quinta-feira, 27 de julho de 2023

Nissargadatta Maharaj - 1979 e 1980

 






7 de dezembro de 1979


Maharaj: Como um buscador, lhe é dito que você não é o corpo-mente, embora esteja no corpo, você é o conhecimento. Por conseguinte, vemos esse conhecimento onipresente em tudo. O corpo – homem ou mulher – tem forma, mas a consciência não tem forma. Aquele que se considera homem ou mulher não é um buscador; buscador é aquele que busca o conhecimento.

Antes do aparecimento da forma no útero, os alimentos assumem a forma 'eu sou' e isso aparece em nove meses. Com o nascimento começam as funções corporais, a criança não sabe que ela é. À medida que a criança começa a se identificar, o sentido de 'eu sou' toma forma, só então a mãe pode ensinar os títulos enganosos tais como o nome do corpo e assim por diante.

Antes do estado de vigília ou sono está o Parabrahman. O estado que lhe dá conhecimento é Brahman.


Visitante: A necessidade de autoconhecimento difere de homem para homem; os intelectuais não têm tempo para tudo isso 


M: As pessoas que obtiveram conhecimento eram pessoas simples.


V: Isso é decidido no nascimento?


M: Conhecimento sendo em última análise ignorância também, não é necessário. Seu útero não estando limpo, você nutre medo, quando no útero por nove meses apenas o conhecimento de que 'você é' está lá - nada além disso. No útero, o conhecimento está lá, mas está adormecido. Neste isqueiro (Maharaj ergue o isqueiro), a chama está adormecida, o isqueiro conhece a chama? O que você se considera ser? Se você se considera o corpo, você está envolvido. Se você se considera ser o conhecimento, não há envolvimento. Alguém provocou o Guru em você, é esse Guru que recebe o conhecimento e é quem fala.


V: Não é possível fingir que alguém é o Absoluto?


M: Mais importante é livrar-se do sentido corpo-mente em vez de tentar ser o Absoluto, o resto acontecerá. Após a realização do Ser, tudo acontece. Então não há questão de se envolver ou não.


V: Mas pode-se experimentar mudanças qualitativas antes e depois?


M: O que quer que você presuma ser será enterrado, o que quer que eu esteja falando também abandonará o corpo e desaparecerá. Para começar, você é aquele princípio que abandona o corpo e foge. Segundo passo, identifique-se com aquele princípio que abandona o corpo. Terceiro passo, Jnana, reconhece este estado divino e transcende. Repito, o princípio que abandona o corpo é divino, cheio de conhecimento, o mais elevado é aquele que reconhece esse princípio divino e o transcende. Esse princípio, que abandona o corpo, pelo envolvimento com o corpo supõe que ele vai morrer. Na verdade, o corpo também não tem morte; tem vida em associação com o ser sem o ser é um rato morto. Você é aquele princípio que

abandona o corpo, daí em diante quem é você? O corpo ou esse princípio? Então, onde está a questão de nutrir esse princípio?

O mundo manifesto é real? Você faz uma montanha de um montinho de terra, é real? Aqui está o mundo e você é instruído a se comportar de acordo e assim o tempo passa. Conheça sua verdadeira identidade e tudo ficará claro. Todas as escrituras são dirigidas à mente, enquanto eu falo sobre descobrir o que você realmente é. A raiz do mundo é a ignorância absoluta, apenas a ignorância. No entanto, você segue códigos para passar o tempo feliz, as misérias vêm com o apego, torne-se inteiro, total e então não haverá miséria.

Indagar sobre a ilusão é ir em busca de um filho nascido de uma mulher estéril. Portanto, toda a sua vida não será suficiente para encontrá-lo. As pessoas vão para a lua; procuram o fim do cosmos. A vida de Brahman também é uma ilusão; é o fim do cosmos. Esta ilusão (Maya) envia você para encontrar o limite cósmico, veja sua injúria, ela não te manda para o centro!

No sono profundo, você acorda e grita, 'eu acordei', quem cria a ilusão? Sua consciência, você é a ilusão básica, você é casado com o sentido de ser. Seja qual for o resultado, você saberá que o próprio sentido de ser é uma ilusão. Honestamente, o conhecimento 'você é' é o princípio mais desonesto, você é casado com Brahman. Eu planto você no sentido de ser que 'você é', então você pode ir. Entenda a si mesmo e todos os enigmas serão resolvidos. Estou lhe dando um capital, invista-o, investigue e encontre a verdade, investigue o Eu.

O mundo dos sonhos é real ou irreal? O incidente ‘eu acordei’ é em si irreal. Da mesma forma, o seu sentido de ser é real ou irreal? Mesmo quando você pensa 'eu sou’, isso também não é um conceito?

O tempo todo eu estava dizendo a Joseph para ir, mas agora digo, espere e registre. Depois da minha partida, publique um livro, eles (as pessoas) vão perguntar, você se deparou com um homem assim? Um diamante Kohinoor!



13 de dezembro de 1979


Maharaj: Eu pertenço à natureza de tudo e ainda assim de nada. Eu me posiciono não no movimento, mas no original. O que quer que você diga só pode estar no movimento, na consciência. Eu me posiciono antes da consciência, do movimento. Não estou preocupado com suas reações, o positivo e o negativo dependerão de suas reações, mas não estou preocupado. Não tenho como demonstrar minha verdadeira natureza; palavras saem da condição em que estou. Aceitar ou não essas palavras é problema seu, falo porque você veio.


Visitante: Você é o destruidor do corpo-mente. 


M: Não estou preocupado com reações.


V: Mas há efeitos fisiológicos.


M: Eu os respeito, mas não me preocupo com reações. É de acordo com a sua atitude, certa ou errada, incompleta ou completa, que os resultados corresponderão e as reações o afetarão. As palavras vêm a mim porque você está aqui, em relação às minhas palavras quem diz o quê, não estou preocupado. Eu sou como o espaço. Você vem e vai, eu sou imóvel, eterno, não estou envolvido nas ações dos cinco elementos. Nada me toca; Eu sou imutável, tente entender. O sofrimento será seu se você pegar qualquer amostra, pois se relacionará com os cinco elementos; Eu não estou nesse reino. No estado manifesto, o jogo dos cinco elementos tem forma e design, eu não tenho forma, se de alguma forma eu abraço os elementos, é porque tudo sou eu, o design é dos elementos, não meu. Rajneesh dá vários conceitos; Não posso ser compreendido por esses conceitos. Os conceitos são seus; Não estou envolvido no mundo conceitual. Então, quando você olha para mim, não sou uma pessoa, sou o manifesto, não um indivíduo. Se você quiser atribuir a forma a mim, ela se relacionará com os cinco elementos e os três gunas. Os cinco elementos se desintegram, mas eu não desapareço.

Por exemplo, sou convidado para algum lugar para ficar. O quarto em que fico torna-se o meu quarto, mas pertence a mim? Tudo pertence aos cinco elementos. A contribuição essencial dos cinco elementos é o 'eu sou', os cinco elementos se desintegram, o 'eu sou' desaparece e uma pessoa é declarada morta. Onde quer que eu vá, sempre sei minha morada permanente.

