Não deveríamos nos sentir tristes quando acontece algo que não
gostamos. Se tudo é Deus e vem de Deus, qual é a diferença e onde ela está?
Deveríamos saber disso plenamente. Saber que tudo é Deus é a verdadeira Devoção
da mente.
Um homem pode pertencer a uma casta inferior, a chamada
casta do intocáveis, ou pode ser muito mal em seu comportamento, mas em seu
estado original ele ainda é Deus. Nele é apenas Deus que torna sua existência
possível. Deus significa que nós mesmos somos o Ser Supremo, Paramatman. Somos aquela fundação sobre
a qual todas as experiências acontecem. Paramatman não termina, mas as
experiências começam e terminam. Aquela Consciência que é a ciência (awareness) sutil presente no início e no
fim das experiências é chamada de Ser ou Atman
e esse pano de fundo sobre o qual todas as experiências acontecem é chamado de Paramatman (Para significa além de, anterior a). Aquilo que permanece depois da
experiência, que existe antes da experiência começar e depois dela terminar
somos nós, Paramatman. “Essa Raiz de
todas as coisas” não é destrutível.
A serpente e o escorpião são o mesmo; mesmo neles pulsa nossa
própria existência. Quando temos esse sentimento, dá-se o nome de “Consciência
Divina”. Aquele que sabe que todas as criaturas são Deus, jamais usará palavras
grosseiras para com os outros. Nenhuma pessoa insulta alguém que ela ama, mas muitas
vezes é grosseira com os outros. Esse é o hábito do ego que acredita ser ele
mesmo o indivíduo, o Jiva. Quando
compreendemos que todas as coisas e todos os seres são Paramatman, não devemos dizer nada sobre ninguém, como por exemplo:
“O que me importa ele?” “Eu não ligo para ele.” Tudo é o nosso Ser apenas, Paramatman. Mesmo a custo de nossa vida
não deveríamos falar sobre os defeitos dos outros ou ferir alguém com palavras
ou ações. Deveríamos agir de modo a
sermos úteis aos outros. Se tivermos dinheiro ou algum recurso deveríamos
compartilhá-lo de modo que ele traga felicidade aos outros. Deveríamos agir de uma
maneira que deixe os outros satisfeitos. Isso é chamado de Devoção Física ou
devoção com nosso corpo. Deveríamos ser gentis mesmo com aqueles que nos fazem
mal. O sábio Vasishtha perdoou o sábio Vishwamitra.
Aqueles que ainda são aspirantes ainda ficam com raiva; um
aspirante ou alguém que estuda algum sistema de yoga pode ainda não ter um
sentido apropriado de autocontrole e, portanto, os desejos e a raiva ainda
podem perturbar tal pessoa. Eles podem às vezes praguejar com os outros e
trazer muitos problemas a eles, como no caso de filhos de pessoas ricas que
fazem Sadhana sem ter o autocontrole.
Deveríamos nos tornar aptos a ver Deus todo poderoso, o Ser Supremo, até mesmo
em nossos inimigos, pois esse é o sinal do estado de ausência de ego. Aquele
cujo ego se foi é o verdadeiro Sadhu
(o Santo). A natureza das pessoas consiste em encontrar faltas nos outros, mas
a natureza do Sábio não é olhar os pontos ruins ou o que está faltando nos
outros. Como pode alguém que está preocupado com o que é bom ou ruim nos outros
ser um sábio? O sábio é diferente de tais pessoas, ele se comporta de maneira
diferente das pessoas do mundo. A
natureza de um homem mau é não ver nada de bom nos outros. O homem que é realmente
grande vê o que é bom nos outros e sabe que é a própria “Luz de Deus” que está
brilhando dentro de si.
Seja gentil com todos e você não sentirá necessidade de
nada. A compaixão por todos os seres é a melhor maneira de destruir a rede da Ilusão.
Não há nenhum pecado pior do que a fofoca maldosa. Fale bem, mas nunca fale mal
dos outros. Aquele que acusa os outros jamais conseguirá um bom alimento para
comer. Se você quer boa comida você deveria falar boas palavras. Aquele que
fala lixo come lixo. A língua que não fala de maneira doce não obtém alimento
doce. As escrituras dizem que as pessoas de língua maligna nascem como porcos e
comem esterco na próxima vida. Aquele que fala coisas boas e verdadeiras tem o
poder da fala que é sempre verdadeira.
O senhor Krishna disse: “Ordenei que o caminho da devoção fosse
muito puro. Não há dificuldade na devoção e o devoto obtém êxito. Mesmo que
haja muitos livros sagrados e religiosos, o caminho da devoção é maior que
todos eles. O buscador é ajudado por todos e as calamidades jamais mostram sua
face para ele. Ele sabe que ele, que todos os seres do mundo e Paramatman são um. Assim como a serpente
tem medo da águia e o homem tem medo da morte, as calamidades têm medo do
devoto. Querido Uddhava, este é meu caminho da devoção, do qual não falei nem para
minha mãe, mas agora falei a você.”