terça-feira, 30 de maio de 2023

Rodney Collin - O Arauto da Harmonia

 




UMA ERA está morrendo. Uma nova era está nascendo.

Quais são os sinais de uma nova era?

Nos céus, uma nova combinação de influências. Da Hierarquia, uma nova geração. Entre os homens, uma nova função despertada, uma nova palavra de salvação dada.

Pois o corpo da humanidade cresce assim como o corpo de um homem cresce - uma função após a outra vai se abrindo nele, cada ponto culminando em sua idade determinada, cada um realizado e transcendido pelo próximo. E assim como no homem cada função desperta com um determinado brilho de suas estrelas, assim também na humanidade com um certo brilho das constelações. Assim como Vênus cede a Marte, a sabedoria da infância cede à tempestuosa puberdade: como Touro cede à Capricórnio, o Egito à Grécia, a inocência ao paganismo, a ternura à contenda.

Mas, ao contrário de um homem, cuja vida se aproxima lentamente do fim, para a humanidade as eras passam mais rápido, cada uma mais exigente que a anterior. Por trinta mil anos, os homens se amontoaram em suas cavernas enquanto as estrelas diziam: "Ruminem". Por mais quinze mil anos eles perseguiram, arrastaram, fugiram, se desdobraram. Coragem e reverência, enquanto os céus gritavam: "Cacem". Por mais oito cultivaram milho, ergueram templos e pirâmides, ao mandamento: "Construam”.

Cada uma dessas foi uma Era. E à medida que cada Era amanhecia, um mensageiro era enviado para encarnar a nova função e assegurar o seu cumprimento. Um herói veio e nele a Hierarquia revelou a próxima perfeição de seu plano. Quem falou e manifestou as primeiras palavras de poder, não sabemos. "Ruminem!" "Cacem!" e "Construam!" permanecem anônimos assim como estômago, músculo, carne. Não é assim com as leis posteriores.

Pois Hércules seguiu, e com doze vastos labores revelou o clamor da próxima era. "Lutem!" os deuses decretaram, e por quatro mil anos os homens lutaram, fizeram intrigas, tomaram cidades e mulheres, viveram com orgulho pagão e sem fantasias.

Assim, para a humanidade, os pulmões, o fígado, o sangue, os músculos, a carne e o baço foram lentamente santificados. Atraídos para a divindade, a divindade revelada neles. Sacerdócios de era em era ensinaram como esta ou aquela função deveria revelar sua natureza, e o homem tornando seus vários tecidos conscientes, teve através deles revelado um caminho de volta à sua origem. De volta para Deus.


II

FINALMENTE os holofotes celestiais caíram sobre os corações dos homens. A fonte, a origem, a mola mestra de sua vida. E o despertar dos corações respondeu à mola mestra do universo, o próprio coração do céu. Tornou possível a vinda de um salvador daquele coração.

Cristo veio. Anunciou e encarnou o novo mandamento, o "Amor".

Assim como Rama (avatar do Deus Vishnu) deu lugar a Peixes, o plexo solar deve ceder ao coração, o pagão ao cristão, o Antigo Testamento ao Novo. A luta por obter coisas deve ser ultrapassada pelo amor da doação, os deuses por Deus, o múltiplo pela Unidade. E a paixão pelo amor. Pois a sensação do múltiplo é paixão, a sensação de unidade é amor.

Naquele instante, quando todos os planetas se uniram em Peixes, todos os órgãos mostraram nadar em espírito. A humanidade atingiu a maioridade. Uma linha de vida foi lançada para a Terra do Sol dos Sóis: a semente do Rei dos Reis foi lançada nela.

Com o advento da Hierarquia, a Humanidade emergiu do ventre da Terra. Com a vinda de Cristo, a Humanidade endireitou-se e reconheceu a luz.


No entanto, faltava harmonia. A uma parte do homem foi revelado o segredo oculto do universo — o conhecimento de que tudo é um, toda vida um oceano, as criaturas sendo nada mais que redemoinhos, miragens de salvação separada. E a um órgão foi dada a sensação direta dessa unidade - o amor.