Rajneesh expõe conhecimento sobre conceitos. Eles falam com base em conceitos, não do ponto de vista anterior à consciência. Atualmente, meu verdadeiro estado é diferente; você é devotado à minha forma como os cinco elementos, uma vez que você entende que tudo isso é uma ilusão, você também está lá onde não há idas e vindas, não há movimento. Enquanto você precisar de si mesmo, você é importante, se não precisar, então não será. O que quer que você observe, você não necessita, aquele princípio pelo qual 'você é' é maior. No estado de vigília 'você é', então você tem necessidades, na ausência de 'eu sou' onde estão as necessidades? Apesar de ser, não ter conhecimento de ser é não ser, esse estado é fonte de paz. Relaxamento completo é esquecer-se de si mesmo, então, sem sofrimento. Todas as necessidades emanam de quando 'você é'; você tem desejos (de objetos materiais) enquanto existir.

O paladar vem do elemento terra, a percepção emana do ar e o som do espaço, mas o conceito primário é o 'eu sou'. Primeiro, sem som, você conhece o 'eu sou' (como quando você acorda de um sono profundo), então você diz 'eu sou', com isso vem a necessidade de 'ser'. Com a saída do sopro vital, não há som, nem linguagem, nem calor – sua morte, a morte também é um conceito. No entanto, tudo reside na qualidade da essência do alimento ('eu sou'), quando isso desaparece - está tudo acabado. Para sustentar o ser, o produto da comida, comemos comida, mas essa não é a sua identidade.


V: Qual é a utilidade de lutar pela realização? Se alguém for realizado...


M: Se você tem vontade de ir ao banheiro, você corre. Da mesma forma, a necessidade do ignorante é o desejo de ter conhecimento, ele se apressará para isso. No estado de ignorância, se você ficar quieto, o princípio ficará quieto. Por que você reivindica crédito por seus estados de vigília e sono? Eles acontecem naturalmente, que autoridade você tem sobre eles? Mesmo a identidade do 'eu sou', você pode alegar retê-la perpetuamente? No estado ignorante você vem e fala aqui. Até que haja uma firme convicção sobre si mesmo, uma coisa ou outra deve ser feita.




17 de dezembro de 1979


Maharaj: Eu me separei do corpo-alimento. As flores vêm em cores diferentes, mas são compostas pelos mesmos cinco elementos. Por que devo me preocupar com diferenças? Dos mesmos cinco elementos surgem todas as formas com prazos diferentes, ninguém tem controle sobre esse limite de tempo. Formas diferentes, de acordo com seu pensamento, têm atividades diferentes.

Sobre todos vocês, vocês têm um gosto pela verdade; surgiu de sua individualidade, então você está atrás dela.


Visitante: Maharaj adorou Ishwara.


M: O que é Ishwara? Meu Guru me disse que quem está ouvindo é o próprio Ishwara. O 'eu sou' é Ishwara, existem vários nomes dados a esse 'eu sou', mas esse 'eu sou' não é o seu corpo. Seu conhecimento 'eu sou' contém todo o universo, atualmente é difícil para você acreditar, então, por enquanto, adore-o. O estado de ser contém tudo, adore isso e todos os seus requisitos serão atendidos. Em última análise, o conhecimento é seu.

Todas as formas têm os cinco elementos e a água está presente em todas as formas. A ignorância é sua porque você acredita que é um indivíduo, comigo não. Para mim não há nascimento, nem morte, criação, destruição e sofrimento.

Por causa de seu corpo-mente, você não pode entender Purusha e Prakriti. Por causa de sua atividade, a criação continua, na realidade não há macho e fêmea. Existe o aço e existem tantos produtos feitos dele, depende do uso que queremos dar. A consciência é a mesma em todas as formas, mas o comportamento de cada uma é diferente, o que é decidido no momento do nascimento, as diferenças duram enquanto a forma estiver presente.

As formas se desintegram, mas não há diferença em minha experiência. Não há diferença entre a qualidade do nascido e do não nascido, essa é a grande notícia da iluminação. Nascemos ou não nascemos, a diferença é apenas de nascimento ou não nascimento, na realidade, não há diferença. O nascido desaparece e torna-se novamente idêntico ao não nascido. A diferença é temporária, meu corpo é semelhante ao de um nascituro e por isso estou feliz. Essa existência é momentânea, por que dar importância a ela? Acreditamos que seja um período longo, mas é momentâneo como um sonho. Um sonho de cinco minutos, mas contém cem anos de vida. Um filme retrata uma história de vida, mas é a habilidade do escritor, é real? A vida é assim.


Todas as criaturas, o mundo, Brahman são o resultado de sua existência. Embora seja difícil de acreditar, mas acredite. Somente Krishna expôs esse conhecimento, tudo sou eu e eu sou tudo. Quando falo com você, Joseph, estou lhe dando informações sobre você. Você pode pensar que estou falando de outra pessoa. Meu guru disse, estou falando de você e foi assim que vim a saber, Joseph, você tem esse conhecimento. Antes da morte, você dirá com convicção que todos os seres, o mundo e Brahman sou eu? Você pode dizer isso com convicção? Este mundo é um sonho, mas sou eu, qualquer informação que ouvi é informação sobre mim, quem pode dizer isso com confiança? É muito difícil ouvir tanta confiança em qualquer lugar.

Nós nos consideramos um homem ou uma mulher. É um erro que cometemos por causa de nossa identificação com nosso corpo. Brahman não é homem nem mulher. Tendo recebido este conhecimento, por sua própria experiência, você se tornará todo expansivo, penetrante. Essa experiência de corpo ou homem-mulher é uma doença. Não fale com as pessoas sobre os outros, mas controle-se. Esteja estabelecido no Conhecimento, não fale sobre isso, tenha uma firme convicção. Quando você entender, se estabelecer, então você não precisará de palavras, palavras são supérfluas. Apenas alguém raro dirá tudo isso, Krishna disse, 'Eu vi a mim, não o mundo, o que quer que eu veja, sou eu mesmo.' Uma vez estabelecido neste conhecimento, você pode morrer a qualquer momento que desejar. O profeta Maomé e Cristo eram assim; minha natureza também é assim. Eles se comportaram assim, a natureza deles é a minha natureza. Faça uso desse conhecimento, assimile-o e você perderá esse hábito de criticar os outros, disse Krishna, quando você for isso, quem vai criticar quem?

Nisarga não conhece regras de comportamento, a natureza é assim, a morte é inevitável então siga seu Guru e morra, o Guru diz que você é tudo, seja isso. Qualquer conhecimento que dou é o que flui espontaneamente, não cito ninguém. Tudo o que eu não sei diretamente, não é algo que creio. Meu conhecimento não é conhecimento de Brahman ou IshwaraBrahman e Maya são nativos de minha natureza apenas. Sempre que não senti nenhuma necessidade, esse estado era perfeito. Quando sentia necessidades, as exigências cresciam e eu era imperfeito. A morte é inevitável, então por que não morrer com obediência às palavras do Guru, 'Eu sou Brahman'. Este 'Brahman' como uma consciência individual é claro que não é confiável!




24 de dezembro de 1979


Maharaj: Aquele que conhece (não tem atributos) é Parabrahman.


Visitante: A luz aparece quando alguém conhece Brahman?


M: Você deve estar lá, antes de ver a luz.


