terça-feira, 26 de setembro de 2023

Walter Russell - O Segredo da Luz (parte 2)

 


A ASCENSÃO DO HOMEM DA ESCURIDÃO À LUZ é o jogo sempre repetitivo do homem nos planetas dos sóis.

Quando toda a humanidade tiver encontrado a Luz, a peça terminará. Da mesma forma, este planeta será concluído como uma morada para o homem. Ele será então lançado em sua órbita sempre em expansão, enquanto Vênus está gradualmente sendo colocado no lugar para se tornar o palco para a próxima repetição da ASCENSÃO DO HOMEM neste sistema solar.

Nós, atores da peça, devemos, portanto, nos contentar com as falas da peça reveladas a cada um de nós na Luz. Devemos, da mesma forma, estar sempre alegres com a nossa transformação contínua, à medida que cada um de nós aprende a sua parte, linha por linha, para melhor cumpri-la dignamente.

Todas as partes da peça são experiências que se tornam a ação da peça. Todas as experiências do homem fazem parte do seu desenvolvimento. Cada experiência é uma parte de sua jornada das trevas para a Luz. Todas as experiências são passos nessa jornada até o topo da sua montanha de glória. Todas as experiências, portanto, são boas experiências.

Não há nada além de BOM. Não existe mal. Não há nada além de VIDA. Não há morte.

"Eu sou o Único, o TODO.

"Glória a Mim, Aquele que sou, pois sou TODO, e nenhum outro é. "Eu, o Assexuado, sou a Unidade.

“Tu és o que eu sou, pois tu és Eu; tu és o Todo.

“Glorifica a ti mesmo, pois ao fazer isso você está Me glorificando.

"Eu, o Todo Uno, sou a Mente conhecedora. Existo para pensar. Todo pensamento é Luz do Meu conhecimento, mas Meu pensamento não sou Eu.

"Eu sou o Criador, criando com o Meu pensamento.

"Da Minha Luz de conhecimento nascem Minhas duas luzes de pensamento como pares sexuados de opostos para repetição como pares sexuados de opostos.

“Pensar é criar. Eu crio com Luz. Nada existe que não seja Luz.

"Eu penso na ideia. A luz registra Minha ideia nas duas luzes sexuadas do Meu pensamento, e a forma nasce à imagem do Meu pensamento.

"A forma não existe, nem Minhas imaginações. Essas não existem, pois não sou Eu. Somente Eu existo; Eu, o TODO.

“Eu crio minha imagem corporal com a inspiração do Meu universo pulsante que é Meu. “Meu universo é Minha imagem; mas minha imagem não sou eu.

"Todas as coisas são Minha imagem, mas não sou eu, embora eu esteja nelas e elas em Mim." --- Da Divina Ilíada



Capítulo II

CRIADOR E CRIAÇÃO

Deus, o Criador, é tudo o que EXISTE; tudo o que É.

O universo criador de matéria em movimento de Deus parece existir. Para os nossos sentidos, ele desaparece sequencialmente, para reaparecer. Não tem realidade. Apenas simula a realidade através da ilusão de luzes bidirecionais projetadas em movimento.

Deus, o Criador, é o Ser Único, a Pessoa Única, a Mente Única, o Pensador Único, o Eu Único, a Vida Única, a Alma Única, o Poder Único, a Realidade Única.

A Criação de Deus é a forma padronizada da imaginação de Deus, construída à Sua imagem. É o corpo de Deus, o registro de Seu pensamento, criado por Ele para expressar a Unidade de Vida, Amor, Mente, Alma e Poder que está somente Nele.

A ÚNICA LUZ

Deus é Luz. Deus é a Mente Universal. Mente é Luz. A mente sabe.

A mente pensa o que sabe. A mente pensa em duas luzes opostas, projetadas simultaneamente a partir de sua Fonte de Luz branca centralizada e repetida sequencialmente em ciclos.

O pensamento e a imaginação de Deus são qualidades do conhecimento de Deus. A Mente conhecedora de Deus é atemporal e imóvel. Assim também o pensamento e a imaginação de Deus são atemporais e imóveis. Da mesma forma, o pensamento e a imaginação do homem são tão atemporais e imóveis quanto o seu conhecimento.