Mas seus outros membros não sabiam disso. Músculos, pulmões, carne e órgãos genitais seguiram alegremente seus antigos caminhos secretos, perseguindo suas alegrias secretas separadas, sofrendo suas tristezas secretas separadas. O estômago deve ruminar, os músculos caçar, a carne construir, o plexo solar lutar. Obedecendo às palavras de poder do passado reveladas a eles.

Assim, o estômago sentia união apenas com o que comia: sem comida, sem unidade. A carne sentia a união apenas com outra carne que a tocava com igual ardência: sem carícia, sem unidade. O Plexo solar sentia união apenas na matança: sem sacrifício, sem unidade.

E o coração sentiu a unidade universal - exceto com o nervo e o tecido que o traiu.

Assim surgiu um cisma interior de dois mil anos. E se Cristo veio anunciar o mandamento — "Amor"; ele não menos disse aos homens: 'seja crucificado'. Crucificado na contradição orgânica, crucificado na visão inatingível.

Pois a chave da harmonia jaz escondida por vinte séculos.


III

CONSIDERE como os humanos cristãos receberam a palavra de amor. Percebendo o futuro Cristo, podia-se deixar para o diabo ficar com o passado. Percebendo o alto céu, eles inventaram o inferno mais profundo. Percebendo o novo incomparável, eles se voltaram contra o velho — primeiro com palavras amargas, depois com fogo e tortura.

Se o amor universal fosse a nova revelação, então o amor erótico seria o novo pecado. Se o coração fosse abençoado, então o fígado e os pulmões seriam amaldiçoados. Se Deus fosse um e Cristo seu Filho unigênito, então Osíris, Astarte, Baal, Zeus, Vishnu e o Tao eram falsos; e todos os seus servos, sacerdotes, sábios, filósofos, mágicos dirigidos por demônios.

Quando Elimas, o feiticeiro, resistiu ao ensino deles, Paulo exclamou: "Ó cheio de astúcia e malícia, filho do diabo, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?" e o deixou cego por uma estação do ano.

O que mais Paulo poderia fazer? Deixar os convertidos serem seduzidos? No entanto, note a lei da multiplicação, que a cada século amplia cada palavra e ato dos primeiros dias cem vezes.

Passe quatorze séculos, e cada homem que levantar uma dúvida contra a doutrina estará em perigo. Da cegueira de Elimas brota a Inquisição: dez mil fogueiras humanas de judeus, árabes, astecas, tornando o céu hediondo, de Toledo na Espanha aos montes do México.

E aqueles dentro da igreja que se diferem? Ananias e Safira venderam uma propriedade, retendo pra si parte do preço. Pedro acusou: e logo depois o homem caiu morto. E à mulher que vinha depois disse: 'Os pés dos que sepultaram teu marido estão à porta, e também te levarão para fora". Ela também desistiu. "E grande temor se apoderou de toda a igreja".

Que horrores surgiram do medo que então se instalou! Mil anos se passaram e a morte de dois dissidentes incendiou a cruzada albigense. Os cristãos dilaceram os cristãos de seus compatriotas, devastaram, torturaram, saquearam, incendiaram aldeias inteiras em adoração. Até que o próprio credo passou a estar ligado à ilegalidade.

E os próprios mistérios privados do homem? Paulo escreveu: "É melhor casar do que queimar", fazendo do casamento um pobre substituto do inferno, da mulher a sedutora e do sexo uma necessidade vergonhosa e animal.

Através dos séculos, que sofrimentos, crueldades, perversões, prostituições se seguem! Que sufocamento da alegria criativa, que carga de vergonha blasfema! Que substituição hedionda da sujeira pela beleza!

No entanto, não culpe os primeiros cristãos. Agora, do ponto de vista do tempo, reconhecemos aquela cegueira que, ofuscada pela visão, vem depois de uma luz muito grande. Não sentimos a imensa tentação que venceram: a profunda sedução do passado à qual resistiram- próximo, quente e reconfortante. Foi preciso um esforço enorme para superar esse passado, deixar de lado as coisas infantis. Isso eles conseguiram. Foi duramente, não os culpe.

Pois a chave da harmonia jaz escondida por vinte séculos.

Não poderia ser de outra forma.

"Não vim trazer paz, mas a espada".

Espada que separou o passado do presente vivo, o sexo do coração vivo, o inferior do superior, o antigo do milagroso novo. A trave dessa cruz.

