nenhum. Mas posso explicar agora tudo de maneira simples. Por exemplo, no Belzebu, eu sei, há tudo o que uma pessoa deve saber. É um livro muito interessante. Todas as coisas estão lá. Tudo o que existe, tudo o que existiu, tudo o que pode existir. O começo, o fim, todos os segredos da criação do mundo, tudo está lá. Mas a pessoa deve entender, e entender depende da individualidade da pessoa. Quanto mais o homem for instruído de uma determinada maneira, mais ele poderá ver. Subjetivamente, todos estão aptos a entender de acordo com o estágio que ocupam, pois ele é um livro objetivo, e todos devem entender algo nele. Uma pessoa entende uma parte, outra entende mil vezes mais. Agora, encontre uma maneira de colocar sua atenção em entender tudo de Belzebu. Essa será sua tarefa, e é uma boa maneira de fixar atenção real. Se você puder colocar atenção real no Belzebu, você poderá ter uma atenção real na vida. Vocês não sabiam desse segredo. No Belzebu há tudo, eu disse isso - até mesmo como fazer uma omelete, dentre outras coisas, é explicado - e ao mesmo tempo não há uma palavra em Belzebu sobre culinária. Portanto, coloque sua atenção sobre Belzebu, outra atenção além dessa a que você está acostumado, e você ficará apto a ter a mesma atenção na vida.

3 comentários:

vrs1943 disse...

Queria encontrar esse livro on line em portugues ou para baixar! caso tenha uma fonte por favor entre em contato , Obrigado!

Ricardo Melito disse...

on line em português só tem para comprar mesmo. Em pdf tenho ele em Inglês, se quiser te envio. Abraço!

vrs1943 disse...

traduz e coloca na net? hauhaua... terei que comprar mesmo, vlw...