1. Por respeito à linhagem que desenvolveu
estas instruções para combater um oceano de sofrimento em Samsara, deixe-me despejar essa visão em suas mentes, meus amigos.
2. Embora o Mahamudra não seja algo que eu realmente possa explicar.
Apenas deixe fluir e mantenha este ponto de vista da mente, sem estratégias de meditação artificiais e sem conceitualização.
Da mesma forma que o espaço em si não tem nenhuma substância, a verdadeira natureza da mente, Mahamudra, também não tem nenhuma substância que possa servir como um suporte sobre o qual se concentrar.
3. Não se apegue a nada conforme eu falo e não haverá dúvida, a liberação virá. Tome essa Visão como se você estivesse olhando diretamente para a própria consciência (awareness), como o espaço, como se você não estivesse tentando ver, porque a partir desse ponto de vista a consciência vê a si mesma através de si mesma. E quando todas as tentativas de conceituar cessarem, você alcançará o despertar perfeito.
2. Embora o Mahamudra não seja algo que eu realmente possa explicar.
Apenas deixe fluir e mantenha este ponto de vista da mente, sem estratégias de meditação artificiais e sem conceitualização.
Da mesma forma que o espaço em si não tem nenhuma substância, a verdadeira natureza da mente, Mahamudra, também não tem nenhuma substância que possa servir como um suporte sobre o qual se concentrar.
3. Não se apegue a nada conforme eu falo e não haverá dúvida, a liberação virá. Tome essa Visão como se você estivesse olhando diretamente para a própria consciência (awareness), como o espaço, como se você não estivesse tentando ver, porque a partir desse ponto de vista a consciência vê a si mesma através de si mesma. E quando todas as tentativas de conceituar cessarem, você alcançará o despertar perfeito.
4.
As nuvens flutuam pelo espaço, mas não vão ou ficam em
lugar algum. Da mesma forma, a conceitualização
surge na mente, mas do ponto de vista da natureza real
da mente, os pensamentos são como ondas que se tornam calmas.
5. Assim como o espaço não tem cor, não tem forma, não tem escuridão nem luz e é imutável, também a verdadeira natureza da mente não tem cor, nem forma, nem é tingida pela escuridão do mal, nem pela luz das ações virtuosas.
6. Por milhares de éons o sol que brilha todos os dias nunca foi encoberto pela escuridão. Da mesma forma, a verdadeira natureza da clara luz da consciência da mente nunca foi encoberta pelo ciclo de Samsara.
7. Você provavelmente vai criar conceitos sobre a mente de muitas maneiras,
chamando-a de espaço "vazio" ou "luz clara", mas você não pode realmente explicar isso em palavras. Essa mente é ... insubstancial e as palavras não farão o despertar acontecer.
5. Assim como o espaço não tem cor, não tem forma, não tem escuridão nem luz e é imutável, também a verdadeira natureza da mente não tem cor, nem forma, nem é tingida pela escuridão do mal, nem pela luz das ações virtuosas.
6. Por milhares de éons o sol que brilha todos os dias nunca foi encoberto pela escuridão. Da mesma forma, a verdadeira natureza da clara luz da consciência da mente nunca foi encoberta pelo ciclo de Samsara.
7. Você provavelmente vai criar conceitos sobre a mente de muitas maneiras,
chamando-a de espaço "vazio" ou "luz clara", mas você não pode realmente explicar isso em palavras. Essa mente é ... insubstancial e as palavras não farão o despertar acontecer.
8. A verdadeira natureza da mente está sempre bem aqui, sem começo, sem fim, como o vasto espaço que satura todas as coisas! Portanto, meus queridos amigos, parem agora de fazer qualquer coisa para acertar a sua postura corporal,
calem a boca, fiquem quietos e não pensem em coisa alguma.
Apenas tome este ponto de vista
como o ensinamento além de todas as
práticas.
9. O corpo não tem substância, como o interior oco de uma haste de bambu.
A mente, como o próprio espaço, está além de qualquer objeto de meditação pretendido. Sendo assim, abandone quaisquer estratégias artificiais de meditação. Deixe de meditar e quando essa mente refletir a si mesma para si mesma, bem aqui será o despertar do Mahamudra.