A quietude nunca pode ser movimento ou tornar-se movimento, mas pode parecer que é. O movimento apenas parece, mas a quietude sempre existe. O equilíbrio universal nunca pode ser outro senão o seu próprio equilíbrio, mas pode parecer que é. A ilusão que é movimento surge da quietude e retorna à quietude. Este é um universo de descanso. Não há nada além de descanso no universo.

A Mente conhece a sua Ideia Única de Criação como Um Todo.

A mente pensa a sua ideia de Um Todo em partes aparentes. Daí a ilusão de movimento que chamamos de Criação, e a ilusão de substância que chamamos de matéria.

Matéria, movimento, tempo, mudança, dimensão e substância não existem. Somente a Luz da Mente conhecedora existe.

Existe apenas uma mente e um pensador

A Luz Única da Mente conhecedora é o Eu de Deus. É o Eu Universal que centraliza todos os corpos onipresentes e autocriadores dos Eus Divinos. Este universo autocriado é o corpo de Deus imaginado pela Mente e o registro do pensamento de Deus.

Podemos CONHECER a Deus. Não podemos CONHECER Seu corpo, mas podemos vê-lo. Da mesma forma podemos CONHECER o homem. Não podemos CONHECER O CORPO DO HOMEM, MAS PODEMOS vê-LO. O que Deus é o homem é, Deus e o homem são UM.



NOSSA APARENTE DUALIDADE

Aparentemente vivemos em dois universos; o universo ainda cósmico da Mente do CONHECIMENTO e o universo de ondas rítmicas dos pensamentos da Mente em movimento do SENTIR.

Não podemos sentir o universo cósmico do Conhecimento de Deus, nem podemos conhecer o universo das ondas de pensamento do pensamento de Deus.

O universo da Mente cósmica da Luz Única do onisciente é tudo o que existe. O universo vibrante das ondas de pensamento da sensação apenas parece.

A LUZ CÓSMICA DE DEUS

A Luz imóvel única de Deus é a Luz cósmica que zela por todas as coisas criadas em incontáveis pontos localizáveis pelo homem, mas invisíveis para o homem.

Os sentidos do homem o levaram a acreditar numa força chamada magnetismo, que atrai agulhas de bússolas e levanta toneladas de aço. Esses fenômenos de movimento são devidos à eletricidade e não ao magnetismo. A Luz cósmica está absolutamente imóvel. Não atrai nem repele.

Precisamos agora compreender a natureza e o propósito dos “pólos magnéticos” dos sóis, dos planetas e de todas as outras extensões móveis da Luz Única. Da mesma forma, precisamos conhecer a natureza e o propósito dos dois trabalhadores eléctricos que entrelaçam essa miragem de luz de movimento aparente e a dissolvem sequencialmente para a reconstrução. Isso dará ao homem uma base de conhecimento que lhe permitirá ver por trás das ilusões que enganam os seus sentidos.

Chegou o momento na história da jornada do homem, desde a selva material até o topo da montanha espiritual, em que é imperativo que ele viva cada vez mais no universo da Luz cósmica do conhecimento, e menos no universo das ondas elétricas da sensação.

O homem deve saber que o seu poder reside na quietude do seu eu centralizado e não no movimento por meio do qual ele manifesta essa quietude. Ele deve saber que o seu Eu é Deus nele. Ele também deve conhecer gradualmente a consciência que surge nele da Luz cósmica de Deus, pois com ela vem a consciência de seu propósito em manifestar a Luz e o poder para manifestá-la.

O homem deve agora conhecer o universo de Deus pelo que ele é, em vez do que seus sentidos o fizeram acreditar que fosse.


Além disso, ele deve saber que este universo em constante criação que lhe parece tão real é apenas um cinema cósmico, concebido pelo Mestre Dramaturgo. É apenas um filme de CAUSA E EFEITO, projetado eletricamente, com luz colorida e espectro e ondas sonoras, lançado na tela preta do espaço e do tempo imaginados.

A CAUSA é real. O EFEITO é apenas uma simulação da realidade. O Eu do homem é a causa. Seu corpo autocriado é efeito.

O universo de Luz magnética de Deus é estático.