V: Qual é a qualidade dos gunas? Sattva – é testemunhar, Rajas – atividade, Tamas – ‘eu fiz a atividade’?


M: Todos são nomes de Sattva, por causa disso, você é. Sattva é o 'eu sou', Rajas - as tendências para a atividade ou trabalho e Tamas é levar em conta ou dizer 'eu fiz isso', todos os três não têm forma, são sem forma. Durante todo o tempo você se considerou uma coisa ou outra, mas não durou, o nome e a forma desaparecerão. Você é aquela entidade que vai deixar o corpo; você não é o corpo, o que quer que você pense ser, você não é isso.


V: O 'eu sou' é limitado pelo tempo, enquanto o que realmente somos é eterno.


M: Seu ser é a chama, sem gás, sem chama. O Conhecimento 'eu sou' é por causa da comida, 'eu sou desse jeito ou daquele' nada disso vai ficar com você; até sua memória falhará. O que você é então? O que quer que você se considere atualmente, você não é isso. Considerar-se como algo deveria lhe dar felicidade permanente, como ser jovem, você tenta sustentar isso, mas simplesmente não consegue! Ser é o resultado de Sattva, mas quando você envelhece, Sattva também desaparece.


V: O 'eu sou' está vinculado ao tempo, ele cria o tempo. Existe diferença entre tempo cronológico e psicológico?


M: O 'eu sou' ou existência, é igualado ao tempo, o Sol, eles são um. O Ser é o Sol do conhecimento, ele próprio é o tempo ou o Sol.


V: O tempo cronológico e o tempo psicológico são um só?


M: Não tem diferença. Você tem memória do corpo, eu não. ‘Eu sou o corpo’, essa é a sua memória. A memória do corpo é a camada de açúcar da felicidade, que acaba se revelando dolorosa.


V: A diferença entre tempo cronológico e psicológico, a meu ver, está correta.


M: Se você não é, onde está o Sol e o tempo derivado dele? Perceba que todo este Universo ou manifestação é a pele e o couro de seu Ser, a pele de sua iluminação; toda manifestação é a sua expressão, 'você é'.


V: A verdade do Ser é distorcida pela memória passada.


M: O que você quer dizer com memória passada?


V: Se ‘você é’, então existe a questão do passado.


M: Entre você (“eu sou”) e a consciência, qual é a relação? 


V: O 'eu sou' varia de tempos em tempos, sentindo-se bem, mal e assim por diante.


M: Não há diferença nos tipos de 'eu sou', eu sinto fadiga agora, boa saúde antes, mas o fator comum é o Ser que não mudou. Tudo é ilusão, o ‘eu sou’ é conhecimento, mas também é uma ilusão, diga o que quiser, nada prevalece, exceto o conhecimento ‘você é’. Você presume que o mundo existiu sem o seu ser, seu mundo surge com a sua chegada, não antes dela, se você não é, seu mundo não é. Um Jnani está satisfeito na eternidade. O Ser é a semente da manifestação, o ignorante pensa que o mundo existiu e que o ‘eu sou’ é um fragmento dele, mas o Jnani sabe que ele é uma criação do Ser. Seu mundo manifesto significa 'você é' e 'você é' significa seu mundo manifesto. O Ser significa o autoconhecimento 'eu sou', sem juba, sem leão. O mundo não pode ser anterior ao seu ser, quando seu próprio ser se manifesta, existe o mundo.

Você tenta interpretar minha exposição; você não assimila o que eu digo. Você torna-se manifesto, recebe tantas inclinações, mas raramente alguém se atém à mensagem 'eu sou', todos se deixam levar pela mente.


V: Essa é a natureza humana.


M: A mensagem primária ou Vritti (inclinação da mente) é o 'eu sou', o fluxo de palavras está dentro da mente, um movimento na cabeça.


V: A pessoa se deixa levar.


M: Tome uma posição firme de que a mente não pode interpretá-lo. O que a mente diz não é você, não seja ditado pela mente, você não é a mente. A mente leva você para um passeio, você sente que está indo para um passeio, suas inclinações mentais querem ter prazer; você diz eu quero ter prazer.


V: A mente sendo a serva funcionará como 'eu sou'? 


M: Onde está a necessidade da mente para você?


V: Para ser meu servo.


M: Quando em sono profundo, você requer a mente? 


V: O que é estar acordado?


M: Significa ‘não estar acordado’, é estar verdadeiramente acordado. Existe vigília real e irreal?


V: Por despertar, quero dizer como você é – o Absoluto


M: Sem esforço, o que quer que você seja, você é. Com esforço, você causa uma agitação, é por isso que você não é o seu 'Eu sou' natural.


V: Há diferença entre observar e analisar?


M: A conversa sobre mim é a conversa sobre você. Deixe qualquer um digno alcançar qualquer altura, em qualquer lugar, mas isso é limitado pelo tempo. Qualquer altura! É apenas uma passagem de tempo. Tempo significa o Sol – o mundo existe por causa dele – a existência. A soma total significa 'você é', existência apenas, quando o conhecimento 'eu sou' se estabelece, o mundo é liquidado, Nivritti - nenhuma mensagem, apenas 'eu sou'. Por natureza, originalmente e principalmente seu estado é de não-ser, incidentalmente, existe o sentido de ser. Quando você não reside no sentido de ser, então você está no corpo-mente. Atualmente, quaisquer ideias que ocorram serão seu conhecimento, não há necessidade de aprender mais habilidades, seja o que for, deixe estar, apenas habite nesse estado de Ser. Tudo o que eu digo diz respeito a mim, não à sociedade ou às pessoas, o conhecimento é para mim, se você quiser compartilhá-lo, seja bem-vindo, desde que possa suportá-lo. Agora, apenas ouça, você pode não assimilar de uma vez, então apenas seja. Apesar de tudo isso, você gosta de divagar e agradar suas inclinações mentais. O problema é que você criou a fome da mente, sua fome, você a reivindica como sua; entenda isso e a mente ficará quieta. A mente está ansiosa para ver novos países e cidades; você está habituado a ir pela mente. Mas de agora em diante, tudo o que a mente diz não se relaciona comigo, a partir desse novo hábito a mente ficará quieta e então você vai querer ficar sem ela. Então os pensamentos ocorrem e você começa a se confundir, diga à sua mente para ir embora. Mesmo enquanto come, você está pensando nos outros, pode consumir iguarias e não perceber. Muitos sentam para meditar, mas as ideias vêm e eles tentam combatê-las. Isso acontece porque você se identifica firmemente com seu corpo-mente.


V: Então o que devo fazer? Lembrar-me de que não tenho corpo-mente?


M: É necessário lembrar a si mesmo que você está sentado aqui? Faça disso uma prática; desenvolva-a gradualmente, não sou o corpo, não sou a mente.




1º de janeiro de 1980


Maharaj: A perspectiva de todos é diferente, você não pode ver o que eu vejo. 