Daí em diante os homens viveram em um mundo amputado. Na dualidade desesperada. "O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai". Inferno contra o céu, e o céu contra o inferno. Espírito contra carne, e carne contra espírito. Homem contra mulher, e mulher contra homem.

Cruzado contra turco. Ortodoxo contra herege. Católico contra protestante. Reforma contra a Contra-Reforma. A Cidade Santa e a Grande Babilônia sitiadas uma a uma.

E o próprio coração do homem é um campo de batalha da Guerra Santa. Torneio do vício e da virtude — o símbolo da Salvação psicomaquia.

Não poderia ser de outra forma.

Pois a visão foi mostrada, o caminho para realizá-la não. O homem ansiava pela luz recém-encontrada; desprezou a escuridão e seus habitantes, esfolou metade dele mesmo. Em vão. A força negra feminina, surgindo na feitiçaria e trovadores, cátaros e tribunais de amor e alquimia, o seduziu e socorreu. Até que, consolado, ele se virou e destruiu o que o confortava.

Não poderia ser de outra forma.

Uma vez revelado o amor, a humanidade foi crucificada.

Pois a chave do céu jazia escondida por vinte séculos.


V

A IDEIA da harmonia foi surgindo lentamente na mente dos homens, pacificamente como ela mesma. Primeiro na música.

O contraponto medieval - duas vozes opostas na imagem da dualidade do tempo - floresceu em acordes em cascata, intrincada tecelagem de voz e viola em uma teia de som cintilante. Antífona legal, resposta de altura a profundidade em abóbadas carregadas de incenso, brotou para o esplendor polifônico de todas as criaturas unidas em louvor simultâneo. Discordâncias proibidas desapareceram em crescente riqueza sonora.

Na história a seguir.

Florença restaurou o passado. Platão reconciliado com Cristo, beleza com amor, nudez com luz. Curou o mal feito ao mundo antigo, resolveu a divisão no tempo, encantou Vênus e Hércules para adorarem no presépio.

Em seguida, na astronomia.

Alternativa cósmica de céu ou inferno fundida à visão da Família Solar, à harmonia de múltiplos mundos dançando em devoção ao seu Sol; a música de órbitas rodopiantes, esferas giratórias. Através de telescópios de brinquedo, os homens vislumbravam o mundo sem conflito.

Começou a ansiar por harmonia, ansiava por redimir a contenda. E colocando Rosa na Cruz, esforçou-se para unir alegria e dor, beleza com sacrifício, casar a Natureza Devassa com o Filho de Deus.

Passaram-se mais séculos. A religião também se tornou branda. Grandes fés se encontraram, se cumprimentaram, se reconheceram. Homens sábios viram unidade por trás das seitas em guerra. Previu a harmonia de Buda, Maomé, Paulo. Adivinhou a grande obra da Hierarquia, Cristo encabeçando Todos.

Os homens cavaram o passado enterrado, ligaram raça a raça, sondaram as profundezas do espaço, sondaram o núcleo do átomo. Em todos os lugares as pistas para a harmonia. Em todos os lugares fome de harmonia.

Mas ainda não era a hora. Paciência! A chave estava escondida.


VI

O QUE é harmonia?

É a ordem pela qual o céu é governado, uma ordem ainda não manifestada na terra.

É a ordem pela qual o sol e os planetas desempenham seus papéis, infinitamente repetindo, combinando, criando e destruindo, louvando infinitamente a Deus em multiplicidade e unidade.

"Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu".

No alvorecer da Grécia, a escola de Pitágoras estudou essa harmonia celestial e, comprimindo suas vastas vibrações um bilhão de vezes, revelou-a e perpetuou-a em som.

Sete notas foram encontradas tocando em todo o universo, ecoando infinitamente de Deus até a rocha. As mesmas vibrações - desde o giro inimaginável da galáxia até o pulso infinitesimal de elétrons gerando luz.

Dó Ré Mi Fá Sol La Si — as notas subiram, ecoaram mais uma vez até Dó e continuaram infinitamente. Entre Mi e Fa, apenas um meio-tom, pausa cósmica, quebra, silêncio, através do qual pode vir o eco da música superior e inferior, encadeando a criação através de si mesma para a unidade. Entre Si e o próximo Do meio-tom novamente, o salto de uma escala para outra, de uma tarefa concluída para a próxima iniciada, do fim para um novo começo.