O universo de ondas elétricas perpetuamente criado por Deus, formado por duas luzes em movimento, é dinâmico. Ele se move para sempre. As duas luzes em movimento são projetadas uma através da outra a partir da Luz estática para criar a ilusão da ideia que elas apenas manifestam. A ilusão que manifesta a ideia da Criação através do movimento aparente não é a ideia que se manifesta aparentemente.

A criação é o produto do conhecimento da Mente expresso na forma pelo Pensamento da Mente.

O produto da Mente não é a ideia que ela simula. Nenhuma ideia da Mente é jamais criada. É apenas simulada pela forma e pelo movimento. A ideia é eterna e pertence ao universo inanimado do conhecimento de Deus.

A forma da ideia na matéria é transitória, mas é eternamente repetida como forma transitória de ideia.

O PRINCÍPIO POSITIVO

A base do universo espiritual é a quietude, a quietude equilibrada da Luz magnética Única de Deus.

A quietude equilibrada é o Princípio Positivo de estabilidade e unidade. Nela não há negações.

O PRINCÍPIO NEGATIVO

A base do universo físico é o movimento; o movimento em constante mudança que surge de pares de condições desequilibradas que devem mover-se para sempre em busca da quietude equilibrada da unidade da qual surgiram como múltiplos pares de unidades.

O movimento desequilibrado é o Princípio Negativo de instabilidade, multiplicidade e separação que é este universo físico de ondas elétricas de oitava de luzes opostas.

No Princípio Negativo não há positivo. É composto inteiramente de pares de negações que estão sempre anulando uma à outra, cancelando a ação e a reação uma da outra, negando-se assim uma à outra, nunca permitindo que qualquer uma delas exceda seu zero fixo de quietude universal.

QUALIDADE GERA QUANTIDADES

O universo de Luz ainda magnético do conhecimento de Deus é uma qualidade invisível, imutável, incondicionada e imensurável da qual surgem quantidades visíveis, mutáveis, condicionadas e mensuráveis para simular essas qualidades através do movimento ondulatório bidirecional.

Não existe uma palavra em qualquer idioma para expressar essa qualidade, por isso devemos usar muitas palavras, todas com o mesmo significado, mas com conotações diferentes.

Essas palavras são mente, consciência, amor, vida, verdade, desejo, conhecimento, poder, equilíbrio e lei.


A qualidade Divina da Luz Única é aparentemente transformada em quantidades ao ser dividida em pares de pressões de luz com condições opostas deste universo elétrico.

Esses pares divididos são então multiplicados em incontáveis ​​unidades de onda de oitava de pressões de luz e colocados em movimento em direções opostas para criar a ilusão de sequência, mudança, dimensão, condição e tempo em um universo onde nenhum desses efeitos de movimento existe.

O mar calmo, por exemplo, é uma qualidade imutável e incomensurável de unidade, de uniformidade e quietude. Na sua superfície calma não há mudança, nada para contar ou medir.

No momento em que quantidades de ondas brotam dessa qualidade de calma, essas quantidades podem ser medidas. Da mesma forma, elas estão mudando para sempre. Nem há dois pontos nelas que sejam condicionados de forma semelhante.

Este universo elétrico criador é composto de ondas de luz em movimento que surgiram de um mar calmo da Luz Imóvel.

É um universo de pares móveis de quantidades que simulam a qualidade de quietude da qual surgem essas quantidades. As quantidades de pares divididos e condicionados de luzes opostas que assim simulam o Um não são o Um que simulam.

O Criador é Uma Mente indivisível. A criação é uma ideia completa da mente dividida em inúmeras ideias simuladas da mente, através do movimento. A simulação da Ideia assim expressa não é a ideia que ela expressa.

Partes da Idéia Una e Inteira são apenas aparentes. Não existem duas coisas separadas ou separáveis no universo. Existe apenas uma simulação completa de uma ideia completa.

"Tudo o que existe pertence a tudo o que existe. Todas as coisas estão indissoluvelmente unidas."

(De .. A Divina Ilíada)

Todo acontecimento em qualquer lugar acontece em todo lugar. A pétala de uma flor flutuando preguiçosamente no céu de verão afeta o equilíbrio de todo o universo de sóis e galáxias. Cada parte do universo se move em uníssono interdependente, assim como as rodas de um relógio se movem em uníssono. As rodas do relógio são engrenadas mecanicamente. O universo das ondas rítmicas é interligado eletricamente.