10. Você não verá a luz clara do Mahamudra ao entoar mantras, lendo os textos de sabedoria ou sutras sobre o vazio ou praticando preceitos éticos.
Enquanto a mente ordinária incessantemente reage ao afastar-se de práticas que ela não gosta e mover-se em direção a práticas que gosta, você permanecerá obscurecido e não verá a luz clara do despertar do Mahamudra.
9. O corpo não tem substância, como o interior oco de uma haste de bambu.
A mente, como o próprio espaço, está além de qualquer objeto de meditação pretendido. Sendo assim, abandone quaisquer estratégias artificiais de meditação. Deixe de meditar e quando essa mente refletir a si mesma para si mesma, bem aqui será o despertar do Mahamudra.
10. Você não verá a luz clara do Mahamudra ao entoar mantras, lendo os textos de sabedoria ou sutras sobre o vazio ou praticando preceitos éticos.
Enquanto a mente ordinária incessantemente reage ao afastar-se de práticas que ela não gosta e mover-se em direção a práticas que gosta, você permanecerá obscurecido e não verá a luz clara do despertar do Mahamudra.
11. Ter idéias sobre como você
costuma manter seus votos,
tentando conceituar como você poderá despertar, só lhe fará desviar desta
Verdade.
Esta Verdade está além da reatividade da mente movendo para longe ou para perto de qualquer coisa.
Não particularize nada e o que quer que pareça surgir por si mesmo imediatamente se tornará calmo por si mesmo, e assim, a mente permanecerá como uma piscina de água sem movimento.
12. Nunca deixe Aquilo, mas não permaneça Nele também e não tente representá-Lo. Simplesmente jure nunca mais deixá-Lo e nada vai ofuscar as chamas do despertar! Além da reatividade da mente ordinária se aproximando e se afastando, sem tentar ficar, nem mesmo tentar vê-Lo, você verá tudo o que há para ser visto!
13. Realize uma meditação examinadora agora sobre a Verdade e você vai se libertar da prisão de Samsara. Então, em sua meditação-samadhi, agora, as chamas dessa Verdade queimarão todo o Karma ruim e todos os obscurecimentos.
Aqueles que são incapazes de apreciar essa Verdade são lançados no mar de Samsara.
Esta Verdade está além da reatividade da mente movendo para longe ou para perto de qualquer coisa.
Não particularize nada e o que quer que pareça surgir por si mesmo imediatamente se tornará calmo por si mesmo, e assim, a mente permanecerá como uma piscina de água sem movimento.
12. Nunca deixe Aquilo, mas não permaneça Nele também e não tente representá-Lo. Simplesmente jure nunca mais deixá-Lo e nada vai ofuscar as chamas do despertar! Além da reatividade da mente ordinária se aproximando e se afastando, sem tentar ficar, nem mesmo tentar vê-Lo, você verá tudo o que há para ser visto!
13. Realize uma meditação examinadora agora sobre a Verdade e você vai se libertar da prisão de Samsara. Então, em sua meditação-samadhi, agora, as chamas dessa Verdade queimarão todo o Karma ruim e todos os obscurecimentos.
Aqueles que são incapazes de apreciar essa Verdade são lançados no mar de Samsara.
14. Esses seres tolos que
continuamente são pegos em estados
negativos de miséria e tristeza, todas
essas pessoas tristes que desejam ser livres, precisam apenas depender dos apontamentos e instruções
do professor.
15. Então, meus amigos, tudo o que existe dentro de Samsara é apenas a causa do sofrimento, não a causa da Verdade. A essência deste ensinamento é: não fazer nada que não seja tomar o ponto de vista daquela que é a essência da Verdade.
16. O Rei de todas as visões: Ir além da dualidade do sujeito / objeto.
O Rei das meditações é: Manter este ponto de vista ininterruptamente.
O Rei das práticas é: Não fazer nada. Não procurar por nada. Não ter qualquer expectativa de ganho ou medo de fracasso e sua realização virá a ser concretizada diretamente.
