O conhecimento Divino penetra o que está oculto e compreende o que é manifesto.
O conhecimento de Deus é a ciência da gnose; conhecimento de Deus é a ciência da Lei sagrada e o conhecimento de Deus é a ciência do caminho Sufi.
Anteriormente a prática do Sufismo era conhecida como a presença desconhecida; hoje, a presença é conhecida e a prática é desconhecida.
O caminho espiritual é difícil de ser trilhado, exceto para aqueles que foram criados para esse propósito.
O homem, enamorado de seu entorno grosseiro, permanece afundado na ignorância e apatia, não fazendo qualquer tentativa de tirar o véu que caiu diante de si.
Este mundo é a morada das tribulações, o pavilhão das aflições, o covil das tristezas, a casa de despedida e o berço dos problemas.
Qualquer um que finge conhecer a Deus sem a humildade e o medo, é um tolo ignorante, não é um gnóstico.
A nobreza e elevação de uma pessoa não é julgada por milagres, mas pela castidade e pureza nas suas relações.
Há uma diferença entre aquele que é queimado por Sua Majestade no fogo do amor e aquele que é iluminado por Sua beleza sob a luz da contemplação.
Todo o bem e o mal que acontece com o homem está decretado por Deus.
Todo aquele que abstém sua alma da luxúria, terá o Paraíso como a sua morada.
Só Deus pode ajudar um homem a fazer boas ações.
Todos as ações e inações dos seres humanos são o ato e a criação de Deus.
É o brilho interior que faz o Sufi, não a vestimenta religiosa.
Os Sheikhs sufis são médicos das almas dos homens.
Os santos de Deus atingem um lugar onde não existe mais lugar, onde todos os graus e estações desaparecem e onde as expressões exteriores desaparecem das realidades subjacentes.
Nossa religião toma o caminho do meio entre o livre-arbítrio e a predestinação.
Aquele que inclina a cabeça com humildade, como um servo, Deus exaltará seu estado em ambos os mundos.
Aquiescência é uma característica dos amigos de Deus, ao passo que a hipocrisia é uma característica de Seus inimigos.
A orientação divina envolve a auto-mortificação, sem a qual a contemplação é inatingível.
O conhecimento e a ação não podem ser separados de maneira nenhuma, tal como a luz do sol não pode ser separada do próprio sol.
A luxúria é a nossa algema e o pecado nossa corrente.
A natureza humana é mais propensa a ignorância do que ao conhecimento.
O conhecimento é um atributo divino e a ação é um atributo humano.
No caminho místico, aquele que diz 'eu cheguei' se extraviou.
O caminho para Deus é como o sol escaldante.
A comida do dervixe é o êxtase, sua roupa é a piedade e sua morada é o Invisível.
Deus preserva Seus santos em todas as circunstâncias das artimanhas de Satanás.
A aprendizagem, não é aprendizagem de verdade a menos que seja praticada, e a gnose não é gnose a menos que tenha realidade.
A cobiça torna o dervixe infame em ambos os mundos.
O amor é um atributo do amado; portanto, nenhuma explicação de sua natureza real é possível.
O conhecimento de Deus requer abandono da premeditação e o abandono da premeditação é resignação.
O coração é a sede do conhecimento de Deus e é mais venerável do que o Caaba.
Os homens estão sempre olhando para a Caaba, mas Deus está sempre olhando para o coração.
A corrupção dos teólogos consiste na cobiça, a dos príncipes na injustiça, e a dos dervixes na hipocrisia.
Os amigos de Deus contemplam em cada dom e benefício, o Doador e o Benfeitor.
Os Sufis ignorantes são as criaturas mais vis de Deus; bem como os Sufis sábios são as mais nobres.
Não se incomode com o destino, pois o que está destinado desde a eternidade não será alterado por seus esforços.
Quando você estiver reconciliado com Deus em aflição, você verá apenas o Autor da aflição e a aflição em si não aparecerá.
Se você não estiver reconciliado com Deus, quando a aflição vier o seu coração ficará cheio de angústia.
O fato de Deus ter predestinado nossas satisfações e insatisfações não altera Sua predestinação; portanto, a nossa satisfação com Seus decretos é uma parte do nosso prazer.
Quando um homem vê a escolha de Deus e abandona sua própria escolha, ele é livrado de toda a tristeza.
A Gnose é alcançada quando a sua verdadeira natureza é divinamente revelada.
Quando um homem está satisfeito com os decretos de Deus, é um sinal de que Deus está satisfeito com ele.
A perfeição do estado do homem intoxicado é a sobriedade.
A vida eterna é obtida pelo sacrifício espiritual e pela renúncia do auto-interesse ao cumprir os mandamentos de Deus.
O buscar é a causa do encontrar, mas encontrar é a causa da busca.
Quando obtém conhecimento da alma inferior, você reconhece que ela pode ser controlada através da disciplina, mas que a sua essência e substância não perecem.
O objetivo da mortificação da alma inferior é destruir seus atributos, não aniquilar a sua realidade.
A luxúria do olho é a visão, a da orelha é a audição, a do nariz é o olfato, a da língua é a fala, a da língua é paladar, do corpo é o toque, e a da mente é o pensamento .
Quando uma pessoa se resigna a Deus, Ele protege-na, e por meio da proteção de Deus, ela fica mais próxima de aniquilar o mal do que através da auto-mortificação.
A menos que a proteção Divina estiver predestinada a um homem, ele não poderá abster-se de qualquer coisa por seu próprio esforço.
A menos que Deus se mova na direção de um homem, o esforço do homem não terá nenhum uso.
A religião é a raiz e sufismo é o ramo.