Mercúrio, Vênus, Marte; vem a pausa dos asteróides; então Júpiter, Saturno, Urano, Netuno; e ainda outra pausa transcendeu para o Sol. Assim é a música das Esferas.


Caos, Metal, Mineral; vem o auxílio do Ar; depois Planta, Invertebrado, Animal, Homem; e ainda outra pausa transcende para Anjo. Assim a música da Natureza e da Terra.

Homem-macaco, homem das cavernas, caçador; vem ajuda da Hierarquia; depois Construtor, Guerreiro, Artista, Cientista; e ainda outra pausa transcende em Santo. Assim a música da Humanidade.

Adoração da Natureza, Fertilidade, Ancestrais; vem ajuda da Hierarquia; depois escolas do Egito, Caldéia, Índia, Judéia; e ainda outra pausa transcendeu em Cristo. Assim, a música da Salvação.

E cada Do canta para Fazer em todas as escalas; cada Mi canta para todos os outros Mi; cada Sol para Sol ilimitado. Pois assim toda a criação está ligada, o que está acima ressoa o que está abaixo, o que está abaixo reverbera acima.

Até que pela Lei da Trindade, as notas se combinam em acordes - cada três um acorde. De acorde em acorde, os humores e os mundos são formados. Tranquilo, discordante, alegre, terrível - esses acordes e dissonâncias fazem a música do universo.

Alguns são fixos, alguns pairam à beira do caos. A Grande tríade maior — Do Mi Sol — troveja a majestade do Pai, Espírito Santo e Filho. Acorde de quinta diminuta — Re Fa Si — gritos do Diabo voltando ao nada. Outros são agonia, cura, redenção, morte. E todos, contidos celestialmente na música das esferas, exaltam o casamento musical do céu e do inferno.

Esta é a chave da harmonia.


VII

A HUMANIDADE PRECISA de meio milênio para se preparar. A Renascença prefigurou o recém-chegado, como a era de Buda, Pitágoras, Lao-Tse prefigurou Cristo.

Por quinhentos anos a Hierarquia derramou bálsamo sobre as feridas, curou, aliviou a crucificação da humanidade. Pela arte, música, poesia; pela caridade e pela ciência; pela revelação de seu parentesco em todos os lugares.

Lentamente, as constelações giraram. Aproximava-se o tempo em que todos os planetas deveriam se unir novamente, uma era consumada, outra iniciada pelo Recém-chegado.

A Hierarquia olhou, escolheu dois mensageiros, lançou de leste a oeste o impulso de preparação. A chave da harmonia e a tocha do poder eles confiaram ao primeiro, um grego. Ele carregou os dois do Monte Meru para Moscou, lá conheceu o segundo: duplicou a chave, acendeu a tocha do último. E ambos se mudaram, para a Inglaterra e para a França.

Tudo real é criado por uma tríade. Por esta razão, a Grande Escola deve apontar dois pólos no mundo, ela mesma o terceiro e oculto. Esses dois homens eram mais e menos, luz e escuridão, o macho e a fêmea da mensagem.

O destruidor grego da complacência dos homens, trapaceiro, mágico, hipnotizador, malabarista de luz e escuridão, o novo Orfeu, encantando seus escravos com música nostálgica do além. Feiticeiro compassivo, santo diabólico; djinn da garrafa alquímica, composição de leis e o frágil deleite das Mil e Uma Noites.

O russo — firme e invisível. Compilador de sabedoria; mestre da experiência silenciosa, efeito não reconhecido; novo cientista, ele mesmo seu laboratório, seus alunos respostas e seus conteúdos, o trabalho de transmutação. Guia severo, amigo mais amoroso; austero no sacrifício do menor prêmio, no poder aperfeiçoado jovial. Plantador de sementes, jardineiro da alma.

O grego como obra-prima transformou as leis cósmicas em dança – uma maré de movimento harmonioso, fascinante como o próprio Maya, sutil e difícil como a própria dança dos mundos. Pela dança quebrou a separação obstinada dos homens; fez ecoar paixões pequenas às universais; evocou no mundo dos homens uma imagem brilhante de harmonia universal.