17. Então, mova-se agora para além de qualquer objeto de meditação pretendido para a natureza real da consciência da mente auto-iluminando a si mesma para si mesma.
Não há caminho para trilhar... e você já está defrontando-se com a Mente-Buda como sendo a sua própria mente. E quando você está familiarizado com o que é meditar dessa forma, sem qualquer objeto de meditação pretendido e a meditação estiver perfeita, você então despertará!
15. Então, meus amigos, tudo o que existe dentro de Samsara é apenas a causa do sofrimento, não a causa da Verdade. A essência deste ensinamento é: não fazer nada que não seja tomar o ponto de vista daquela que é a essência da Verdade.
16. O Rei de todas as visões: Ir além da dualidade do sujeito / objeto.
O Rei das meditações é: Manter este ponto de vista ininterruptamente.
O Rei das práticas é: Não fazer nada. Não procurar por nada. Não ter qualquer expectativa de ganho ou medo de fracasso e sua realização virá a ser concretizada diretamente.
17. Então, mova-se agora para além de qualquer objeto de meditação pretendido para a natureza real da consciência da mente auto-iluminando a si mesma para si mesma.
Não há caminho para trilhar... e você já está defrontando-se com a Mente-Buda como sendo a sua própria mente. E quando você está familiarizado com o que é meditar dessa forma, sem qualquer objeto de meditação pretendido e a meditação estiver perfeita, você então despertará!
18. Portanto, meus amigos, por favor entendam
bem. Tudo o que parece existir neste
mundo é impermanente, como uma miragem ou um sonho e, sendo assim, miragens e sonhos
não são a Verdade.
19. Desse modo, pelo menos por agora deixe de lado as atividades cotidianas, quebre a conexão com as experiências sensoriais ordinárias. Elas só geram mais desejo e aversão. Resida nas florestas ou nas montanhas e medite. No entanto, acima de tudo permaneça nesse ponto de vista da não-meditação e quando você não tentar alcançá-lo, você atingirá o despertar do Mahamudra.
20. As folhas e galhos de uma árvore murcham e caem quando suas raízes são cortadas. Da mesma forma, corte as raízes da mente e as folhas e galhos de Samsara se acabarão.
19. Desse modo, pelo menos por agora deixe de lado as atividades cotidianas, quebre a conexão com as experiências sensoriais ordinárias. Elas só geram mais desejo e aversão. Resida nas florestas ou nas montanhas e medite. No entanto, acima de tudo permaneça nesse ponto de vista da não-meditação e quando você não tentar alcançá-lo, você atingirá o despertar do Mahamudra.
20. As folhas e galhos de uma árvore murcham e caem quando suas raízes são cortadas. Da mesma forma, corte as raízes da mente e as folhas e galhos de Samsara se acabarão.
21. A menor lâmpada pode
eliminar a escuridão que se
acumulou durante milhares de eras.
Da mesma forma, uma única chama da
luz clara da consciência da mente auto-iluminando-se
para si mesma, em um único instante,
elimina toda a ignorância, os obscurecimentos
e as impurezas que se acumularam
por eras.
22. Sendo assim, meu amigo, não crie conceitos a esse respeito ou você não verá a Verdade que está além de toda conceitualização. Não se envolva em quaisquer estratégias de meditação artificiais ou você não verá a Verdade que está além de todas as ações. Portanto, se você quer essa Verdade, ela está além de toda conceitualização e de todas as estratégias de meditação artificiais.
23. Use sua espada de vazio por toda parte e corte a raiz, mantendo o ponto de vista sempre renovado. Purifique a água barrenta da conceitualização até que fique clara. Afrouxe para que você deixe qualquer coisa que surja nascer no seu próprio direito [auto-contentadamente]. Não faça nada. Não faça nada acontecer, nem evite que algo aconteça.
22. Sendo assim, meu amigo, não crie conceitos a esse respeito ou você não verá a Verdade que está além de toda conceitualização. Não se envolva em quaisquer estratégias de meditação artificiais ou você não verá a Verdade que está além de todas as ações. Portanto, se você quer essa Verdade, ela está além de toda conceitualização e de todas as estratégias de meditação artificiais.