Visitante: Então o melhor é dar atenção ao ser ou ‘eu sou’


M: Embora você olhe para o ser, você não está nele, você está fora dele. Através dele você pode descrever o mundo, mas o observador, aquele que vê, está além. As palavras estão dentro da consciência, elas não podem descrever o Conhecedor. Seu ser também é temporário, também é um conceito. Com este telescópio (existência) você pode ver, Aquele que vê é diferente do telescópio, com o qual você não pode ver o observador. Todas as palavras estão dentro do ser, eu sou o conhecedor do Ser, não culpo ninguém no mundo, as pessoas são pobres, mas os mais pobres são os ricos, pois eles querem mais e mais. Enquanto você se considerar dentro do ser, você terá necessidades; o conhecedor do Ser não precisará de nada.


V: Como atingir o primeiro vislumbre do estabelecimento pelo conhecimento?


M: Aquele conhecimento que depende do intelecto não é conhecimento de forma alguma; o conhecimento que eu passo é eterno. O conhecimento do mundo é cultivar o mundo. Quando dizemos que uma pessoa tem trinta anos, contamos o tempo a partir do momento em que o ser apareceu. Não é o seu tempo, então a vida é a duração do ser. Antes do aparecimento do ser, você estava lá, com o ser vêm o nascimento e a morte, mas você está eternamente lá. Você experimenta o dia e a noite por causa do ser, antes disso você era completo, não precisava de ambos. Quando um quiromante prevê sua expectativa de vida, ele prevê a idade do sentido de ser, não a sua, você estava lá antes do sentido de ser. Você é aquele princípio eterno que testemunha tudo, mas porque você se considera uma pessoa, você sofre de ansiedade.


V: A perna quebrou, então há dor.


M: Sim, por causa do corpo. O estado de ser é o resultado do corpo, então há dor. Mas não há nada de errado, este corpo é legado da essência alimentar, nessa essência está o ser e você não é nenhum dos dois, você é a testemunha disso. Aquele que se considera nascido como um corpo não apreciará esse conhecimento, mas aquele que diz ‘eu não sou o corpo’ sim. Antes da existência não havia noite e dia, a vida significa a experiência de dias, variando de 100 anos a horas. Uma vez que você esteja estabelecido no conhecimento, o que há para fazer?


V: O que quer que você faça, você ficará melhor. Não haveria medo.


M: Medo de quem? Quando dizemos nascimento, significa o nascimento do tempo, não o seu nascimento, o tempo significa dias. As pessoas se identificam com os dias, daí o medo da morte, senão são apenas dias. Um dia acabou, acabou. Mesmo que o estado de executor permaneça, não importa, você é uma testemunha. Você não está no sentido de ser, as coisas acontecem, não é você que faz coisa qualquer. Por causa do sentido de ser há sofrimento, mas você é a testemunha de tudo o que acontece. Suas perguntas são da ignorância devido ao conceito do corpo, enquanto minhas respostas são do ponto de vista do que você realmente é, então as perguntas e respostas normalmente não coincidem. Com a experiência do dia e da noite começou a experiência do prazer e da dor. Com o sentido de ser começou esta natureza carente, antes do sentido de ser ela não estava lá. Pessoas que não tem autoconhecimento, o que costumam dizer? Assim como você mantém um grão na palma da mão e o vê claramente, o conhecimento deve ser claro.

Você experimenta os estados de vigília e sono por causa da abertura de Brahma (Brahma-Randhra) na cabeça. O que é que você vê? Os órgãos dos sentidos estão em diferentes partes do corpo, mas as experiências estão na abertura. Essas são várias descrições dela, mas no final das contas é muito pequena. Eu sou daquela Aldeia onde não há dia nem noite. Milhares de sóis parecem muito, muito fracos.

Você considera o nascimento como seu nascimento, mas é apenas uma aparência e experiência de ser e nada mais. Seus conceitos se tornaram sua escravidão. Não culpo ninguém, porque o ser não está sob o controle de ninguém. Vir aqui, então, não está sob seu controle, você é automaticamente atraído. Você já está liberado; a escravidão está em 'eu' e 'meu', esses são obstáculos que não permitem que você chegue à verdade. As pessoas que têm muitos parentes, estão muito mais preocupadas com eles do que consigo mesmas, tais são os seus obstáculos. Mesmo depois de obterem esse conhecimento, eles estão absortos na vida familiar, no sexo; não há tempo para mais nada. A libertação já existe, mas nossos conceitos são nossa escravidão. Esta vida é predeterminada por um certo número de dias e depois acaba.




5 de janeiro de 1980


Maharaj: Apenas dê atenção a si mesmo e tudo ficará bem.


Visitante: A gente trabalha muito para basicamente lembrar disso e com muita intensidade, ao invés de usar o Japamala (contar as contas do rosário), também parece fácil, mas eu agradeceria ouvir mais de você, nas suas palavras.


M: O 'eu sou' é tudo, é o Deus, apenas saiba que o 'eu sou' é Deus, este é o primeiro passo, o conhecimento 'eu sou' é você mesmo. Todas as outras atividades seguirão, você apenas se estabelece no conhecimento. ‘Eu sou’, é o sol, e todas as outras atividades são raios.


V: Tudo é derivado do 'eu sou'?


M: O conhecimento 'eu sou', sem memórias e conceitos, é tudo. A ideia ‘eu sou o corpo e a mente’ não é esse conhecimento. Nenhum esforço é necessário, o principal é que 'você é' (ou 'eu sou') quando você me ouvir e ficar aí, você entenderá que o conhecimento 'eu sou' independe do corpo-mente. Frydman descreveu o autoconhecimento da forma mais factual possível. Eu dependo de você sobre o que eu sei? Lembre-se disso, que existem milhares de experiências, mas o que é anterior a todas as experiências? Você é isso.


V: Se estivermos apenas conscientes de 'eu sou', isso é o suficiente?


M: Quando era criança você sabia que você estava lá? O que você fazia?


V: Nada


M: Você já entendeu que as experiências do mundo e as suas acontecem sem você fazer nada? 


V: Sim


M: Vá para a fonte e se estabeleça lá, então, não há mudança. Você pode ter lido o Gita, quem está lá para julgar sua solidez? O conhecimento 'eu sou' tem que aprovar tudo o que é dito lá. Estabeleça-se no Ser, o que quer que você seja antes do 'eu sou', estabeleça-se lá. Quando essa permanência no Ser for alcançada, todas as conversas soarão incompreensíveis. No meu caso, quando isso aconteceu, perdi a timidez de falar; tudo o que eu passei a falar era  profundo. O conhecimento, na linguagem comum, é professado na ignorância, como a criança na ignorância. Então eu sei que o conhecimento mundano é um produto da ignorância e todo conhecimento verdadeiro é anterior a Jnana – O Absoluto. Renda-se ao Guru e medite no Ser. O lembrete de que você teve pais é o lembrete de que 'você é'. O lembrete de que os pais eram é o material básico, o material de origem primária. Os ingredientes primários da consciência são os mesmos. Livre-se do orgulho de ser um Jnani. Embora você tente captar esse estado, a fronteira do Ser e do Absoluto é efêmera.

Normalmente, mesmo os sábios não têm conhecimento do estado real das coisas. Como a união do Ser e dos cinco elementos veio do Absoluto? Seus pais se explicam para você, mas você realmente sabia que eles eram seus pais? O que você precisa dizer é: 'Sou um princípio tão insignificante que é apenas um produto dos pais?'