O universo inteiro é um e deve ser mantido em equilíbrio como um só. As mudanças de condição em qualquer parte são refletidas simultaneamente em todas as outras partes e são repetidas sequencialmente nela.


“Diga estas coisas em palavras de conhecimento do homem, pois, em verdade eu digo, estou dentro de todas as coisas, fora de todas as coisas, e envolvido em todas as coisas, pois estou em toda parte.

"Todas as coisas são onipresentes, pois todas as coisas se estendem da Mente pertencente a Mim, e eu sou onipresente.

"Todas as coisas onipresentes são oniscientes, pois Eu estou dentro delas e sou onisciente. Quando a consciência do homem lhe falar da Minha presença dentro e fora dele, ele conhecerá todas as coisas, pois Eu conheço todas as coisas e sou esse homem.

"Todas as coisas pensantes manifestam todo o poder quando a consciência dentro delas reconhece sua onipotência. Se não me manifesto, as coisas não são nada além de coisas, sendo apenas uma tela em branco sobre a qual posso escrever Meus pensamentos poderosos para olhos cegos.

"Pois sou onipotente. Dou todo o poder àquele que pede, mas ninguém pode pedir a Mim se não estiver ciente de Mim. Certifique-se de que o homem saiba bem disso e manifeste esse princípio de poder em suas próprias obras. .

"Pois Eu digo a todas as formas imaginadas pela Minha imaginação que nelas reside o poder de manifestar a Luz equilibrada que as centra, fazendo com que a Luz Única apareça como duas luzes desequilibradas que se intercambiam sequencialmente, mas igualmente.

"e novamente digo que todas as coisas que o homem sente são apenas ondas de luz dupla que registram Meu pensamento elétrico nas formas imaginadas de Minha imaginação.

"E também digo que as formas imaginadas da Minha imaginação não têm Ser, pois só Eu tenho Ser." (De..A Divina Ilíada)


Capítulo IV CONSCIÊNCIA CÓSMICA

O místico é aquele que atingiu a consciência cósmica através de uma ruptura completa dos assentos da consciência e da sensação. Ele fica então quase totalmente inconsciente de seu corpo e totalmente consciente da Luz de Deus centralizando-o. A onisciência chega até ele naquele clarão de luz cegante e atemporal que é característico de uma ruptura completa. Esta experiência foi descrita na iluminação de São Paulo. Cada lampejo atemporal de inspiração intensa que chega a qualquer homem é uma iluminação parcial, pois a inspiração é a maneira pela qual o novo conhecimento chega ao homem vindo do cosmos.

De todos os místicos, Jesus foi o exemplo mais notável de todos os tempos. Ele foi o Único em toda a história que conheceu a completa unidade cósmica-consciente com Deus.

A Bíblia refere-se à experiência da consciência cósmica como “a iluminação” ou “estar na Luz” ou “no Espírito”.

Em toda a história são conhecidos menos de quarenta casos de consciência cósmica parcial, e provavelmente não mais de três deles, em algum lugar, se aproximaram do estado completo de iluminação experimentado pelo Nazareno.

A consciência cósmica é o objetivo final de toda a humanidade. Todos saberão disso antes que a longa jornada do homem termine, mas há muitos nesta nova era que está surgindo e que estão prontos para isso em parte, se não totalmente.

Muitos desejam isso plenamente, mas é melhor que aconteça aos poucos, pois a ruptura completa é muito perigosa. O êxtase desta experiência suprema é tão grande que não se deseja voltar. O poder de separar a alma do corpo é fácil de realizar, mas voltar ao corpo é muito difícil.

A maneira de atingir gradualmente a consciência cósmica é intensificar a percepção consciente através de muita solidão e companheirismo com Deus, enquanto O manifestamos em todos os momentos e em todas as tarefas da vida.

O companheirismo com Deus, momento a momento, traz consigo uma compreensão tão grande da Unidade com Ele que a transformação para essa plena realização da unidade pode ocorrer a qualquer momento.

O impedimento para a consciência cósmica é a sensação de que Deus está longe, em vez de estar dentro, e que só podemos alcançar esse Deus distante através de fontes fora de nós.