23. Use sua espada de vazio por toda parte e corte a raiz, mantendo o ponto de vista sempre renovado. Purifique a água barrenta da conceitualização até que fique clara. Afrouxe para que você deixe qualquer coisa que surja nascer no seu próprio direito [auto-contentadamente]. Não faça nada. Não faça nada acontecer, nem evite que algo aconteça.
24. Não se agarre a nada, nem deixar nada passar e bem aqui estará o despertar do Mahamudra e você será libertado de Samsara.
Tudo o que obscurece, até mesmo as mais sutis propensões cessam.
A mente desperta, sempre aqui, auto-ilumina o depósito de todas as experiências potenciais.
25. A liberação completa de todas visões extremas. Esta é a visão Suprema. Abrangente, profunda e sem limites. Esta é a meditação Suprema.
Além de qualquer intenção ou exclusão. Esta é a prática Suprema. Além de todas as expectativas de resultado ou medo do fracasso, a mente liberta a si mesma. Esta é a realização Suprema.
26. Primeiramente, o despertar da mente é como uma cachoeira em movimento rápido. Em seguida, flui suavemente como o vasto Ganges, e, finalmente, é um grande oceano em que a criança da consciência individual e a consciência mãe do dharmakaya fluem uma para a outra.
Tudo o que obscurece, até mesmo as mais sutis propensões cessam.
A mente desperta, sempre aqui, auto-ilumina o depósito de todas as experiências potenciais.
25. A liberação completa de todas visões extremas. Esta é a visão Suprema. Abrangente, profunda e sem limites. Esta é a meditação Suprema.
Além de qualquer intenção ou exclusão. Esta é a prática Suprema. Além de todas as expectativas de resultado ou medo do fracasso, a mente liberta a si mesma. Esta é a realização Suprema.
26. Primeiramente, o despertar da mente é como uma cachoeira em movimento rápido. Em seguida, flui suavemente como o vasto Ganges, e, finalmente, é um grande oceano em que a criança da consciência individual e a consciência mãe do dharmakaya fluem uma para a outra.
27. Para os menos inteligentes
que não podem ficar continuamente
no ponto de vista da sabedoria desperta uma vez que tenham sentido o gosto
disso, vocês podem mais uma vez concentrar na respiração
e destilar o néctar da consciência com muitas práticas de concentração e quando a sua concentração estiver forte novamente, acima de tudo aprenda a segurar
o ponto de vista da própria consciência.
28. Se você tomar esse ponto de vista como o seu suporte, a Sabedoria desperta surgirá, seu brilho, seu vazio.
Através da capacitação, entrando em samadhi e então no insight, as sementes dessa Sabedoria Desperta serão suavemente atraídas para a mandala em seu coração e depois se manifestarão em vários locais de seu corpo, por fim saturarando todo o seu ser. Quando você não quiser agarrá-la, a Sabedoria Desperta surgirá, seu brilho, seu vazio.
29. Você vai parecer não ter idade e ser saudável como a lua crescente.Você se tornará radiante. Parecerá ter a força de um leão e todos os poderes ordinários e especiais de um Buda irão florescer. Este é o meu conselho oral para vocês, meus amigos, sobre a essência do despertar do Mahamudra. Deixe-o ficar ininterruptamente em seu coração e nos corações de todos os seres sencientes!
28. Se você tomar esse ponto de vista como o seu suporte, a Sabedoria desperta surgirá, seu brilho, seu vazio.
Através da capacitação, entrando em samadhi e então no insight, as sementes dessa Sabedoria Desperta serão suavemente atraídas para a mandala em seu coração e depois se manifestarão em vários locais de seu corpo, por fim saturarando todo o seu ser. Quando você não quiser agarrá-la, a Sabedoria Desperta surgirá, seu brilho, seu vazio.
29. Você vai parecer não ter idade e ser saudável como a lua crescente.Você se tornará radiante. Parecerá ter a força de um leão e todos os poderes ordinários e especiais de um Buda irão florescer. Este é o meu conselho oral para vocês, meus amigos, sobre a essência do despertar do Mahamudra. Deixe-o ficar ininterruptamente em seu coração e nos corações de todos os seres sencientes!