Qual pose, postura ou palavra é verdadeira? Mesmo os quatro Vedas exclamaram 'Neti, Neti' (não isso, não aquilo), mas com base em quais atividades contínuas do mundo os Vedas disseram isso sobre a realidade? Está além de nós. Portanto, comigo também não resta honestidade, quaisquer que sejam as experiências, mesmo os Deuses estão limitados apenas a palavras. Não há história de deuses além das palavras. Se Krishna fosse me ouvir, ele diria: 'Sou abençoado por suas palavras (de Maharaj)'. A verdade não tem forma nem nome, enquanto as religiões seguem regras e rituais. As palavras não podem ser verdadeiras, no entanto, você deve descobrir com quais palavras você gostaria de se identificar? Com que identidade você gostaria de ser aniquilado?

Em busca do Eu, o Profeta Mohammed e outros sábios não puderam chegar a nenhuma conclusão em relação à sua identidade e dizer: 'Eu sou Parabrahman' ou qualquer outra coisa e como eles poderiam? Cristo, o profeta Maomé e outros sábios disseram algo sobre a verdade? Onde está a prova de Parabrahman ou da verdade? Em todas as atividades mundanas você é compelido a sofrer e desfrutar, você pode fornecer uma prova de Parabrahman? Quem aceitará a prova fornecida e por qual autoridade?

Forma e nome foram impostos a mim à força, o conceito primário é o sentido de ser, não tenho nome e forma; apenas compreensão emocional. Aniquile a si mesmo através de sua própria identidade. Não se meta no que os outros dizem, qual é a sua identidade mais honesta? Sem consciência, sem mundo. Investigue sobre sua identidade, aquele que percebeu sua identidade não considerará nada mais honesto do que ela, pois essa identidade do sentido de ser é uma fraude.


V: Não deveríamos investigar as experiências espirituais? Temos experiências, mas nenhuma verdade.


M: Temos experiências, mas pergunte sobre o que é experimentado, é honesto? Na primeira estação chuvosa houve nascimento, na segunda houve morte, quem nasceu? Foi a estação chuvosa ou a pessoa? Somente o realizado pode dizer, pois ele não é nada, é um vazio. O que é, acabou, o que não é, não é, ambos se desfazem, só a verdade prevalece. Após a partida de ambos (da existência e da ausência de existência) o que resta é a verdade. Antes desse acidente da ocorrência da formação do corpo, todos conhecem lá verdade. Só aquele que sabe que não há nada, pode dizer que há o infinito e a fartura. Todos os nossos pensamentos são sobre os outros, mas não se preocupe com o que os outros dizem. É apenas por causa desse acidente de nascimento que sofro, mas na verdade não tenho nascimento.




6 de janeiro de 1980


Maharaj: A vigília e o estado de sono combinados são o sentido de ser, por causa disso, o mundo é. O ser depende da essência dos alimentos, então o que somos nós?


Visitante: Qual é o caminho a seguir?


M: Medite no Ser, não em qualquer outra coisa; o próprio estado de ser lhe dirá como surgiu e como desaparecerá. A meditação sobre algo é fácil, mas a meditação sobre o Ser é bastante difícil. Buda disse tudo isso?


V: O mesmo.


M: As diretivas de Buda são seguidas?


V: Todos os códigos de conduta, mas não a essência. Milhões não têm ideia de nada além dos códigos de conduta, tal como, coma isso ou coma aquilo.


M: Isso é conhecimento ou apenas maneiras de passar o tempo? Finalmente, as pessoas são escravas do tempo; seguem os ditames do tempo. Não sei nada sobre renascimento, apenas este nascimento e tendo conhecido, sei que não é. Com a associação do corpo, o chamado conhecimento é recebido e, consequentemente, as pessoas se comportam. Que conhecimento você tem além das informações coletadas de fora?


V: Isso é tudo o que temos.


M: O que você ganha?


V: Não muito.


M: Depois que o carimbo do nascimento é feito, que conhecimento você tem então? Você é informado sobre o nascimento, que outras informações?


V: Nenhuma


M: Este conhecimento ('eu sou') é para cada homem entender e permanecer nele. Ao compreender o Ser, você entende o mundo, o que mais existe? Você é tão grande quanto o mundo, você é então o mundo é, caso contrário não. Com que identidade você leu livros? Você estava lendo como uma mulher? O conhecimento não é masculino nem feminino.


V: Não, nem feminino nem masculino. 


M: E o leitor? 


V: Eu?


M: Enquanto lê, você se reconhece como mulher? 


V: Não


M: Depois de ler?


V: Feminino


M: Deus ou o céu, tudo é momentâneo; nada depois disso e para mim não existe nada. Todos esses deuses, onde estão eles? Qual é a promessa deles? Como eles existem? Em que estado eles estão? Atualmente estou naquele estado em que o estado de ser foi imposto à força, quanto mais tempo permanece, mais tempo é o sofrimento, mas ele vai desaparecer. O sustento é para o momento, entenda o que é o momento, o momento desde quando? Quanto tempo e devido a quê? Toda a parafernália deste mundo é sua expressão. Aquele que percebe isso se torna conhecedor no processo de coleta dessas informações. Assim você chega à raiz do conhecimento; você o percebe e o transcende, estabiliza-se antes da inteligência.


V: O conhecimento exposto aqui é valioso, mas as pessoas não são maduras o suficiente para entendê-lo, no devido tempo poderão entender. Muitos fazem penitências e têm um desejo profundo, mas o conhecimento não está disponível para eles.


M: Você acha que entendeu?


V: Memórias, palavras...


M: Existem dois tipos de sons, aquele que você ouve e o som primordial, solto e sem som. No momento em que você sente quando acorda, esse é o som de desprendimento. Mais tarde, você sabe que é e todos os outros sons o seguem. O 'você é' ou 'eu sou' todos os sons são baseados nele, é uma linguagem sem palavras; solto, sem som. Não é nada.


V: Existe um estado paralelo entre os estados de vigília e sono, por um lado, e a consciência, por outro, que é chamada de nascida?


M: Sim, existe um estado muito sutil, atualmente é bastante grosseiro, mas na infância é um estado sutil muito fino. O 'eu sou' é empregado como um instrumento, como a visão para o olho, sempre que há visão, há o mundo; o observador real não tem cor, nem design. A armadilha do nascimento e da morte é por causa do 'eu sou', demore-se nisso, perceba-o e transcenda-o para que se tenha conhecimento. Toda experiência é limitada pelo tempo, como você chamaria aquilo que testemunha o desaparecimento do pensamento? Pense se quiser; mas o processo de pensamento desaparecerá. Você pode acumular muito conhecimento, mas ainda está preso na consciência do corpo.


V: A coleta de conhecimento é uma armadilha.


M: Assim como a teia de uma aranha, o conceito do nascimento é uma fonte de sofrimento. Enquanto você se apegar a essa ideia, você não será liberado. Quando liberado, você é Nirguna (sem qualidades), o sempre liberado. Nirvana significa sem amostra, o Saguna (com qualidades) Brahman atinge o Nirvana. Ser é a qualidade de ser, Nirguna significa sem qualidade e Nirvana também significa sem qualidade.