“Aquele que quiser interpretar meu ritmo na arte deve trilhar seu caminho em êxtase, sem desvios, para que possa ver apenas a Mim e ouvir nada além de Mim.


"Diga ao homem estas palavras:

"Eu sou a fonte de inspiração. Para aquele que busca inspiração através de Mim, eu digo: Aprenda a trilhar meu caminho fortemente na Luz, pois na escuridão você não consegue encontrar o seu caminho para Mim. O caminho para Mim é Luz, e por meio dela você poderá ver bem o seu caminho para Mim.

"Eu sou a fonte de inspiração. Para aquele que busca inspiração através de Mim, eu digo: Aprenda a trilhar meu caminho fortemente na luz, pois na escuridão você não consegue encontrar o caminho para Mim. O caminho para Mim é Luz, e por meio dela você poderá ver bem o seu caminho para Mim.”

(A Ilíada divina)


"Eu sou a alma da arte. Para aquele cuja alma tocaria Minha alma e sentiria as batidas de seu poderoso ritmo, eu digo: Na medida em que você se conhece como Luz, você Me conhecerá como Luz.

"Eu sou a Beleza. Na Beleza o homem deve nascer de novo. Através da Beleza o homem deve se tornar um Homem extático.

“Para aquele que deseja acrescentar êxtase ao seu conhecimento, eu digo: Procure-me na Verdade; pois somente no ritmo da verdade você encontrará o êxtase.

“Em verdade eu digo, as criações do Homem Extático são Minhas criações, pois são coisas equilibradas, e Eu sou equilíbrio.

"Para aquele que deseja criar desequilíbrio, eu digo: A inverdade não existe em Minha casa. Somente Eu mantenho o equilíbrio; e os olhos daqueles que vêem através de Mim são imunes a tudo, exceto ao equilíbrio.

"Pois eu sou Equilíbrio. E eu sou Energia e sou Descanso. Eu sou a Luz do Amor e da Verdade. Sobre esse fundamento coloquei a pedra angular do Meu universo."

(A Ilíada Divina)



Capítulo V

EXPRESSÃO CRIATIVA

Somente o homem inspirado pode criar coisas duradouras. Para criar devemos primeiro conceber.

Para conceber devemos parar de pensar e SABER. Toda sensação deve cessar. Não há poder em pensar. O pensamento apenas expressa o poder que reside no conhecimento. Devemos projetar nossos Eus na Luz serena do conhecimento para comungarmos com Deus. Devemos nos tornar um com Deus para conceber uma ideia, a fim de produzir a forma dessa ideia. Um conceito deve preceder a sua manifestação na forma.

A cultura de toda a raça é dada pelos poucos inspirados que conhecem Deus neles. Só eles conhecem a imortalidade.

A arte da civilização sobrevive por muito tempo à civilização. As pirâmides do Egito ainda falam da criação de uma raça que já desapareceu há muito tempo da face da terra. A beleza escultural e arquitectónica da Grécia ainda nos fala de um tipo de génio criativo que nunca foi superado. Os grandes nas artes são os melhores. "Só a arte dura. Todo o resto passa."

A grande arte só pode ser criada trabalhando momento a momento com Deus como co-criador. Quando o homem e Deus trabalham juntos, eles comungam um com o outro como Uma Pessoa. A linguagem da sua comunhão é a linguagem da Luz que o homem chama de “inspiração”.

Quando o homem trabalha sozinho, suas obras são como os ventos que sopram. Quando o homem trabalha com Deus como cocriador, suas obras duram para sempre.

Todo grande gênio manifesta esta lei: que ele é Um com a Mente Divina, que Deus nele é a fonte de todo pensamento e que ele é inspirado por aquela onisciência e onipotência dentro dele que tornam seu trabalho duradouro.

"Todo conhecimento existe. Todo conhecimento chega ao homem em seu tempo. Mensageiros cósmicos periodicamente dão ao homem o conhecimento do Meu cosmos que o homem é capaz de compreender, mas aquilo que ele pode suportar é como um casquilho saído do poderoso oceano, pois o homem está apenas começando a compreender.

"quando o homem conhecer a Luz, então ele não conhecerá limitações, mas o homem deve conhecer a Luz por si mesmo e não poderá haver ninguém que possa elaborá-la em palavras, pois a Luz conhece a Luz e não há necessidade de palavras."