Sobriamente, ano após ano, o russo ensinava:

"Encontre o que você quer:

Seja simples e sincero:

Ao compreender, liberte-se da ilusão e do medo: lembre-se de si mesmo - sempre e em todos os lugares".

"Transforme emoções destrutivas em harmonia: Estude as leis:

Sirvam fielmente a obra:

Lembre-se de si mesmo - sempre e em todos os lugares'".

Entre esses pólos, o relâmpago arcou. "Seja atraído para qualquer um dos pólos", alertou o russo, "Agarre-se onde você é atraído. Não jogue entre - a corrente é perigosa". Homens incompreendidos, rezavam piamente para que os polos se reconciliassem. Alguns tentaram a tensão, ficaram chocados. Mas a maioria atendeu ao aviso, e seus pequenos ímãs se polarizaram, o grande campo de força foi amplificado.

Lentamente, dentro deste mundo, formou-se um berço; campo magnético para natividade eletrônica.


VIII

AMBOS MORREM. A polaridade transfigurada no reino das ações. O que foi prefigurado sombriamente traduzido agora para a luz.

O russo primeiro. Envelheceu, invisível. Atrás da fachada em ruínas do corpo construído um novo edifício, de onde ELE olhou para fora. Testou seus amigos em silêncio; por jogo de senilidade, desafiou-os a descrer. E por trás de sua própria ruína, contatada Escola Maior, foi dado o roteiro daquilo que deveria ser executado.

Ele voltou do segundo exílio para a terra do trabalho de sua vida. Chamou todos os seus amigos. E sabendo o quanto o conhecimento, como o papel impresso, corre perigo de incêndio, declarou:

"Eu abandono o sistema. Deixe a explicação - seja. Qual é o seu desejo? É a harmonia que agora buscamos. Ainda não sei a resposta: mas vá encontrá-la".

Retirou. Enigma. Silêncio. Invisivelmente trabalhado. O enredo preparado. Ao lançar todos os perecíveis sobre o dilúvio e lutar poderosamente para outra margem, emergiu nu, puro, limpo e totalmente renascido. E seus amigos também perderam tudo o que ousaram. Peguei a corda lançada de lá. Onde fui banhado pelas ondas.

Cristo mediando em todos.

E antes que ele deixasse seu corpo à deriva para se desintegrar, com a língua física disse a eles pela última vez:

"Reconstrua tudo. Agora faça tudo novo novamente. Desde o início. Assim, apenas a harmonia pode ser alcançada".


O russo morreu: abandonou o Sistema Solar: voltou com poder para fazer. Preparou eletronicamente a perfeição de seu trabalho. De todo o amor de seus discípulos, começou a criar campo magnético como berço para a natividade eletrônica.

O grego também morreu. Em explosão de compaixão, amor e alegria, que fizeram de sua morte um deleite das Mil e Uma Noites. E brincando até o céu, escapou com apenas um leve chamuscar de suas asas, uma deriva de música sobrenatural ecoando em seu rastro. Foi curado. Retomou seu devido lugar na polaridade espiritual. Tríade transformada: traduziu todos os efeitos.

Assim, os mensageiros retornaram à arca que os lançou: seu primeiro trabalho feito, o segundo agora começado.


IX

A CONCEPÇÃO CÓSMICA coincidiu com a ascensão do segundo mensageiro. A misericórdia divina brilhou: impregnou a terra que esperava. As constelações-guia se posicionaram. Células em outra escala emparelhadas, fundidas, divididas, multiplicadas, os cromossomos espirituais resolvendo em êxtase para

a forma da nova era, ao padrão de harmonia ainda não manifestada.

O relógio da nova criação começou a funcionar, seu tempo inexoravelmente desenrolando-se daquele êxtase. A teia e a trama de uma Era em embrião foram tecendo: seus órgãos esboçados: seu entendimento vislumbrado. Suas partes interdependentes - agora homens solteiros, agora grupos - mais tarde devem crescer para crenças de nações, raças inteiras e seu destino. Pois o que é alcançado em pouco no embrião, será alcançado em grandeza no homem. Tudo isso os mensageiros transfigurados devem cuidar.