17 de janeiro de 1980


Maharaj: Krishnamurti fala sobre a manifestação total, enquanto eu aponto aquilo que trouxe a manifestação à existência. O que quer que esteja sendo feito, se você pensa que é o executor, é a vaidade em você. Krishnamurti não é uma pessoa; ele está naquele estado que eu descrevo. O ser Supremo está em todos, um Jnani aceita isso, apenas um em um milhão o perceberá. Experiências intelectuais à parte, a maioria das pessoas só quer algum benefício através do corpo. Em vez de apenas obter benefícios através do corpo, estabilize-se em si mesmo, se sua verdadeira identidade não for percebida, você morrerá com a identidade e o nome do corpo.

O conhecimento 'eu sou' está bem no centro. De onde você experimenta o mundo e o corpo manifestos? Não é por causa do centro? Se o centro 'eu sou' não existisse, você experimentaria o corpo? Abra mão da identidade de que você é mulher; o apego às formas masculinas ou femininas é em si uma ilusão.


Visitante: Intelectualmente, eu sei que a feminilidade é uma ilusão, mas a situação é que estou separada e ainda assim...


M: Uma vez que você compreende, então você não fica presa na situação, você é liberada.




16 de janeiro de 1980


Visitante: Ramana Maharshi falou sobre a graça do Guru, o que Maharaj diria sobre isso?


Maharaj: Na Índia, a graça do Guru é de grande importância. A graça está sempre presente, depende do discípulo, ele se beneficia de acordo com suas próprias crenças. Nas escrituras, o Guru é mencionado como a realidade suprema, então o discípulo adora o Guru. Krishnamurti diz que o Guru não é necessário, ele também está certo.

Minha propriedade eterna é meu Guru, o Sadguru, tudo mais é perecível no reino dos cinco elementos. Tantas dissoluções de universos e caos ocorreram, mas meu Guru não foi afetado. O que quer que o discípulo entenda ser o Guru, ele se torna isso; a diferença desaparece, eles se tornam um. No primeiro encontro o Guru diz, ‘você não é o corpo ou o nome’, desde que você esteja sem eles, você é a realidade.

Minha existência não tem utilidade para mim, tornei-me inútil do meu ponto de vista e estou além dos conceitos agora. As pessoas recebem os conceitos de que gostam e, conseqüentemente, se beneficiariam.


V: Ele considera ‘eu sou’ semelhante à realização?


M: A consciência do ‘eu sou’ é a propaganda do Absoluto. O Absoluto é desconhecido, o que vocês chamam de Ishwara, Brahma e assim por diante são painéis do Absoluto.


V: Aquele que está livre de 'eu sou' é um Jnani?


M: Não é necessário estar livre do toque ‘eu sou’ para o Jnani. O estado de auto-realização é mais sutil que o espaço, o Jnani transcendeu a consciência. Aquele que não tem vigília, sono e sentindo de ser é um Jnani. Assim como Paul Brunton deu publicidade a Ramana Maharshi, da mesma forma Ishwara ou Brahma é o departamento de publicidade do Absoluto.


V: Dois homens estão andando na rua; um livre de 'eu sou', outro auto-realizado... 


M: Auto-realizado significa uma firme convicção do conhecimento último do Ser, então não há desvio do Absoluto.


V: Qual é o processo de auto-realização?


M: O primeiro é um buscador, uma vez que a convicção (sobre o Self) está presente, você está do outro lado. Você comete suicídio com um conceito ou espontaneamente?


V: O suicídio é autoinfligido, você comete suicídio espontaneamente?


M: No verdadeiro estado eterno nenhuma prova é necessária para a irrealidade. Na irrealidade você busca uma prova, esse é o caos da irrealidade.


V: A realização só pode ser obtida no corpo, aquele que está desencarnado e flutuando no céu não pode ter realização.


M: Absolutamente correto, na realização, não há cor, nem desenho, nem forma, essa convicção deve se estabilizar.


V: O que acontece quando alguém morre com conceitos?


M: De acordo com o conceito, ele tomará uma forma concreta, aquele conceito particular tomará uma forma tangível.


V: Quando o corpo alimentar se dissolve, a conceituação vai embora junto?


M: O conceito de quem se dissolve?


V: Do corpo.


M: Quando o Jnani deixa seu corpo, ele transcendeu o estado de ser.


V: Se uma pessoa está envolvida no conceito de ser, então o toque de 'eu sou' não é dissolvido?


M: A mensagem eterna 'eu sou', seja ela qual for, que está sendo preparada no momento. A mensagem ‘eu sou’ – a química – identifica-se com o corpo e diz ‘eu sou’. Uma criança nascida não tem nome, você dá título a ela.


V: John Smith tem ideia na morte de que ele será um nêutron, o 'eu sou' se dissolve, agora onde o conceito pairou?


M: Ele estará pairando no reino dos cinco elementos. Este é o seu conceito de que John Smith entrará em um útero; é todo o jogo dos cinco elementos.


V: Mas você disse...


M: Isso é um jogo de palavras.


V: Mas estou apresentando Nisargadatta ao mundo, o conceito de John Smith está nos cinco elementos.


M: Aquele que tem a coceira de um conceito apreciará ou sofrerá a imagem dele. E você? Aquele que não tem coceira não sofrerá, você não se afasta do Eu, não entra em tudo isso, Indaga sobre si mesmo, você tem as respostas, você já permanece no último, mas você faz perguntas? Dê respostas aos seus leitores do seu verdadeiro ponto de vista; caso contrário, mantenha sua boca fechada. Eu já lhe disse, você não é o produto químico e suas qualidades, então por que se preocupar? Mas você está dançando ao som das perguntas; você é a verdade, esse 'eu sou' apareceu apenas temporariamente. Eu sei que este Brahman ou Cosmos manifesto é irreal, limitado pelo tempo e instável. A mensagem 'eu sou' veio espontaneamente e é a raiz do mundo manifestado. A mensagem 'eu sou' se apoderou do corpo quando sua identidade e sofrimento começaram. O 'eu sou' aconteceu e o mundo foi inventado. Até essa informação, você obteve depois, quando o 'eu sou' entrou em atrito, reconheceu o corpo, a mãe e assim por diante, antes disso você não tinha a mensagem 'eu sou', você existia, mas não sabia. Nesse estado não subjetivo, o sujeito começou. No estado infinito, o estado 'eu sou' é temporário; não desista do seu verdadeiro ponto de vista, caso contrário, você será enganado. Independente de qual for a extensão que você conduzir sua busca, ela ainda estará no reino do 'eu sou'. Não retenha ('eu sou') na memória, então você será feliz. Eu sei como surgiu a confluência entre meu verdadeiro estado e o 'eu sou', então agora, de que maneira estou preocupado com Krishna e Arjuna? Assim que soube da mensagem 'eu sou', o drama acabou.

Shiva adorava Rama mesmo quando ele não havia encarnado, ele disse que Rama era 'Parabrahma'. Rama não sabia disso quando nasceu, seu Guru lhe disse. No estado de Parabrahman não há conhecimento, Rama, o Parabrahma, sabia que Shiva o estava adorando?