(A Ilíada Divina)


Capítulo VI CONHECIMENTO

O conhecimento é cósmico. Pertence à Luz silenciosa do princípio positivo. Nunca poderá tornar-se uma propriedade das duas negações que constituem este universo miragem da matéria em movimento.

“Saber todas as coisas” significa ter todo o conhecimento da Ideia Única do Cosmos como CAUSA. Isso não significa conhecimento das coisas criadas que são efeito da causa. Toda a Ideia Cósmica é simples. Pode ser conhecida por qualquer pessoa de inteligência média. Suas complexidades desconcertantes residem no efeito da causa.

O homem não pode conhecer o efeito transitório. Ele só pode SABER a causa. Ele só pode compreender o efeito. O homem não pode conhecer o céu poente, por exemplo, mas pode compreendê-lo se conhecer a sua causa. O conhecimento é, portanto, limitado à causa.

Todo conhecimento existe. Toda a humanidade pode tê-lo se pedir. Está dentro do homem, aguardando sua consciência de sua onipresença.

O conhecimento não pode ser adquirido pelo cérebro de fora; deve ser “recordado” de dentro da consciência do eu. O surgimento gradual da consciência consciente nada mais é do que uma lembrança gradual do onisciente que sempre existiu dentro do homem.

O homem não pode adquirir conhecimento em livros ou escolas. Ele só pode adquirir informações dessa maneira, mas a informação não é conhecimento até que seja reconhecida pela consciência espiritual do homem, assim como o alimento não é alimento para o corpo até que se torne parte da corrente sanguínea. A informação obtida pelo movimento dos sentidos deve ser devolvida à quietude da Fonte antes de se tornar conhecimento.

Pela mesma razão, o homem não pode adquirir conhecimento dos chamados “fatos da matéria”, pois não existem fatos da matéria num universo de matéria transitória em movimento. Toda a matéria em movimento nada mais é do que uma série de ilusões que enganam o homem, levando-o a tirar conclusões erradas.

É impossível ao homem tirar conclusões corretas da sua observação da matéria em movimento até que tenha adquirido a capacidade de traduzir o efeito dinâmico de volta à causa. Isto ele só pode fazer através da descentralização para a Luz Única da sua percepção consciente da fonte de todo o conhecimento. Até que ele conheça o PORQUÊ do efeito e de seus enganos, ele não terá nenhum conhecimento em que possa confiar. Ele não tem nada além de informações não confiáveis.

As informações relativas ao corpo, por exemplo, não fornecem conhecimento sobre a causa do corpo ou sobre a relação do corpo com o universo. A informação sobre o nascimento e a morte do corpo, na suposição de que o corpo é o Eu, nunca pode levar ao conhecimento de que o corpo não é o Eu, ou que o Eu é imortal.

Nem a informação relativa ao corpo material por si só, à sua química e ao seu funcionamento, pode curar o corpo. Os corpos manifestam vida, mas a vida é cósmica. A vida não está no corpo. A vida é espírito e o espírito é quieto. A vida não é química ou germe de matéria. Para curar o corpo para que ele possa manifestar a vida do espírito do Eu do corpo, é preciso dar ao corpo desequilibrado o equilíbrio do espírito. Somente o conhecimento da Luz pode fazer isso. Todas as informações do mundo não curarão um corpo sem a ajuda da Luz naquele que cura e naquele que está sendo curado.

“Eu sou LUZ, mas a Luz que sou Eu não é a luz sentida do universo sentido da Minha criação.

"Eu, o Criador, penso. Penso em duas luzes que se estendem da Luz Única de Mim, mas essas duas luzes não sou Eu, nem Meu pensamento é o Eu.

"Em verdade eu digo, eu dou de Mim e tiro; pois sou o Imaginador que constrói formas de imagem para destruir e construir de novo.

"Estou pensando na Mente, pensando sempre na imagem mutável do Meu eu imutável.

“Minha imagem muda sempre com a mudança das duas luzes do Meu pensamento, através do Eu, Meu Ser, não mudo.

"Todas as coisas mudam e suas mutáveis imagens fixas são de Mim, mas elas não são Eu."

(A Ilíada Divina)