O BEBÊ HARMONIOSO deve crescer em harmonia. Suas próprias células, seus órgãos, ossos e carne cantam no útero do tempo. E cada homem, mulher, ofício e credo que aspira ao futuro e a Deus é tal célula, tal órgão ou tal osso.

Como então cada membro aprenderá a participar em harmonia?

Primeiro, deixe cada nota soar clara e completa. Pura em seu tom, nem agudo nem monótono por imitação, fingimento ou dúvida. Que cada tipo seja ele mesmo, conheça sua própria natureza, ressoe com a vibração que Deus lhe deu. Que o jovial cure, o marcial seja corajoso, o venusiano amoroso; que a lua seja secreta, mercúrio útil, saturno profundamente sábio.

Deixe que cada ofício se realize - o artista imagina, o cientista deduz, o líder suporta tudo. Que cada raça reencontre seus segredos, cada credo, seu mistério oculto – o cristão encontre Cristo, o muçulmano Maomé, o budista Gautama, o Príncipe.

Essa é a primeira regra de harmonia.

Em segundo lugar, deixe que cada nota - lembrando-se de si mesma - ouça o acorde. Ouça seu próprio som, tocando com outro som tocado simultaneamente. Deixe Do ouvir-se soar com Mi e Sol. Deixe Marte ouvir sua nota tocando com Júpiter e Lua. Deixe o padre ouvir sua nota se misturar com a do astrônomo e do rei. Até que, despertando de notas simples para riqueza de acordes, cada uma aprenda a reconhecer sua infinita variedade, saboreie acorde a acorde, conheça a natureza daqueles em que soa e por quê.

Essa é a segunda regra de harmonia.

Em terceiro lugar, deixe cada nota aceitar a tonalidade que está por vir, siga a nova tônica agora revelada a ela. Que cada tipo ceda àquele que os une a todos: todas as artes para a verdade maior: todas as nações para a Escola Superior: todos os credos para o Ainda Não Nascido. Cada um serviu como tônico em sua época: cada um tocou a melodia uma vez para toda a humanidade. Agora caia para outro lugar ainda igual - soando o mesmo, entre em um tom mais alto.


Essa é a terceira regra de harmonia.

E a quarta? A fé é a quarta. Se nota não tem fé na música a ser tocada, no Compositor, no Regente e na Sinfonia Sagrada, para que serve? Sem fé, cada nota é um tédio inútil. Com fé, cada nota saberá que não existe, não existe senão na música infinita que a evoca. E sabendo disso, sabe tudo, até a inspiração última da obra.

Essa é a quarta regra da harmonia.

E tudo isso junto é a chave da harmonia.

Tudo isso é liberdade da violência e da contenda, fuga da crucificação, é a integração do céu e do inferno.

E por tudo isso, o bebê harmonioso crescerá: se formará e se moverá:

e - quando os planetas se unirem novamente - nascerá.

XI

Este é o Novo Cristianismo. Esta é a luz. Olhe para trás - mas não com saudade. Resista à sedução - mesmo ao primeiro sinal.

Você duvida que tudo agora é diferente?

Ouça então a mudança.

"Vaidade das vaidades", pregava o velho Precursor. "Gloriosa alegria", responde o futuro Coro.

"Não há nada de novo sob o Sol", disse o velho.


Vamos saltar sobre o Sol então”, diz o novo.

“Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus”, advertiu o primeiro João.

"Alegre-se, pois o céu está em todos os membros", exulta o próximo.

"Ó geração de víboras, como podeis vós, sendo maus, falar coisas boas?" Cristo chorou antes.

"Ó geração de gatinhos, como vocês, sendo de Deus, podem falar mal?" o eco vem.

"Se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o", disse ele novamente: "porque é melhor que um membro se perca do que o todo seja lançado no inferno".

Hoje não.

"Se o teu olho te ofende, arranca a tua ofensa e valoriza o olho que Deus te deu", diz o comando agora: "pois é melhor entrar no Céu com um olho real do que no Inferno com uma ofensa imaginária".

O Tentador tentou.

"Para trás de mim, Satanás", Cristo repreendeu.

Agora falamos justo.

"Aceite o segundo lugar, ó Satanás, e seja redimido: pois é apenas o cobiçar ser primeiro já faz de você Satanás.