24 de janeiro de 1980


Maharaj: O 'sujeito' é abstrato, mas se torna concreto com o nascimento do corpo e sua morte. Por origem, nenhuma consciência é concreta no corpo por um certo período de tempo, finalmente ela se tornará abstrata novamente, e o estado original é abstrato. Se alguém apenas falar sobre isso, pode alguém saber alguma coisa sobre isso? Qualquer pensamento, assunto ou conceito surge enquanto houver a consciência. O que era 'não-sujeito' torna-se um 'sujeito' após a chegada da consciência, no final o 'sujeito' é novamente 'não-sujeito'. Se você quiser agradar a Deus, agrade a esse Deus que é o ser. Esse é o único Deus, o 'eu sou' é o único Deus para se agradar. Tudo o que você sabe atualmente sobre Deus é apenas uma barganha. Sua própria existência ou estado de ser é a prova de que Deus existe. Se eu não sou, Deus não é. A existência de Deus se deve à consciência, ao ‘eu sou’, agrade-o e ele o levará à sua fonte.

A consciência, quando atua no mundo, atua através do alento vital e da mente. É uma manifestação total; a atividade da mente é, na verdade, a atividade da consciência.

O movimento é inerente à consciência; é a sua própria natureza. Qualquer pedra ou gema tem valor dentro dela, pode haver prata nela.


Visitante: Como a consciência é criada?


M: Quando você for um com a consciência, então você saberá, não externamente. Seja um com ela por um longo tempo e ela se mostrará a você.


V: Como é que isso vem?


M: O catálogo de respostas está dentro da própria consciência; nenhuma agência externa pode dar respostas.


V: A religião cristã tem respostas, qual é a sua opinião?


M: Se você me contar, eu te conto, não conheço.


V: Deus tomou a decisão: ‘Faça-se a criação’.


M: Isso é meramente um conceito, mas ele será ou não conhecido por você somente quando você se tornar Deus. Sua associação é com o corpo, o mundo material e o químico (ser), mas você não é nenhum dos dois.


V: Este sentimento 'eu sou' deve estar além das palavras. É uma sensação no corpo ou está além das palavras? 


M: O conhecimento de que você existe surgiu espontaneamente ou alguém teve que lhe contar? 


V: Espontaneamente.


M: Com base nisso, qual é a sua pergunta?


V: É um sentimento ou está além do sentimento?


M: Qualquer nome para qualquer objeto é o mesmo nome, a consciência. 


V: Está além da sensação? O sentimento é concreto.


M: Antes de qualquer sentimento, você não está aí?


V: Então é anterior ao sentimento, anterior às palavras.


M: Alguém te sacudiu e disse que você existe?


V: Mas quem sou eu?


M: Você acredita que esta forma seja você mesmo; uma vez que você saiba que não é o corpo e esteja convencido disso, seja o que for, será revelado a você. O que quer que seja, está dentro do corpo e não vem de fora.


V: É difícil definir, se não corpo, dentro ou fora?


M: O que quer que você fale, o significado está nas palavras. 


V: Sim


M: O significado está dentro das palavras, não separado. Assim, neste corpo, feito dos cinco elementos, está a essência, o Sattva. A própria consciência está dentro do corpo, sem ser solicitada ou solicitada. Há quanto tempo você está na espiritualidade?


V: Seis anos.


M: O que você faz sobre o manifesto, fora ou dentro de você? Ou quando você pensa sobre esses assuntos, o que você considera ser sua identidade? Quem disse que é difícil e tudo isso?


V: Parece bastante simples, mas difícil quando se pensa nisso. 


M: O que quer que eu pense, não sou eu.


V: Eu disse além...


M: Além do quê?


V: Conceitos.


M: Desista dos conceitos e aí está.


V: Quando indago o que é esse 'eu sou', não consigo ver, mesmo quando quieto.


M: Aquele que conhece e entra em quietude, é isso, por que você deve dar um nome a ele? Apenas desista das palavras.


V: A esposa de alguém sai e vai para outro lugar, ela não está desaprovando o marido? Ninguém irá a outro lugar se estiver convencido do potencial de seu Guru, apenas se houver dúvida, ele irá.


M: Ele acredita na necessidade absoluta de um Guru? Se você pode passar sem ele, faça. Se você precisar de orientação, vá até alguém e diga que ele é meu Guru.


V: Os livros substituem um Guru?


M: Sim, os livros podem substituir um Guru. Em um estágio você mesmo se torna um Guru; então você descobre que os livros não servem mais. O Guru é aquele que conhece o início, a continuidade e o fim de sua vida e entende a mente sobre a qual o ambiente tem tanto impacto.


V: Essa sensação do lado direito do peito, de que fala Ramana, como está relacionada com o 'eu sou'? O coração espiritual está no lado direito.


Intérprete: Maharaj considera o centro do cérebro no corpo como o centro da consciência, a 'abertura Brahman' (Brahma Randhra), onde um yogi toma seu ser e se centra e respira palavras em todo o corpo. Segundo ele o centro é a ‘abertura Brahman’, quando ela desaparece o médico diz ‘está tudo acabado’.


M: Quais são os seus meios na espiritualidade? 


V: Aurobindo, Gurudjieff...


M: Colete e leia, mas depois jogue tudo e venha aqui. O importante é com que identidade você lê? Você faz isso como pessoa?


V: Através do intelecto.


M: Quando você anda, você não tem o conceito, quer dizer, europeu?


V: Não posso esquecer isso.


M: Você lê com o intelecto ou com aquele que está usando o intelecto? 


V: Você usa o intelecto.


M: O intelecto é o meio de compreensão, mas você não é o intelecto. 


V: Eu sei.


M: Você não é o corpo, intelecto ou mente, então o que você é?


V: Se eu pensar sobre isso, seria um conceito.


M: Quem é anterior ao conceito? É pensar? 


V: É apenas um sentimento.


M: Quem é que sente e entende isso como um sentimento? Como você chama aquilo que existe antes do processo de pensamento?


V: Não dá para explicar.


M: Isso, sobre o qual você não pode explicar, é você; qualquer coisa que você possa explicar não é você.


V: (sem resposta)


M: Ninguém pode ter uma resposta sobre si mesmo. Aquilo que é anterior está apenas aí, não pode ter resposta sobre si mesmo. Você aprende e esquece, o que você esquece não é o que você aprende, você é anterior a isso.




M: O conhecimento já está lá antes de pronunciar qualquer palavra, induzindo as palavras 'eu sou'. Você está sentado quieto, um raio atinge seu corpo e você grita, mas antes de gritar, 'você é'. Aquele momento de vigília após o sono profundo e antes de dizer qualquer coisa, você já está lá.


V: Maharaj sonha?


M: Eu não tenho sonhos, o ‘eu sou’ está se manifestando. Esta é a iluminação do 'eu sou', minha luz, minha iluminação é a iluminação universal. Enquanto você tiver uma identidade que não compreenderá, uma vez que conclua que não é o corpo, sua estatura atingirá as alturas. Como você dorme e acorda? O que você faz para se levantar? Assim como a espontaneidade é o meu conhecimento; não há espaço aqui para sua bolsa de estudos.


V: Existe algum paralelo com a auto-sugestão de ir dormir que você vai acordar? A prática de não se identificar com o corpo é semelhante?


M: Não há paralelo; você conhece o 'eu sou', fique parado aí. Você tem que praticar isso? Da mesma forma, você não é corpo, então onde está o escopo da autossugestão?


V: Nós recitamos ou fazemos japa, é uma auto-sugestão, como ‘eu sou Brahman’.