"E Senhor da Harmonia, tome o primeiro lugar em todas as minhas partes: pois se

tu não as tens, não há harmonia".

Então tudo é feito novo, tudo oposto, tudo redimido. Em seguida, reconstrua tudo:

e regozijando-se aguarde a prova.


XII

DEUS CRIOU tudo, permeia tudo, é tudo. O granito é apenas a compressão de seus elétrons: quem é o diabo senão seu filho pródigo?

Esse fósforo é Deus. Eu sopro Deus. Que piada!

Esta aranha é Deus. Eu mato Deus. Que tragédia!

Tudo o que acontece é Deus: tudo o que aconteceu é Deus: tudo o que acontecerá é Deus.

O pão que como é Deus: a saliva que o derrete é Deus: a vida que daí salta para o meu sangue é simplesmente Deus. Onde Deus se cruza de três maneiras, as coisas acontecem.

Deus em minhas entranhas. Deus em meus pulmões. Deus no meu sangue. Deus em meus olhos. Deus em meus membros. Deus em meu coração. E em algum lugar na minha cabeça um tipo melhor de Deus. Onde Deus se cruza de sete maneiras, a perfeição é possível.

Visto que Deus então, na criação, não deixou nada de fora, nós, na regeneração, devemos retomar tudo. Uma vez que Deus de Um fez Três, de Três a Harmonia e da Harmonia Tudo, nós devemos ouvir a harmonia do Todo, na harmonia reencontrar a tríade maior, resolver esse acorde para a nota única que soa o universo.

Você também é Deus. Você pode agradar a Deus mimando sua carne sem se importar com seu espírito? Você também é Deus. Você pode agradar a Deus apenas em espírito, punindo sua carne? Há um caminho melhor. Faça-te uma ponte, uma alma consciente, cultiva também Deus. Conheça-O em todos os três mundos, restaurando seu conteúdo de volta Àquele a quem tudo pertence.

Na Queda, o homem se esqueceu de Deus que o criou, Deus de quem todas as suas partes são feitas. Mais tarde, alguns homens se lembraram. Mas em parte sozinhos. Lembraram que o amor deles era feito de Deus, esqueceram o que a raiva deles era; reconheceram a divindade do espírito, duvidaram da carne. Confessaram este professor era seu mensageiro, apedrejaram aquele como o Anticristo; adoraram neste templo, profanaram naquele.


Se Deus permeia tudo, ele está mais longe do bordel do que da igreja, do banco do que do santuário? Talvez o banco e o bordel estejam afundados no esquecimento, ou talvez não. A distância até Deus é o mesmo zero de qualquer maneira. Aquele que esqueceu lembra, aquele que adivinhou confirma.

Nenhuma coisa é má, senão no esquecimento de Deus. O dinheiro, a fonte ímpia da ganância, opressão, violência, roubo, na lembrança divina torna-se instrumento invisível do Paráclito. O sexo, por si só a fonte de luxúria, ciúme, possessividade e estupro, em memória de Deus é o gozo glorioso de sua natureza.

Nenhuma coisa é boa, senão em memória de Deus. Todas as coisas são boas, lembrando-se de sua piedade. Por isso, sua piedade transcende seu tempo, mudança, maldade e decadência. Em cada um, essa divindade é chamada de Ser. Lembre-se então de seu Ser, lembrando-se de Deus: lembre-se de Deus, lembrando-se de si mesmo.

No entanto, lembre-se também de que ninguém pode merecê-lo. Deus nem os anjos ousam merecer. Somente Deus pode dar a Si mesmo. Mas isso para a eternidade Ele faz. Pois assim Ele é.

Este é o segredo - extremamente simples - que a Terra ignora. Ignorá-lo é uma coisa, adivinhá-lo é outra, conhecê-lo é uma terceira, uma quarta percebê-lo, uma quinta é sê-lo.

Alcançada essa última, o Arauto da Harmonia pode voltar para Aquele que o enviou, sua missão é cumprida. Alcançada essa última,  a sinfonia universal será afogada no silêncio extático do Todo.

Conheça então nosso pandemônio atual como Deus: nossa harmonia futura como Deus:

O santo uníssono como Deus:

O silêncio como Deus:

Eu como Deus: Deus:

Deus:

Deus.