M: Você já é Brahman, esse japa já está acontecendo por dentro, então onde está a questão de fazer japa? Em última análise, é tudo ignorância. O sol nasce na escuridão, não é fato? Mas existe um nascimento da escuridão? Não estou permitindo que você se debruce sobre nenhuma palavra. Tantos conceitos são dados em nome da espiritualidade, mas nenhum conceito é permanente.


V: Os assuntos humanos são o reflexo das cinco interações elementares?


M: Sim, qualquer que seja a interação existente no cosmos, ela desce, através da vegetação, do homem, dos animais e, finalmente, há a manifestação. No cosmos, a chuva se deposita na lama; que assenta a vegetação e com isso temos uma comida deliciosa. Isso tudo é uma revolução por causa do que está acontecendo no cosmos. Todos são corpos de arroz, trigo (corpos alimentares), cuja quintessência é a qualidade 'eu sou' No ventre do açúcar reside a doçura, esta qualidade 'eu amo', 'eu sou' está no ventre da essência alimentar, seja qual for acontece é resultado do que desce do espaço sideral.


V: Então é toda a atividade da essência alimentar?


M: Está plantado no cosmos e essa essência alimentar cria ladrões, açúcar, ouro e ornamentos de ouro. As cinco interações elementares culminam no corpo humano e através dele temos inteligência e habilidade. Depois de entender tudo isso, que identidade você nutrirá?


V: Nenhuma


M: O que está acontecendo no cosmos é realizado na terra, este corpo tem os cinco elementos, e eles não têm regras de comportamento nem medo da morte. Mesmo os demônios, Brahma, Vishnu e todos são produtos do jogo dos cinco elementais. O Jnani entende este jogo, oferece saudações a ele e se desapega de tudo. De quem são os nomes Cristo ou Krishna? Eles não são nomes do Sattva guna que veio dos cinco elementos? Dessas interações positivas surge alguém como o Buda, esse indivíduo que diz 'eu sou Brahman', ele também é feito dos cinco elementos e vem da essência dos alimentos.


V: Então, alguém como Buda e suas ações são um fluxo natural dos cinco elementos? Não há autoria das ações?


M: Para ter e querer uma forma proveniente da essência dos alimentos é necessária. Dela surgiu a qualidade 'eu sou' que dizia 'quem sou eu'?


V: Maharaj faz algo mais do que testemunhar a explosão da bomba de hidrogênio e tais guerras etc.?


M: Que horas são agora? 


V: 18h20


M: 6h20 é hora de quê? O que isso indica? Não é apenas uma medida de tempo? Você está definitivamente testemunhando o dia ou esse testemunhar está acontecendo com você?


V: Acontecendo.


M: Isso é tudo.


V: Maharaj reconhece a inteligência envolvida na emissão de uma faísca por fricção?


M: Mas essa é a centelha da consciência.


V: Quando Maharaj fala de ocorrências conscientes, elas são combinações coincidentes de substâncias químicas? Em condições cósmicas, Maharaj reconhece a inteligência? Ou são apenas coincidências?


M: A inteligência está inatamente presente como o fogo no palito de fósforo. A culminação final da interação elemental é o corpo humano, onde o toque do ‘eu sou’ aparece. O nascimento é como uma faísca vinda do atrito das pedras, existe a fricção elementar e você tem a centelha 'eu sou'. As qualidades de um Bodhisattva são devidas ao conhecimento 'eu sou', mas isso é temporário e, portanto, o Jnani perfeito diz que toda manifestação é irreal, apenas 'Parabrahman' é real.





28 de janeiro de 1980


Maharaj: A testemunha testemunha a si mesma, é perfeita, o resto é rejeitado. Habite lá de onde você brotou, fique parado lá na fonte, como lhe ocorreu que 'você é' e quando?


Visitante: Por que devo encontrar ou ver a verdade?


M: Você reduz sua identificação com o corpo, nesse processo o conhecimento 'eu sou' que conhece a si mesmo ficará claro. Se você abraçar o sentido do corpo, haverá muitas perguntas. Se o conhecimento 'você é' não estiver lá, alguém manterá este corpo? O princípio que rejeita ou desiste do corpo

é o seu Eu.


V: O que acontece com o corpo quando a identidade corporal desaparece?


M: Quando você não é o corpo, o mundo e você tornam-se idênticos, então você é o mundo.


V: Na meditação, nos momentos mais desapegados, há uma cortina de ferro entre o que está sendo observado e a observação. Nesse momento, há uma separação da observação?


M: Nesse momento há separação entre o observar e o observado, mais tarde, ambos se tornam um.


V: 'Eu sou' é o Atman?


M: O que você quer dizer com 'eu sou' ou a sensação de 'você é'? Todos os nomes se relacionam com o 'eu sou', Atman também é o seu nome. Se não há 'eu sou', de quem podem ser todos esses nomes? Você não pode dizer essa e aquela consciência, sua consciência é apenas o seu mundo. Para entender e realizar tudo isso completamente, faça meditação. Esse som, o zumbido 'eu sou', é o som de Ishwara. É um lembrete de que você é Deus, mas você rejeita o som sem som ao se identificar com o corpo. Por sua própria autoridade, na ausência do princípio 'eu sou', o que você pode fazer? Comer? Defecar?


V: Nada


M: Portanto, o conhecimento que você é é Ishwara, o princípio divino, permaneça nele. Sem isso, o que você pode fazer? Você pode urinar? A base na qual 'você é' significa 'você é Deus', 'eu sou' significa apenas Deus. Permaneça nele e você o perceberá, que em si é Atman, o Deus. O 'eu sou' rejeita milhões de corpos, mas seu desaparecimento não é visto, você viu o Atman morto? Não existe Maya, apenas esqueça. O princípio de Ishwara, o princípio divino 'você é' brotou por conta própria. É o amor do Ser, a natureza de 'você é' é apenas amor, o Atma Prema ('você é') é Maya. Existem vários idiomas, como francês, etc., mas quem os emprega? É esse princípio da consciência. Você reconhece a mente como uma pessoa idosa reconhece uma criança?


V: A mente é ignorância.


M: Você não é a ignorância, pode você ser a mente?


V: Não


M: Ao falar do Dharma (religião), estou falando do 'Swaroop-Dharma' (religião do Self). Sua natureza é do Ser, você deve permanecer lá. Normalmente, como se entende a religião? É o cumprimento de certos códigos de conduta, mas na verdade isso não é religião.


V: A psicologia budista fala da purificação da mente em estágios, Maharaj vê a realização em estágios ou imediatamente?


M: Por alguns instantes, por outros gradualmente.


V: É por causa do Karma?


M: Tudo é Karma, neste princípio manifesto dinâmico Karma (ação) está acontecendo incessantemente. Brahma significa ação, é uma expressão imensa, infinita e da qual você se orgulha de fragmentos e diz ‘eu sou o corpo’. Da ignorância e do tumulto surgem muitas perguntas, mas depois de ouvir essas palestras a pessoa entra em silêncio e em silêncio as respostas vêm. Portanto, estabilize a mente, apenas ignore ou seja indiferente às suas brincadeiras. Investigue o chamado 'Minha mente', o 'Meu', descubra esse 'eu', esse 'meu'.